Mirela Pires aposta na união para vencer as incertezas do Brasil

Mirela Pires aposta na união para vencer as incertezas do Brasil

Confira a entrevista com a diretora-executiva do LAB REDE, novo associado Abramed

Abril de 2019

Apostando na união como chave para o desenvolvimento do setor, Mirela Chagas Cordeiro Pires, diretora-executiva do LAB REDE, acredita que as incertezas do cenário econômico no Brasil seguem como um grande desafio a ser enfrentado.

Para ela, a Abramed assume papel de extrema relevância por representar de forma bastante completa todos os envolvidos nesse segmento tão único. Positiva quanto a um melhor cenário ainda em 2019, a diretora aposta na Associação como fiel representante das demandas da medicina diagnóstica junto aos setores público e privado.

Confira a entrevista completa!

Abramed em Foco: Quais são, na sua opinião, os principais desafios da medicina diagnóstica brasileira?

Mirela Pires: As incertezas do cenário econômico em nosso país têm levado muitas empresas a praticar verdadeiros “malabarismos” para permanecer no mercado. Na área da medicina diagnóstica em especial, um dos principais desafios é alinhar excelência em qualidade operacional com custos compatíveis a essa qualidade. As constantes transformações no setor de saúde nos desafiam a ampliar nossa eficiência operacional, fazendo sempre mais e melhor, mas com recursos cada vez mais escassos.

Abramed em Foco: O que pode dizer sobre atuar fora do eixo Rio-São Paulo? Isso traz mais dificuldades ou oportunidades?

Mirela Pires: O LAB REDE atua exclusivamente como laboratório de apoio desde sua fundação, no ano 2000. Nesses 19 anos, nossa sede sempre esteve localizada em Belo Horizonte, e eixo geográfico não é nosso maior desafio. Atualmente grande parte da nossa carteira de clientes está concentrada em Minas Gerais, mas por meio de nossa logística ágil, segura e monitorada, atuamos como laboratório de apoio em vários outros estados, inclusive localizados no eixo Rio-São Paulo, garantindo total integridade das amostras conforme a legislação vigente. Como estamos focados em oferecer sempre as melhores soluções aos nossos clientes e acionistas, podemos afirmar que para nós não existe limite quanto à nossa atuação territorial.

Abramed em Foco: Acredita que o fortalecimento do setor de diagnósticos está diretamente atrelado à inovação tecnológica? E como o LAB REDE lida com essa inovação?

Mirela Pires: A inovação tecnológica traz maior segurança e eficiência operacional, o que impacta diretamente o fortalecimento e a sobrevivência do setor de diagnóstico. O LAB REDE investe constantemente na inovação dos processos de suas atividades e em parcerias sólidas, sempre buscando acompanhar a evolução da medicina diagnóstica e agregar valor aos clientes e pacientes. Mais de 80% dos nossos exames são processados com alto nível de automação, garantindo rastreabilidade e precisão dos resultados.

Abramed em Foco: O que motivou o LAB REDE a se associar à Abramed?

Mirela Pires: O LAB REDE está pautado em valores como ética, transparência, sustentabilidade, relacionamento diferenciado, responsabilidade e reconhecimento. Vejo que os valores do LAB REDE são muito coerentes com o papel representado atualmente pela Abramed. Essa identificação de papéis nos levou a aceitar o convite da Associação. E, como associado Abramed, o LAB REDE busca também reafirmar sua atuação como facilitador na defesa dos anseios de nossos acionistas e clientes.

Abramed em Foco: Por que é importante que uma associação como a Abramed seja multidisciplinar e reúna serviços diversos dentro da área de medicina diagnóstica, incorporando desde atuações hospitalares, grandes grupos de laboratório até mesmo pequenas empresas atuantes?

Mirela Pires: Vejo na Abramed uma forte representante que atua em nome de inúmeras “vozes” perante as entidades regulatórias do setor de diagnósticos. A velocidade das mudanças tem nos mostrado a necessidade de atuarmos na busca dos nossos objetivos com a mesma velocidade. E uma associação multidisciplinar certamente possibilita mais agilidade e assertividade nos desafios do setor. Sinto que a Abramed nos representa de maneira única e nos orgulhamos por fazer parte desse grupo.

Abramed em Foco: O que espera da Abramed como associação para vencer todos os desafios do setor?

Mirela Pires: O LAB REDE acredita que união de forças é um importante e eterno modelo de sucesso. Temos acionistas de pequeno, médio e grande porte, e a evolução do trabalho da Abramed pode influenciar diretamente na garantia de sobrevivência de muitos deles. A expectativa de um cenário mais positivo em 2019 existe, mas, para que os projetos de melhoria na saúde sejam reais e mais assertivos, é muito importante contarmos com uma Associação que nos represente nas esferas pública e privada. A Abramed tem papel ímpar na busca de melhorias para o setor de saúde.

Abramed em Foco: Por que é tão importante que o setor esteja unido?

Mirela Pires: A busca por um desenvolvimento sustentável deixou de ser papel isolado de alguns segmentos de mercado, e vejo a união de forças de várias empresas do nosso setor capaz de influenciar diretamente na melhoria do cenário da saúde no Brasil. Acredito que, independentemente do porte da empresa, o momento é de compartilharmos ideias, propósitos, conhecimento, desafios e oportunidades.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Veja também