Claudia Cohn debaterá ética em fórum promovido pela SBPC

Claudia Cohn debaterá ética em fórum promovido pela SBPC

Discussão faz parte da programação do 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, que ocorrerá em Florianópolis a partir de 25 de setembro

17 de setembro de 2018

A Abramed – Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica participará, entre os dias 25 e 28 de setembro, do 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML). A presidente da entidade, Claudia Cohn, compõe a lista de debatedores do Fórum “Ética em Medicina Diagnóstica”, que encerra o evento e será mediado pelo presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik.

Os palestrantes do Fórum serão o procurador da República e coordenador da Operação Lava-Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol; e o promotor de Justiça em São Paulo e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu. Além de Claudia, estarão debatendo Roberto Luiz D’Avilla, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM); Ademar José de Oliveira Paes Jr, presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e Conselheiro da Abramed; Luiz Fernando Barcelos, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); e Carlos Eduardo Gouvêa, diretor Executivo do Instituto Ética Saúde (IES).

“A crise pela qual passa o nosso país não é só econômica, política e administrativa, mas também de valores éticos e morais”, afirma Claudia. “Na Abramed, temos um Comitê de Ética e um Código de Conduta, que norteiam as melhores práticas no nosso setor. Disseminamos ideias, valores e padrões e somos comprometidos com questões éticas de todos os relacionamentos envolvidos na cadeia da saúde”, diz a presidente da Abramed.

Para Shcolnik, ética é um tema que deve sempre orientar as ações das pessoas, tanto profissional, quanto cidadão. “Nos dias atuais, ela ganha uma importância ainda maior devido à realidade que vemos em nosso país, que afeta a todos. Como sociedade médica e científica em medicina diagnóstica, a SBPC/ML entende a importância de debatê-la neste setor da Saúde tão importante para a população e para o Brasil. É o momento de discutirmos e encararmos de frente algumas práticas existentes em nossa área”, ressalta, acrescentando que os convidados são nomes de destaque em sua área de atuação. “Tenho certeza que esse fórum vai ficar na história dos congressos da SBPC/ML”, conclui.

Ele ressalta ainda que a presença da Abramed no evento é de grande contribuição para o debate consciente sobre a medicina diagnóstica. “A Associação não poderia ficar de fora desse fórum, pois tem muita experiência sólida de compliance em medicina diagnóstica. Esperamos aprender muito juntos”, finaliza.

A Abramed também terá um estande no evento, que servirá como ponto de encontro e apoio para associados e convidados.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter