Abramed fala à Record TV sobre os milhões exames que deixaram de ser feitos em 2020 devido à pandemia de COVID-19

Abramed fala à Record TV sobre os milhões exames que deixaram de ser feitos em 2020 devido à pandemia de COVID-19

O telejornal Fala Brasil, da Record TV, destacou dados do Painel Abramed 2020 – O DNA do Diagnóstico durante programa transmitido no dia 09/02. A pauta do noticiário foi sobre os milhões de brasileiros que deixaram de fazer exames de rotina com medo de serem contaminados pelo novo coronavírus. Cerca de 165 milhões de exames de diagnóstico não foram realizados no último ano.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que analisou a variação do número de exames realizados por suas associadas em março e agosto de 2020, o exame papanicolau está no topo da lista dos que mais foram deixados de lado no último ano em comparação ao mesmo período de 2019, com queda de 49,2%. Em seguida, vem o exame de sangue (47,8%), a mamografia (46,4%), colesterol total e frações (43,2%, e PSA total (39,5%).

O telejornal conversou com Ademar Paes Junior, membro do nosso Conselho de Administração, que alertou sobre as consequências do diagnóstico tardio na saúde dos pacientes. Assista à matéria na íntegra em: http://bit.ly/3rD3kT6

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter