Laboratório Clínico: A chave para o melhor cuidado, com segurança

Laboratório Clínico: A chave para o melhor cuidado, com segurança

A capacitação tecnológica, a digitalização e a automação estão afetando profundamente a indústria da saúde

13 de setembro de 2021

Hoje, a capacitação tecnológica, a digitalização e a automação estão afetando profundamente a indústria da saúde como um todo. A prestação de assistência médica adquiriu uma nova forma e um aprimoramento das funções. Do lado da oferta, uma série de novas tecnologias pode, agora, ser integrada à prestação de cuidados: inteligência artificial (IA), robótica, medicina de precisão, impressão 3D, realidade aumentada/realidade virtual, genômica, telemedicina e quantas mais. 1

Segundo a McKinsey em uma publicação recente, na maioria dos países da OCDE, a implementação de tecnologias digitais na prestação de serviços de saúde poderia ajudar a reduzir os custos em mais de 10% do total das despesas nacionais anuais nesta área. Os investidores reconheceram a oportunidade, e o financiamento de capital de risco para soluções digitais de saúde aumentou exponencialmente, de cerca de US$ 1 bilhão em 2011 para mais de US$ 8 bilhões em 2018. 1

Uma grande alteração que tem sido observada nos últimos anos é a troca do foco do serviço, anteriormente baseado no tratamento de doenças, para o gerenciamento da saúde, um termo que engloba bem-estar, vida saudável, prevenção de doenças e reabilitação. A mudança está sendo conduzida por várias frentes: tanto pelos pacientes, que desejam uma vida mais longa e saudável, quanto pelos contribuintes, que enfrentam pressões orçamentárias (e, em alguns casos, perdas financeiras).

De fato, se a dificuldade cria a oportunidade, pudemos vivenciar, nos últimos meses, os laboratórios clínicos expandindo sua participação, levando o valor de uma informação objetiva de diagnóstico para toda a cadeia de saúde e participando de cada protocolo de atendimento criado durante a evolução da pandemia. A tecnologia só fez catalisar essa expansão, criando um novo patamar de cooperação entre os atores. 

Referência
Bo Chen, Axel Baur, Marek Stepniak, and Jin Wang. “Finding the future of care provision: The role of smart hospitals.” Article. McKinsey & Company. May 31, 2019.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter