Quem Somos?

Histórico

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) foi fundada em 2010 como resultado da junção de esforços de empresas de medicina diagnóstica do país. Em um momento em que o sistema de saúde brasileiro passava por transformações, tais como a consolidação de um novo perfil empresarial e regulamentações necessárias para o futuro da medicina diagnóstica, essas empresas de atuação de ponta no mercado perceberam os benefícios que uma ação integrada poderia trazer para a defesa de suas causas comuns.

A Abramed tornou-se a voz de seus associados nos diálogos com instituições públicas, governamentais e regulatórias, expressando a visão e os anseios do setor sobre assuntos relacionados a saúde e a adoção de políticas e medidas que considerem a importância da medicina diagnóstica para os cuidados da população brasileira. A Abramed ainda traduz sua representatividade através da parceria com a comunidade científica e demais entidades envolvidas com o setor e também no diálogo com a sociedade civil.

Seus associados, juntos, respondem por mais de 65% de todos os exames realizados pela saúde suplementar no país. Empresas essas, reconhecidas por sua qualidade na prestação de serviços, excelência tecnológica, práticas avançadas de gestão, inovação, governança e responsabilidade corporativa.

Manifesto

A ABRAMED acredita no seu papel de influenciar o mercado na defesa de comportamentos éticos e transparentes, vitais para a evolução e a sustentabilidade do sistema de saúde e em benefício da população que busca os serviços essenciais que o setor fornece.

Norteada pelo seu Código de Conduta, lançado em 2017, orienta, incentiva e exige de seus associados práticas que inspirem todos os elos da cadeia da saúde.

Não hesitamos em repudiar as más práticas médicas, o incentivo financeiro por volume, o desrespeito ao sigilo das informações pessoais e diagnósticas, a inibição concorrencial ou qualquer outra forma de corrupção.

Somos plenamente conscientes de que nossa maior responsabilidade é garantir o foco na atenção ao paciente, resguardando sua segurança e o compromisso com serviços diagnósticos de qualidade, que contribuem diretamente para a adequada conduta médica e, consequentemente, para evitar desperdícios de recursos no sistema.

Agir sempre da forma correta não é uma escolha.

Afinal, nossa missão é a mais relevante de todas: cuidar da saúde das pessoas.



Diretoria Executiva

  • Milva Pagano


Equipe Técnica

  • Coordenador de Inteligência SetorialBruno Santos
    bruno.santos@abramed.org.br
  • Coordenadora de MarketingJoyce Paulino
    joyce.paulino@abramed.org.br
  • Coordenadora Administrativo e FinanceiroLígia Carvalho
    ligia.carvalho@abramed.org.br
  • Coordenador de Relações Governamentais e ComitêsRafael Fonseca
    rafael.fonseca@abramed.org.br

Linha do Tempo

Linha do Tempo Ano de - 2010

2010

Nascimento da Abramed com sede em São Paulo, capital.

Linha do Tempo Ano de - 2011

2011

Formação das Câmaras Jurídica e Técnica voltadas para a pesquisa, análise, orientação e a contribuição direta às instituições reguladoras da saúde suplementar.

Linha do Tempo Ano de - 2012

2012

Revogação de normativa referente aos horários de restrição, que classificavam o transporte de material biológico do munícipio de São paulo.

Linha do Tempo Ano de - 2013

2013

Participação da Abramed na regulamentação de processamento de produtos na RDC 15/2012, resolução que trata de CME (Centros de Material e Esterilização).

Linha do Tempo Ano de - 2014

2014

Eventos SPBC/ML e Abramed juntamente com CBR e SBAC

Linha do Tempo Ano de - 2015

2015

Monitoramento e orientação jurídica e tributária sobre o ISS (Imposto Sobre Serviço)

Linha do Tempo Ano de - 2016

2016

Realização do 1º Congresso Internacional ICOS - Abramed, contou com mais de 200 participantes para discutir o futuro da gestão da saúde no Brasil.

Linha do Tempo Ano de - 2017

2017

Revogação da RDC 30/2015 na qual VISAs exigiam certificação digital pela ICP Brasil.
Discussão sobre o Fator de Qualidade ANS para definição do índice de reajuste anual, aplicado aos contratos entre prestadores de serviços e operadoras de planos de saúde.

Linha do Tempo Ano de - 2018

2018

Lançamento da 1ª edição do Painel Abramed - O DNA do Diagnóstico.
- Formação dos Comitês de Ética e de Comunicação
- Formação dos Grupos de Trabalho RH e Proteção de Dados
- 1ª edição do Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld

Linha do Tempo Ano de -

Nova sede Abramed proporcionando maior conforto ao dia a dia dos associados e equipe.
- Criação do newsletter Abramed em Foco.

Linha do Tempo Ano de -

Contratação da Assessoria Parlamentar para acompanhamento de projetos de lei que possuem impacto no setor de medicina diagnóstica.

Linha do Tempo Ano de - 2019

2019

4º FILIS (Fórum Internacional de Lideranças da Saúde), no Instituto Tomie Ohtake, com 30 palestrantes nacionais e internacionais e aproximadamente 700 participantes
Participação do COPIS na ANS para revisão do TISS - Troca de Informações da Saúde Suplementar

Linha do Tempo Ano de -

Realização do 1º Bootcamp Abramed de Jornalismo na Saúde, evento com foco nos jornalistas do setor de saúde para troca de experiências e conhecimentos em medicina diagnóstica.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter