Com retomada econômica após COVID-19, setor de diagnóstico por imagem conta com a tecnologia para se desenvolver

Com retomada econômica após COVID-19, setor de diagnóstico por imagem conta com a tecnologia para se desenvolver

Irineu Monteiro, da Carestream Brasil, fala sobre como a inovação pode ajudar a sanar os desafios que estão por vir

7 de julho de 2021

Em entrevista exclusiva à Abramed em Foco, Irineu Monteiro, CEO da Carestream Brasil, reconhece o grande sofrimento que a pandemia de COVID-19 vem gerando desde que o novo coronavírus se espalhou pelo mundo no início de 2020. Porém, com a imunização que está avançando, o executivo é otimista ao falar do período pós-pandemia, que deve envolver uma boa recuperação econômica para o setor de diagnóstico por imagem, fundamental para que a sociedade possa retomar os cuidados preventivos.

Confira o papo na íntegra.

Abramed em Foco – Quais foram os principais desafios da Carestream ao longo da pandemia? E como a empresa atuou para vencê-los?

Irineu Monteiro – Já estamos em julho de 2021 e temos a impressão, pelo menos aqui no Brasil, que o ano de 2020 teima em não acabar. Desde o início de 2020 o mundo está sendo desafiado a superar o sofrimento, a dor e as sequelas deixadas por um cenário desolador decorrente da pandemia do novo coronavírus. As pessoas, as famílias, os negócios, a sociedade em geral, estão enfrentando uma realidade diferente da qual estavam acostumadas a encarar até o final de 2019. Estamos sendo obrigados a encontrar novas formas de trabalho, soluções criativas, diferentes maneiras de fazer negócios e flexibilizações que pareciam impossíveis pouco tempo atrás. Esta é a nova realidade a qual todos nós estamos expostos e para a Carestream não tem sido diferente.

Desde o ano passado, as funções administrativas e de suporte, passaram a operar de forma remota no modelo home office. As atividades que requerem presença física dos nossos colaboradores, caso de Manufatura e Logística, se adaptaram aos procedimentos sanitários recomendados pelas autoridades e especialistas da área. Os times de Engenheiros de Campo e Gerentes de Contas, continuam a atender nossos clientes, visitando clínicas, hospitais e laboratórios, porém seguindo protocolos rígidos de higiene e proteção pessoal para evitar contaminação.

Abramed em Foco – A divisão de diagnóstico da empresa teve um desempenho muito diferente das outras áreas?

Irineu Monteiro – A pandemia de COVID-19 atraiu muito interesse da área de radiologia e dos profissionais do segmento de Diagnóstico por Imagem, pois a radiografia torácica é um dos primeiros e mais econômicos exames feitos em pacientes com dificuldade respiratória. Muitos serviços de radiologia sofreram uma redução significativa nos exames quando a infecção pela COVID-19 atingiu seu pico. A queda na receita afetou as equipes, assim como o resultado dos departamentos de radiologia. A grande maioria dos hospitais e clínicas de imagem por diagnostico precisaram adotar soluções criativas e versáteis para superar os novos desafios.

A Carestream vem inovando no desenvolvimento das suas soluções, não só na parte física (hardware) mas principalmente na parte de inteligência (software), como por exemplo a solução Smart Grid, que acompanha a recém lançada sala de Raios X, o DRX Compass, que simula o efeito da grade, trazendo uma imagem melhor definida, a qual permite a realização de exames em pacientes acamados e/ou com limitações de movimentação, sem a necessidade de uma grade física e proporciona uma melhor resolução de imagem e comodidade ao paciente sem a necessidade de remoção para exames na mesa.

O setor de saúde demanda e a Carestream está sempre buscando e desenvolvendo soluções para tornar o atendimento aos pacientes mais eficaz; este cenário se tornou ainda mais crítico durante a pandemia de COVID-19 que estamos enfrentando desde o início de 2020.

