Dicas para o trabalho home office

Dicas para o trabalho home office

Em tempos de pandemia do novo coronavírus e isolamento social, o trabalho remoto nunca foi tão praticado

07 de Abril de 2020

Com as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social e isolamento domiciliar em tempos de pandemia do novo coronavírus, grande parte das empresas e organizações viram a necessidade de adotar como medida preventiva a realização remota do trabalho de seus colaboradores. Porém, até então, o chamado “home office”, não era uma prática muito adotada, por isso, algumas dicas e orientações são importantes neste momento para que todos continuem desenvolvendo, mesmo a distância, um trabalho eficiente e produtivo.

Quando a gente trabalha fora, acordamos cedo, tomamos banho, nos vestimos, comemos alguma coisa e seguimos para o escritório. Lá, a gente encontra um espaço de trabalho adequado nos esperando: nossos colegas de equipe, nossa mesa, cadeira, computador, telefone. Todo esse ambiente remete a uma única coisa: trabalho! A partir do momento em que nos sentamos ali, já sabemos exatamente o que fazer. 

Já quando falamos em “home office” a coisa muda um pouco de figura. Afinal, ao contrário do ambiente do escritório, nossa casa não remete a trabalho e sim ao ao descanso, sossego, entretenimento. Fora que, quando trabalhamos de casa, a gente não costuma seguir esse ritual de acordar cedo e se arrumar, não é mesmo? E isso já faz toda a diferença, porque nosso cérebro pode “não entender” que temos que trabalhar nessas condições.  

Pode acreditar, nosso cérebro é como um “ratinho de laboratório”. Ele reage a rotinas e estímulos e se algo estiver fora do lugar, ele pode entrar em parafuso e querer procrastinar. Mesmo não sendo uma novidade, muita gente ainda tenta descobrir como permanecer produtiva e focada em um ambiente cheio de distrações como a nossa casa. 

Mas, isso não significa que trabalhar em casa não seja possível. Essa alternativa também é muito proveitosa e pode ser útil quando a ocasião exigir.  Para isso, precisamos criar certos hábitos e pôr em prática algumas dicas para mostrar ao nosso cérebro que, mesmo estando em casa, temos que trabalhar sim! 

Confira algumas dicas para ajudar no trabalho remoto:

1. Monte um escritório home office que emane produtividade

Crie um espaço para o trabalho remoto em sua casa que emane gatilhos produtivos. A primeira dica é separar um cantinho só para trabalhar. Desta forma, você educa seu cérebro de, quando se está naquela área, é hora de trabalhar. 

Então, nada de ficar no sofá, ou na cama, com o computador no colo. Primeiro porque isso vai acabar com a sua coluna e segundo porque, esses ambientes são propícios para distração e sono. Se você tiver uma escrivaninha na sua casa, é melhor ainda. Mas se não, arrume suas coisas na mesa da cozinha ou da sala de jantar.

Segunda dica: tente ficar fora de áreas transitáveis. Encontre um cantinho tranquilo na sua casa, onde você não irá atrapalhar ninguém, nem será atrapalhado. Uma boa recomendação também é tentar manter tudo o que você vai precisar ao alcance das mãos. Assim você não fica levantando a todo momento. Acredite, isso vai te ajudar a manter o foco. 

Por fim, fique confortável. Não a ponto de pegar no sono. Procure aquela cadeira que você adora. Pode ser da mesa de jantar, de cozinha ou a do próprio computador. Tente manter uma boa postura, improvise um apoio para os pés e quem sabe uma base para o seu notebook. E mantenha a tela do computador a um nível que não te proporcione problemas no pescoço. 

Pequenas coisas podem aumentar o seu nível de conforto e permite que você se mantenha concentrado. 

2. Respeite seu horário de expediente

Quando você vai trabalhar no escritório, tem um horário determinado a cumprir, bem como para almoçar e voltar para a casa. Então por que no home office deveria ser diferente? A regra mais absoluta de todas para ser produtivo trabalhando em casa é: tente manter a rotina que você teria se estivesse trabalhando no escritório. 

Se você começar a pegar no serviço mais tarde, isso já vai começar a deixar o seu cérebro confuso sobre qual é a hora de trabalhar e qual é a hora de descansar. Além disso, um dos aspectos mais importante para uma rotina saudável de trabalho em casa, é saber quando parar. Pensou em uma ideia de última hora, anote e volte amanhã. 

Não é por que você está home office que vai ficar conectado 24 horas por dia. Permita-se ter um tempo de inatividade para criar equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. Todos nós precisamos disso, não importa se estamos trabalhando remoto ou não. Então, tente manter os seus horários organizados. 

3. Música pode sim!

O trabalho exige concentração e pode parecer que música não ajuda nessa tarefa, mas é o contrário. Ouvir alguma coisa durante o trabalho pode te ajudar a se concentrar. Isso porque o som ajuda a bloquear ruídos externos como conversas ou a televisão ligada na sua casa. 

Inclusive, existem playlists específicas para concentração que podem ser encontradas nas plataformas digitais. Pode ser um som ambiente, barulho de chuva, de trem, ou até mesmo sons e batidas instrumentais. Com um bom fone de ouvido e a música certa, é possível elevar a sua concentração e produtividade. e, claro, te manter longe de qualquer outra distração. 

4. Faça uma pausa

Como no escritório você fazia suas pausas para o cafezinho ou para dar aquela socializada na copa com os colegas, é preciso dar um jeito de fazer isso enquanto estiver trabalhando em casa também.  

Levante, faça um alongamento, coma alguma coisa, saia lá fora para tomar um ar, brinque com seu pet. Isso vai ajudar a oxigenar o cérebro e circular o sangue, o que é ótimo para a concentração e para a saúde.

Além disso, tente descansar sua visão ao longo do dia.  Quando se expõe seus olhos por muito tempo a tela do celular ou do computador, a longo prazo isso pode trazer sérios problemas à retina.  

A cada 20 minutos pare de olhar para a tela e olha para algo que está a 20 metros por 20 segundos. Parece uma atitude boba, mas você ficaria surpreso com a diferença que isso pode fazer. É difícil lembrar de fazer de forma regular, mas faça esse esforço e veja como funciona… Seus olhos irão agradecer esta pequena atitude. 

5. Eduque sua família 

Se você mora com mais alguém, talvez seja necessário conscientizá-los de que, embora você esteja em casa, está a trabalho e não pode ser interrompido toda hora. Mostre a eles de forma educada, mas com firmeza, que você está trabalhando e que prazos e metas precisam ser cumpridos. Também evite atender ao telefone e a porta e informe a todos sobre o seu horário de disponibilidade. 

É bom ter essa conversa porque, se eles não sabem disso, podem acabar te atrapalhando. Com um pouquinho de conversa e compreensão, você vai conseguir educar a todos e ser produtivo trabalhando em casa.

6. Não é legal ficar de pijama

Não é necessário se arrumar, colocar um salto ou um terno (ao menos que isso seja confortável para você) para trabalhar home office, mas o pijama pode tirar a sua vontade de fazer seu trabalho. 

Essa dica pode parecer bobagem, mas ficar trabalhando de pijama e cabelo bagunçado, pode dar ao seu cérebro a impressão de que esse dia de trabalho será meio “café com leite”, e não é. Você precisa ser tão produtivo em casa, quanto seria no escritório, é um dia como qualquer outro. Então mesmo que forçado, levante-se tome um banho e prepare-se para um dia normal de trabalho. Se deixar essa ação para depois, poderá se distrair e entrar em pânico quando, de repente, precisar entrar em uma reunião online. 

7. Dê um chega para lá nas distrações

Se trabalhando no escritório já tem um monte de distração que pode tirar nosso foco, imagine em casa, onde não tem ninguém olhando? É por isso que, trabalhando home office, nossa resistência às distrações tem que ser ainda maior.

Uma boa dica é não deixar o celular, que é uma grande fonte de distração, perto de você. Assim, quando se sentir tentado em dar aquela espiada nas redes sociais, você vai acabar desistindo, porque vai ter de levantar para pegar.

Também existem algumas extensões e aplicativos que podem te ajudar com isso. No Chrome, por exemplo, temos extensões como a Block & Focus, que informa por quanto tempo quer trabalhar sem distrações, e ela bloqueia os sites que te distraem. Se você tentar entrar em qualquer um deles antes do tempo determinado, não irá conseguir. 

Já para celular, temos apps como o AppBloc, que te impede de acessar aplicativos de rede social, por exemplo, pelo tempo que você determinar. Eliminando essas distrações fica bem mais fácil focar e ser mais produtivo no home office. 

8. Continue em contato com sua equipe

Não se esqueça: você está trabalhando remotamente, mas a interação com a sua equipe pode e deve continuar a mesma. Você provavelmente tem um gerente, ou pessoas a quem você gerencia e demais colegas que precisa compartilhar alguma coisa vez ou outra. E trabalhar em casa, não significa se isolar da equipe. 

Existem muitos aplicativos que te ajudam a interagir com toda a sua equipe durante o dia a dia. O Slack, Hangouts e o WhatsApp, por exemplo, mantêm essa proximidade mesmo que online.  

Então lembre-se: converse com a sua equipe, participe das reuniões. E avise seus colegas caso você precise ficar ausente por algumas horas. Eles não estão ao seu lado, como na empresa, então é legal informá-los quando sair para almoçar ou durante uma pausa que necessite fazer. Manter essa comunicação viva, também ajuda a produtividade. Nada como dividir com sua equipe um problema, uma descoberta, ou uma conquista.

9. Trabalhe em nuvem

Não crie arquivos no seu computador. Depois você vai voltar para o escritório e vai precisar deles. Manter arquivos salvos no seu computador é coisa do passado. A onda agora é estar tudo conectado!

Existem vários sistemas em nuvem que você pode utilizar e isso nos leva a décima dica.

10. Tenha um sistema de gestão online

Se ter um sistema de gestão no escritório já é essencial quando toda a equipe está trabalhando na empresa, imagina quando um funcionário ou mais precisa trabalhar fora desse ambiente? Isso é fundamental porque, quando todos estão logados no mesmo sistema, a equipe continua conectada mesmo estando longe.

Os gerentes de departamento conseguem ter uma visão clara de todas as demandas, prazos e do que cada um está fazendo e cada colaborador também pode acessar facilmente suas tarefas do dia, o que minimiza a procrastinação.

Além disso, um sistema online já é em nuvem.  Então, trabalhando dentro do sistema, todas as ações realizadas e documentos ficarão disponíveis para todos de qualquer lugar. Outro benefício é a comunicação com o cliente que, quando feita por meio de um sistema como esse, fica muito mais centralizada e à prova de erros e desencontros.

Resumindo, trabalhar com um sistema online de gestão permite que você consiga levar para qualquer lugar a mesma produtividade que você teria no escritório.

Trabalhar remotamente pode ser incrível, basta estar preparado para ele. Seguindo essas dicas e mantendo sua rotina, seu home office será produtivo. (Com informações da Gestta: https://www.gestta.com.br/home-office/)  

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter