Rio de Janeiro recebe edição 2018 do CBR

Rio de Janeiro recebe edição 2018 do CBR

Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem aborda todas as subespecialidades do setor e realiza mais de dez cursos simultaneamente.

A 47ª edição do Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, evento realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e pela Sociedade Brasileira de Neurorradiologia Diagnóstica e Terapêutica (SBNR), tem início nessa quinta-feira, 11 de outubro, e se prolonga até sábado no Rio de Janeiro. O encontro aborda todas as subespecialidades do setor e realiza mais de dez cursos simultaneamente.

Para Ademar José de Oliveira Paes Junior, diretor da Associação Brasileira das Clínicas de Diagnóstico por Imagem (ABCDI) e membro do conselho deliberativo da Abramed, o encontro tem fundamental importância por colocar em pauta os temas mais atuais que envolvem o setor de medicina diagnóstica. “Estarão reunidos, ao longo dos três dias de evento, renomados profissionais do Brasil e do exterior. O congresso, que é um dos principais encontros de atualização científica da área, é o momento oportuno para que esses atores possam debater o futuro da especialidade”, declara.

A programação do CBR18 é bastante ampla e envolve mais de 180 palestrantes, 12 deles internacionais vindos de países com ampla expertise no setor como Estados Unidos, Reino Unido e Itália. “Dentre as várias parcerias que o CBR tem desenvolvido em sociedades da Europa e América do Norte, temos um curso pré-congresso de correlação radiologia-patologia na área do aparelho musculoesquelético com professores da Grã-Bretanha”, comenta o doutor Dante Escuissato, diretor da Comissão Científica do congresso, referindo-se ao Outreach Course, evento realizado nesta quarta-feira, 10 de outubro.

Promovido em parceria com a International Skeletal Society (ISS), o curso aborda aspectos básicos de patologia osteoarticular que contribuem para o correto diagnóstico diferencial radiológico dos tumores ósseos e de partes moles. Em inglês, as aulas são ministradas por médicos radiologistas e patologistas da ISS junto ao doutor Marcelo Bordalo, radiologista musculoesquelético da Universidade de São Paulo. Realizado em diversos países da América Latina, Europa, Ásia e África, o curso também oferece uma discussão de casos que auxilia na consolidação do conhecimento e promove a interação entre os participantes.

A edição 2018 do CBR também oferece, em sua programação, o Curso de Tomossíntese para que os participantes analisem, de forma prática, casos de patologias benignas e malignas de mama; o curso Hands-On de Ultrassonografia Geral; o curso BI-RADS®, sistema de laudos e registro de dados de imagem da mama do American College of Radiology (ACR); dentre outros tantos eventos paralelos.

Maratona Brasileira de Residentes – O congresso também realiza a Maratona Brasileira de Residentes, evento que visa promover maior proximidade entre médicos residentes e aperfeiçoandos, estimulando o conhecimento, promovendo o intercâmbio de experiências e impulsionando a atividade acadêmica e o espírito de cooperação. Será realizada no encerramento do CBR18, dia 13 de outubro, e cada equipe – composta por três participantes – terá 40 segundos para decifrar cada uma das questões que envolvem imagens radiológicas. Em 2017, mais de 30 times vindos de diferentes partes do país participaram da maratona. Os vencedores receberão um pacote com passagem e hospedagem para o encontro anual da American Roentgen Ray Society (ARRS), evento que será realizado em maio de 2019 no Havaí (EUA).

A 47ª edição do Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem será realizada entre 11 e 13 de outubro no Windsor Convention & Expo Center, espaço localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A programação completa dos três dias de evento está disponível no portal www.congressocbr.com.br.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter