Projeto de Lei visa criar Dia Nacional do Laboratório Clínico

Projeto de Lei visa criar Dia Nacional do Laboratório Clínico

Ementa sugere a data de 14 de junho para homenagear o setor

24 de fevereiro de 2021

O Projeto de Lei nº 122/2021, apresentado em 3 de fevereiro de 2020 pelo deputado Luiz Antonio Teixeira Júnior (PP/RJ), visa instituir o dia 14 de junho como o Dia Nacional do Laboratório Clínico. A data foi escolhida por marcar o nascimento de Karl Landsteiner, médico e cientista austríaco que recebeu o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1930 por sua descoberta dos grupos sanguíneos humanos, um dos exames laboratoriais mais realizados no mundo.

Tramitando na Câmara dos Deputados, a proposta reforça a relevância do laboratório clínico na assistência à saúde, contribuindo decisivamente para melhorar a qualidade de vida populacional. Inclusive, importante frisar que até 70% das decisões médicas se baseiam em exames laboratoriais.

“As pessoas recorrem aos Laboratórios Clínicos em diferentes momentos de suas vidas e neles colocam esperanças e expectativas de alegrias ou até mesmo de seus sonhos ou partes dele; isso pode ser visto quando da realização de exames para fins do diagnóstico da gravidez ou para estudo das doenças genéticas. Situações críticas de saúde ou de risco elevado de comprometimento ou mesmo de perda da vida, também recorrem aos recursos disponíveis nos Laboratórios Clínicos e a mais recente delas é a pandemia que está presente em todo país, para a qual os exames laboratoriais passaram de serem úteis para serem essenciais”, diz trecho da defesa.

O projeto de lei segue aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados. Clique AQUI para ler o texto na íntegra.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter