O conceito de 4PL não é novo e tem sido debatido há algumas décadas
2 de março de 2021
Se as nossas vidas neste ano de 2020 fossem
parte de uma partida de Fortnite eu diria que caímos de paraquedas na parte
mais longínqua da ilha, com armas que não sabíamos usar bem e todas as nossas
estratégias tiveram que ser revistas, pois o mapa mudou totalmente e fomos
pegos de surpresa pela tempestade que deixou muitos pelo meio do caminho. Para
quem chegou até aqui a boa notícia é que o fim desta tempestade já começa a ser
vista no horizonte e que a grande maioria de nós conseguiu guardar alguns kits
de vida para nos proteger. Onde se formará a próxima tempestade e onde será o
próximo safe zone? Não sabemos mas já temos uma boa ideia para onde vamos até
chegar ao fim e subir de nível. É claro que não estamos neste jogo da vida para
“ganhar” nenhum jogo, mas sim para aprender como sobreviver às intempéries da
vida, ganhar resiliência e para evoluir para um novo nível.
O conceito de 4PL não é novo e tem sido
debatido há algumas décadas mas efetivamente nunca ganhou muita força, afinal
de contas o modelo com operadores logísticos tem desempenhado até então um
papel importante e até então eficiente. Contudo a tempestade da pandemia pegou
todos de surpresa e trouxe à tona as deficiências deste modelo que o mercado já
vinha apontando há tempos. O cenário atual tem pedido uma reavaliação dos
papéis desses atores e a demanda urgente por novas soluções é cada dia mais
crítica. O mercado da saúde é muito tradicional e conservador, entretanto temos
notado sinais vindos principalmente da indústria e de alguns laboratórios que a
situação está mudando… E neste novo cenário o modelo de 4PL volta a ganhar
muita força e a fazer muito sentido como referência na busca por soluções
inovadoras que o mercado está demandando.
Qual o papel então de um 4PL e qual a sua
importância neste novo capítulo? Um 4PL puro sangue é aquela empresa “asset
light” que senta ao lado do cliente como expert do assunto para escutar
as suas “dores”, desenhar e buscar as soluções no mercado, customizar,
implementar e gerir em nome do cliente. O 4PL não concorre com os operadores
tradicionais, são conceitos e modelos complementares. O 4PL por não ser um
operador nem uma “software house” pode e deve ter a liberdade para buscar a
melhor solução sustentável para o cliente de maneira transparente e
neutra, não importando onde ou de quem seja a solução.
Que a dificuldade da pandemia sirva de alicerce para a construção
de soluções 4PL inovadoras em 2021!