No âmbito da obtenção de imagens médicas, isso significa aprimorar o diagnóstico utilizando a menor dose possível, mantendo o nível de qualidade diagnóstica das imagens. E a Carestream entende que existem quatro fatores críticos para aprimorar o diagnóstico por imagem, mantendo a menor dose possível:

  1. A aquisição mais rápida das imagens permite melhor qualidade das mesmas para um diagnóstico acurado
  2. Ganhos em eficiência de dose ideal
  3. Captura de imagens em 2D evoluindo para 3D
  4. Inteligência Artificial como ferramenta auxiliar para a análise de imagens médicas

Abramed em Foco – Quais as perspectivas da Carestream para o pós-pandemia no Brasil? Há potencial para crescimento?

Irineu Monteiro – A Carestream enxerga o pós pandemia com muito otimismo. Acreditamos em uma retomada robusta econômica no Brasil, especialmente para o setor de saúde, pois haverá o retorno vigoroso de exames e procedimentos eletivos que foram praticamente paralisados ou sofreram uma redução significativa devido ao temor das pessoas em seguir com estes exames e procedimentos ou ainda por limitação das entidades de saúde que estão com maior prioridade no tratamento de pacientes contaminados pelo coronavírus.

Além destes fatores, outra tendência que moldará o futuro da radiologia será o aumento das doenças crônicas, tais como doenças cardíacas, câncer e diabetes. As estimativas é que estas doenças crescerão de forma exponencial nos próximos anos, demandando exames de imagens para o diagnóstico e prevenção.

Abramed em Foco – A pandemia bloqueou – ou atrasou – os investimentos em tecnologia, automatização e inteligência artificial do setor de diagnóstico por imagem? Ou mesmo diante da crise os projetos conseguiram avançar?

Irineu Monteiro – A pandemia trouxe muito sofrimento e desafios, mas ao mesmo tempo criou oportunidades e pressionou a sociedade, empresas e governos a encontrarem soluções para o diagnóstico de doenças de forma mais rápida, com maior precisão e maior segurança para os pacientes.

A Carestream está comprometida em trazer ao mercado soluções aos nossos clientes, disponibilizando um portifólio de produtos com recursos avançados que superem suas expectativas a um custo competitivo. Em meados de 2021, lançou o Detector Focus 35 C e 43 C, que fornecem alternativa acessível e econômica para que nossos clientes possam realizar upgrade das suas operações de exames de radiologia baseadas em filme de Raio – X ou de Radiologia Computadorizada, para um modelo de operação de diagnóstico por imagem totalmente digital.

Abramed em Foco – Sabemos que a COVID-19 trouxe uma necessidade emergencial de otimizar os processos de diagnóstico a fim de expor o paciente ao menor risco possível. Quais os caminhos para que consigamos tornar os exames mais eficazes, principalmente no setor de imagem?

Irineu Monteiro – Para atender a demanda de exames para pacientes em centro de terapia intensiva ou com limitação de movimentação, a Carestream expandiu a produção e aprimorou a sua solução de Raio-X Móvel, DRX Revolution, que produz imagens de radiografia digital de alta qualidade em tempo real para auxiliar no diagnóstico do paciente quando e onde for necessário.

Estas soluções estão suportadas por recursos de softwares desenvolvidos pela Carestream, habilitados por inteligência artificial e algoritmos avançados que tornam os departamentos de radiologia mais produtivos e eficientes.

Abramed em Foco – Temos, hoje, um cenário que mescla uma população em envelhecimento, aquelas pessoas acometidas pela COVID-19 e que podem sofrer com algumas sequelas relativas à infecção, e um grupo grande de pessoas que deixaram de realizar seus exames de rotina ou de diagnosticar diversas doenças por medo de sair, ir ao médico e se expor. Como a medicina diagnóstica, com foco no setor de imagem, poderá trabalhar para reverter um cenário complicado de diagnósticos mais urgentes e atrasados?

Irineu Monteiro – O rápido crescimento da população idosa alcançará cifras recordes no Brasil nos próximos 40 anos, com isso o país terá que lidar com uma estrutura etária desfavorável do ponto de vista econômico e de produtividade e precisa se preparar para lidar com esta realidade e as consequências deste novo cenário demográfico. A tecnologia e a inovação são aliadas fundamentais para que possamos superar as dificuldades e os desafios apresentados por esta nova realidade.

Dentro disso, a Carestream está comprometida em trazer ao mercado soluções aos nossos clientes, disponibilizando um portfólio de produtos com recursos avançados que superem suas expectativas a um custo competitivo.

O setor de saúde tem buscado há anos, focar mais na prevenção do que no tratamento de pacientes com enfermidades, entretanto esta tendência foi duramente impactada com a chegada do coronavírus. Estamos otimistas que em breve as instituições de saúde voltarão a expandir o foco na realização de exames para prevenção das doenças e estarão trabalhando com os pacientes para ajudá-los a manter uma vida saudável.

Abramed em Foco – Por sua vasta extensão territorial, temos muitos vazios assistenciais no Brasil. Locais onde ainda faltam equipamentos para diagnósticos que são rotineiros nas grandes capitais. Como a indústria do diagnóstico por imagem pode auxiliar na ampliação do acesso? Existem, por exemplo, ferramentas que estão sendo testadas e implementadas para garantir o telediagnóstico seguro?

Irineu Monteiro – O processo de urbanização no mundo é caracterizado pela transformação dos espaços rurais em espaços urbanos. No Brasil, o processo de urbanização aconteceu com a maior parte das grandes formações urbanas localizada nas zonas litorâneas, mas entendemos que seguiremos ainda por muitos anos com uma densidade demográfica elevada nos principais centros urbanos do país, demandando aumentos constantes de serviços médicos que poderão ser supridos de forma mais adequada através da retomada do crescimento econômico, expansão do emprego formal e políticas de proteção social.

As regiões mais remotas e com menor densidade demográfica apresentam um enorme desafio para que a população destas geografias possa ter acesso a serviços de saúde de qualidade a um custo adequado. Também nestas regiões, a retomada do crescimento econômico, a redução do desemprego e políticas sociais customizadas são fatores críticos para equacionar e endereçar a demanda por serviços de saúde que atendam a população.

A tecnologia e a inovação são ferramentas de vital importância para solucionar a escassez de serviços médicos, tanto nas áreas urbanas como nas regiões mais remotas do nosso país. Inteligência Artificial em conjunto com “machine learning” e outros aspectos tecnológicos, potencializam o telediagnóstico seguro e tem causado uma revolução em muitos aspectos das nossas vidas e não é diferente no segmento de imagens médicas de diagnóstico.

Estas ferramentas têm ajudado os radiologistas a acelerar a triagem de pacientes, otimizar fluxos de trabalho, reduzir desperdícios e especialmente aprimorar o processo de diagnóstico. Empresas como a Carestream estão se tornando cada vez mais flexíveis e adaptáveis a fim de criar soluções eficazes para atender as várias regiões geográficas no Brasil e no mundo. Ocupamos uma posição de liderança no mercado de filmes médicos e temos expandido nossa atuação oferecendo soluções de Radiologia Computadorizada (CR), Radiologia Digital (DR), Equipamentos de Raio-X Móveis e Detectores.

Abramed em Foco – Como enxerga a atuação da Abramed na medicina diagnóstica? O que espera da entidade como parceira para melhoria do setor?

Irineu Monteiro – É um orgulho para nós da Carestream estarmos em associação com a Abramed. Esta entidade tem demonstrado elevada relevância na cadeia de saúde no nosso país e em especial na medicina diagnóstica. Seus dirigentes e associados são expoentes do setor de saúde no Brasil, com reconhecida capacidade de articulação, diálogo e apoio ao setor.

A edição anual do Painel ABRAMED tem sido uma base importante de informações sólidas e estratégicas para planejamentos de ações futuras e de entendimento de resultados de anos anteriores no mercado de medicina diagnóstica. Estamos ansiosos pela retomada dos eventos presenciais promovidos pela Associação, pois propiciam excelentes ambientes para troca de experiências e de desenvolvimento para todos os participantes.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter