Jarbas Barbosa, da OPAS, recebe Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld

Jarbas Barbosa, da OPAS, recebe Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld

Médico brasileiro foi homenageado durante 3º FILIS

03 de Setembro de 2018

Criado pela Abramed para reconhecer profissionais que fomentam o desenvolvimento e a melhoria da saúde no Brasil, o Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld homenageou, durante a terceira edição do FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde, Jarbas Barbosa, subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas.

Priscilla Franklim Martins, diretora-executiva da Abramed, apresentou a premiação e declarou: “A escolha foi árdua, mas chegamos a um consenso de homenagear Barbosa, uma figura muito bem vista e quista por toda a cadeia de saúde”. A entrega foi realizada por Francisco Balestrin, presidente da International Hospital Federation (IHF), e por familiares de Rosenfeld.

Com trajetória marcante, Barbosa assumiu em julho deste ano o posto de subdiretor da OPAS tornando-se responsável por supervisionar os programas de cooperação técnica fornecidos pela organização aos 35 Estados Membros. O profissional também atuou, ao longo de sua carreira, como diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld presta uma homenagem a este renomado profissional do setor que faleceu em março após décadas de empenho em tornar o segmento de diagnóstico mais unido. Médico hematologista e patologista clínico, Luiz Gastão Rosenfeld foi membro da Câmara Técnica da Abramed, além de diretor de Relações Institucionais do DASA e conselheiro do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Reconhecer o legado de Rosenfeld é mais do que uma obrigação. Se a Abramed existe e está consolidada, devemos muito a ele que enxergou a necessidade de o setor de medicina diagnóstica ser uníssono, provocando todos os atores a trabalharem em conjunto”, comentou Priscilla.

Para Balestrin, amigo de Rosenfeld, “se hoje estamos nesse patamar da indústria de diagnóstico devemos grande parte a ele, um homem verdadeiro, que tinha convicção de suas razões e compromisso inquebrantável com a verdade”.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Veja também