Em tempos de pandemia do novo coronavírus e isolamento social, o trabalho remoto nunca foi tão praticado
07 de Abril de 2020
Com as recomendações dos
órgãos de saúde para o distanciamento social e isolamento domiciliar em tempos
de pandemia do novo coronavírus, grande parte das empresas e organizações viram
a necessidade de adotar como medida preventiva a realização remota do trabalho
de seus colaboradores. Porém, até então, o chamado “home office”, não era uma
prática muito adotada, por isso, algumas dicas e orientações são importantes neste
momento para que todos continuem desenvolvendo, mesmo a distância, um trabalho
eficiente e produtivo.
Quando a gente trabalha
fora, acordamos cedo, tomamos banho, nos vestimos, comemos alguma coisa e
seguimos para o escritório. Lá, a gente encontra um espaço de trabalho adequado
nos esperando: nossos colegas de equipe, nossa mesa, cadeira, computador,
telefone. Todo esse ambiente remete a uma única coisa: trabalho! A partir do
momento em que nos sentamos ali, já sabemos exatamente o que fazer.
Já quando
falamos em “home office” a coisa muda um pouco de figura.
Afinal, ao contrário do ambiente do escritório, nossa casa não remete a
trabalho e sim ao ao descanso, sossego, entretenimento. Fora que, quando
trabalhamos de casa, a gente não costuma seguir esse ritual de acordar cedo e
se arrumar, não é mesmo? E isso já faz toda a diferença, porque nosso
cérebro pode “não entender” que temos que trabalhar nessas
condições.
Pode acreditar, nosso
cérebro é como um “ratinho de laboratório”. Ele reage a rotinas e
estímulos e se algo estiver fora do lugar, ele pode entrar em parafuso e querer
procrastinar. Mesmo não sendo uma novidade, muita gente ainda tenta
descobrir como permanecer produtiva e focada em um ambiente cheio de distrações
como a nossa casa.
Mas, isso não
significa que trabalhar em casa não seja possível. Essa alternativa também é
muito proveitosa e pode ser útil quando a ocasião exigir. Para isso, precisamos criar certos hábitos e pôr
em prática algumas dicas para mostrar ao nosso cérebro que, mesmo estando em
casa, temos que trabalhar sim!
Confira algumas
dicas para ajudar no trabalho remoto:
1. Monte
um escritório home office que emane produtividade
Crie um espaço
para o trabalho remoto em sua casa que emane gatilhos produtivos. A primeira
dica é separar um cantinho só para trabalhar. Desta forma, você educa seu
cérebro de, quando se está naquela área, é hora de trabalhar.
Então, nada de
ficar no sofá, ou na cama, com o computador no colo. Primeiro porque isso vai
acabar com a sua coluna e segundo porque, esses ambientes são propícios para
distração e sono. Se você tiver uma escrivaninha na sua casa, é melhor
ainda. Mas se não, arrume suas coisas na mesa da cozinha ou da sala de
jantar.
Segunda dica:
tente ficar fora de áreas transitáveis. Encontre um cantinho tranquilo na sua
casa, onde você não irá atrapalhar ninguém, nem será atrapalhado. Uma boa
recomendação também é tentar manter tudo o que você vai precisar ao
alcance das mãos. Assim você não fica levantando a todo momento. Acredite, isso
vai te ajudar a manter o foco.
Por fim, fique
confortável. Não a ponto de pegar no sono. Procure aquela cadeira que você adora. Pode
ser da mesa de jantar, de cozinha ou a do próprio computador. Tente manter
uma boa postura, improvise um apoio para os pés e quem sabe uma base para o seu
notebook. E mantenha a tela do computador a um nível que não te proporcione problemas
no pescoço.
Pequenas coisas
podem aumentar o seu nível de conforto e permite que você se mantenha
concentrado.
2.
Respeite seu horário de expediente
Quando você vai
trabalhar no escritório, tem um horário determinado a cumprir, bem como para almoçar
e voltar para a casa. Então por que no home office deveria ser diferente? A
regra mais absoluta de todas para ser produtivo trabalhando em casa
é: tente manter a rotina que você teria se estivesse trabalhando no
escritório.
Se você começar
a pegar no serviço mais tarde, isso já vai começar a deixar o seu cérebro
confuso sobre qual é a hora de trabalhar e qual é a hora de
descansar. Além disso, um dos aspectos mais importante para uma rotina
saudável de trabalho em casa, é saber quando parar. Pensou em uma ideia de última
hora, anote e volte amanhã.
Não é por que
você está home office que vai ficar conectado 24 horas por dia.
Permita-se ter um tempo de inatividade para criar equilíbrio entre sua vida
profissional e pessoal. Todos nós precisamos disso, não importa se
estamos trabalhando remoto ou não. Então, tente manter os seus
horários organizados.
3. Música
pode sim!
O trabalho exige
concentração e pode parecer que música não ajuda nessa tarefa, mas é o
contrário. Ouvir alguma coisa durante o trabalho pode te ajudar a se
concentrar. Isso porque o som ajuda a bloquear ruídos externos como conversas
ou a televisão ligada na sua casa.
Inclusive,
existem playlists específicas para concentração que podem ser encontradas nas
plataformas digitais. Pode ser um som ambiente, barulho de chuva, de trem, ou
até mesmo sons e batidas instrumentais. Com um bom fone de ouvido e a música
certa, é possível elevar a sua concentração e produtividade. e, claro, te
manter longe de qualquer outra distração.
4. Faça
uma pausa
Como no escritório
você fazia suas pausas para o cafezinho ou para dar aquela socializada na copa
com os colegas, é preciso dar um jeito de fazer isso enquanto estiver
trabalhando em casa também.
Levante, faça um
alongamento, coma alguma coisa, saia lá fora para tomar um ar, brinque com seu
pet. Isso vai ajudar a oxigenar o cérebro e circular o sangue, o que é ótimo para
a concentração e para a saúde.
Além disso,
tente descansar sua visão ao longo do dia. Quando
se expõe seus olhos por muito tempo a tela do celular ou do computador, a longo
prazo isso pode trazer sérios problemas à retina.
A cada 20
minutos pare de olhar para a tela e olha para algo que está a 20 metros por 20
segundos. Parece uma atitude boba, mas você ficaria surpreso com a diferença
que isso pode fazer. É difícil lembrar de fazer de forma regular, mas faça esse
esforço e veja como funciona… Seus olhos irão agradecer esta pequena
atitude.
5. Eduque
sua família
Se você mora com
mais alguém, talvez seja necessário conscientizá-los de que, embora você
esteja em casa, está a trabalho e não pode ser interrompido toda hora. Mostre a
eles de forma educada, mas com firmeza, que você está trabalhando e que prazos
e metas precisam ser cumpridos. Também evite atender ao telefone e a porta e
informe a todos sobre o seu horário de disponibilidade.
É bom ter essa
conversa porque, se eles não sabem disso, podem acabar te atrapalhando. Com um
pouquinho de conversa e compreensão, você vai conseguir educar a todos e
ser produtivo trabalhando em casa.
6. Não é
legal ficar de pijama
Não é necessário
se arrumar, colocar um salto ou um terno (ao menos que isso seja confortável
para você) para trabalhar home office, mas o pijama pode tirar a sua
vontade de fazer seu trabalho.
Essa dica pode
parecer bobagem, mas ficar trabalhando de pijama e cabelo bagunçado, pode dar
ao seu cérebro a impressão de que esse dia de trabalho será meio “café com
leite”, e não é. Você precisa ser tão produtivo em casa, quanto seria no
escritório, é um dia como qualquer outro. Então mesmo que forçado, levante-se
tome um banho e prepare-se para um dia normal de trabalho. Se deixar essa
ação para depois, poderá se distrair e entrar em pânico quando, de repente,
precisar entrar em uma reunião online.
7. Dê um
chega para lá nas distrações
Se trabalhando
no escritório já tem um monte de distração que pode tirar nosso foco, imagine
em casa, onde não tem ninguém olhando? É por isso que,
trabalhando home office, nossa resistência às distrações tem que ser ainda
maior.
Uma boa dica é
não deixar o celular, que é uma grande fonte de distração, perto de
você. Assim, quando se sentir tentado em dar aquela espiada nas redes
sociais, você vai acabar desistindo, porque vai ter de levantar para pegar.
Também existem
algumas extensões e aplicativos que podem te ajudar com isso. No Chrome,
por exemplo, temos extensões como a Block & Focus, que informa por quanto
tempo quer trabalhar sem distrações, e ela bloqueia os sites que te distraem.
Se você tentar entrar em qualquer um deles antes do tempo determinado, não irá
conseguir.
Já para celular,
temos apps como o AppBloc, que te impede de acessar aplicativos de rede
social, por exemplo, pelo tempo que você determinar. Eliminando essas
distrações fica bem mais fácil focar e ser mais produtivo no home office.
8.
Continue em contato com sua equipe
Não se esqueça: você
está trabalhando remotamente, mas a interação com a sua equipe pode e deve
continuar a mesma. Você provavelmente tem um gerente, ou pessoas a quem você
gerencia e demais colegas que precisa compartilhar alguma coisa vez ou outra.
E trabalhar em casa, não significa se isolar da equipe.
Existem muitos
aplicativos que te ajudam a interagir com toda a sua equipe durante o dia a
dia. O Slack, Hangouts e o WhatsApp, por exemplo, mantêm essa proximidade
mesmo que online.
Então
lembre-se: converse com a sua equipe, participe das reuniões. E avise
seus colegas caso você precise ficar ausente por algumas horas. Eles não estão
ao seu lado, como na empresa, então é legal informá-los quando sair para
almoçar ou durante uma pausa que necessite fazer. Manter essa comunicação
viva, também ajuda a produtividade. Nada como dividir com sua equipe um
problema, uma descoberta, ou uma conquista.
9.
Trabalhe em nuvem
Não crie arquivos
no seu computador. Depois você vai voltar para o escritório e vai precisar
deles. Manter arquivos salvos no seu computador é coisa do passado. A onda
agora é estar tudo conectado!
Existem vários
sistemas em nuvem que você pode utilizar e isso nos leva a décima dica.
10. Tenha
um sistema de gestão online
Se ter um
sistema de gestão no escritório já é essencial quando toda a equipe está
trabalhando na empresa, imagina quando um funcionário ou mais precisa trabalhar
fora desse ambiente? Isso é fundamental porque, quando todos estão logados no
mesmo sistema, a equipe continua conectada mesmo estando longe.
Os gerentes de departamento
conseguem ter uma visão clara de todas as demandas, prazos e do que cada um
está fazendo e cada colaborador também pode acessar facilmente suas tarefas do
dia, o que minimiza a procrastinação.
Além disso, um
sistema online já é em nuvem. Então,
trabalhando dentro do sistema, todas as ações realizadas e documentos ficarão
disponíveis para todos de qualquer lugar. Outro benefício é a comunicação com o
cliente que, quando feita por meio de um sistema como esse, fica muito mais
centralizada e à prova de erros e desencontros.
Resumindo,
trabalhar com um sistema online de gestão permite que você consiga levar para
qualquer lugar a mesma produtividade que você teria no escritório.
Trabalhar remotamente
pode ser incrível, basta estar preparado para ele. Seguindo essas dicas e
mantendo sua rotina, seu home office será produtivo. (Com informações da Gestta: https://www.gestta.com.br/home-office/)