HCFMUSP promove curso sobre Patologia Clínica

HCFMUSP promove curso sobre Patologia Clínica

Treinamento de férias será realizado entre 1º e 5 de julho em São Paulo

Junho de 2019

A Disciplina de Patologia Clínica da USP, por meio da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizará entre 1º e 5 de julho de 2019 um Curso de Férias sobre Patologia Clínica destinado a alunos do 4º ano da graduação das faculdades de medicina de todo o país.

Com o objetivo de atrair novos especialistas, o curso debaterá a inserção da patologia clínica na prática clínica e demonstrará o uso de tecnologias na prática laboratorial. Considerando que 70% das decisões médicas são embasadas em exames diagnósticos, a intenção do time responsável pela elaboração do treinamento é mostrar o papel do laboratório clínico no diagnóstico de doenças, abordando temas como sistema hematológico, endocrinológico, imunológico, cardiológico e doenças infecciosas.

O programa do curso que é coordenado pelos professores doutores Alberto José da Silva Duarte, Leila Antonangelo, Nairo M. Sumita e pelos médicos assistentes da Divisão de Laboratório Central HCFMUSP, é bastante abrangente. Durante as manhãs serão realizadas discussões de casos clínicos onde os exames laboratoriais, de imagem e de anatomia patológica, serão ressaltados como armamento no diagnóstico preciso das doenças discutidas.

Na sequência os alunos participarão de um workshop onde técnicas e equipamentos empregados na realização de testes na área de patologia clínica serão discutidos. Os participantes também visitarão alguns dos mais importantes laboratórios clínicos da cidade: Grupo Fleury, DASA, Hospital Israelita Albert Einstein e HCOR – Hospital do Coração.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter