Dados do Painel Abramed são utilizados em coluna no Estado de Minas

Dados do Painel Abramed são utilizados em coluna no Estado de Minas

Janice Santos de Oliveira, coordenadora de segurança do paciente no Grupo Oncomed, publicou, em 1º de abril de 2020, uma coluna sobre segurança do paciente no jornal O Estado de Minas.

No texto, que reforça que o ano de 2021 segue muito desafiador por conta da pandemia de COVID-19, a especialista diz que diante desse cenário de crise é ainda mais importante cuidar da segurança de todos aqueles que buscam assistência. Para isso, menciona com positividade, a reorganização das instituições de saúde para seguir com os atendimentos de forma segura e eficaz.

Janice também menciona o déficit de diagnósticos durante a pandemia, já que com a chegada do novo coronavírus, atendimentos e exames relacionados à outras doenças, especialmente os cânceres, acabaram deixados de lado. Para balizar esse comentário, ela utiliza dados divulgados pelo Painel Abramed 2020 – O DNA do Diagnóstico. “No Brasil, por exemplo, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), o número de mamografias realizadas entre março e agosto de 2020 no sistema de saúde suplementar do país caiu 46,4% comparado com o mesmo período de 2019. Na rede pública o cenário é similar”, aponta.

O texto segue enfatizando a necessidade de cuidar da segurança dos pacientes mesmo diante de alta ocupação dos leitos hospitalares e durante o curso da pandemia no país.

Confira a coluna na íntegra: https://www.em.com.br/app/noticia/opiniao/2021/04/01/interna_opiniao,1252710/cuidado-com-a-seguranca-do-paciente.shtml

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter