4PL: Inovação e sustentabilidade na cadeia de suprimentos

4PL: Inovação e sustentabilidade na cadeia de suprimentos

Mais agilidade e eficiência com globalização e uso de dados cibernéticos

09 de junho de 2021

Você consegue perceber as mudanças que vem ocorrendo na Cadeia de Suprimentos? Se a empresa que você trabalha entrega produtos ou se você consome produtos on-line, com certeza já percebeu inúmeros avanços nessa área. Pois bem, nos últimos anos a logística das empresas tem recebido muitos investimentos em tecnologia. Com a globalização e o uso de dados cibernéticos, as cadeias de distribuição estão muito mais ágeis e eficientes. Além disso, práticas mais sustentáveis estão sendo solicitadas pelos clientes, e isso reflete a tomada de consciência para com a sociedade, natureza e economia.

Toda essa evolução também realçou a importância do 4PL, fourth part logistics, um novo modelo que atende as demandas do cliente de forma integrada e customizada. O 4PL faz parte de uma nova estratégia logística que a partir da integração de tecnologias, sinergia entre todas as etapas da cadeia, habilita a otimização do tempo, gastos e rastreamento dos recursos dos seus parceiros. O 4PL atua em parceria com seus clientes desenvolvendo projetos e gerindo os mesmos, ele desenvolve a solução integrando a ação do 3PL (operadores logísticos), transportadoras e todos os outros elos da cadeia.

Quando olhamos para o setor da saúde, em que minutos podem salvar vidas, a logística rápida e eficiente é imprescindível. O papel do 4PL, como gestor de toda a cadeia de distribuição, é também pensar no paciente para poder agregar valor, qualidade e bem-estar.  

Outro ponto importante, quando falamos deste novo modelo, é sua participação no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Hoje em dia é preciso estar atento as novas necessidades e tendências do mundo. O desenvolvimento de embalagens refrigeradas retornáveis e frotas verdes, já fazem parte do portfólio de diversas empresas.

Cada vez mais, exigências ecológicas farão parte de contratos e parcerias, além de uma interação maior entre cliente final e empresa, abrindo espaço a uma compensação e benefício social, ambiental e econômico. Neste cenário o 4PL assume um papel-chave como empresa “asset light” que, por não dispor de ativos, está livre para buscar sempre a melhor solução para a cadeia de maneira transparente e neutra.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter