Felipe Clemente, CEO da Pixeon, fala sobre os projetos futuros da companhia
4 de outubro de 2021
Investindo em inovação para manter o paciente no centro de
todas as ações, a Pixeon – empresa brasileira consolidada no mercado de
tecnologia e que oferta um amplo portfólio de soluções de softwares para a área
da saúde – trabalha com objetivos e metas bem definidos para 2022.
Nessa entrevista exclusiva para a Abramed em Foco, o CEO
Felipe Clemente fala sobre os desafios gerados pela covid-19 e sobre as
perspectivas futuras. “Felizmente não tivemos um impacto negativo nos
investimentos, e seguimos trabalhando com o valor de R$ 83 milhões para o
quinquênio que encerra em 2024”, comentou.
Confira a entrevista completa.
Abramed em Foco – Com a chegada da pandemia e os
hospitais passando a direcionar a maior parcela de sua estrutura para
atendimento a infectados pelo novo coronavírus e com um afastamento dos
pacientes das clínicas e laboratórios, como ficaram os negócios da Pixeon? Como
foi o impacto?
Felipe Clemente – Houve um impacto, sim. 2020 foi um
ano sem precedentes, e acho que é impossível alguém dizer que não houve nenhum
impacto em sua vida. Especialmente nos primeiros meses, em que não tínhamos
nenhuma informação sobre como seria a pandemia. Foram vários tipos de impacto:
tivemos que nos adaptar a novas formas de trabalho, novas formas de comunicação
com os times… Nossa equipe precisou se adaptar ao home office que, em época de
pandemia, exige um isolamento muito maior. E para lidar com os impactos na
saúde da equipe, fizemos programas de saúde mental e atividade física,
melhoramos as condições do home office disponibilizando cadeiras e mesas. Fomos
aprendendo muito à medida que o tempo foi passando.
E por outro lado, tivemos impacto na inovação.
Intensificamos o modo de pensar nossas soluções colocando o paciente no centro
de tudo. Com isso, passamos a ter áreas dedicadas a transformação digital,
antecipamos soluções que estavam previstas para ser lançadas mais tarde – como
a teleconsulta que, por não ter previsão de regulamentação antes da pandemia
estava sendo adiada, mas depois de três meses de crise nós conseguimos
lançá-la.
Abramed em Foco – Vencidos os primeiros 15 meses da
pandemia de covid-19, quais são os desafios da Pixeon para o próximo ano?
Felipe Clemente – Temos objetivos e metas bem
definidas para o próximo ano e queremos sempre inovar, buscando colocar as
necessidades do paciente no centro de todas as nossas ações. Apesar da pandemia
ter sido um momento muito desafiador para todas as áreas, principalmente para a
área da saúde, conseguimos aprender alguns aspectos importantes na comunicação
com as instituições de saúde e com o paciente. Assim, as necessidades foram
modificadas abrindo espaço para novas tecnologias e soluções se desenvolverem
mais ainda, como a inteligência artificial, ferramenta de trabalho muito
importante para médicos e profissionais do setor.
Com isso, conseguimos perceber como cada vez mais a
transformação digital é algo que faz a diferença no cotidiano, afinal, quem não
precisou consultar um médico e fez por meio da videochamada durante a pandemia?
Todos nós nos adaptamos e tiramos lições que vamos carregar, e para sempre
impactar no modo como pensamos em saúde. Vamos levar esses aprendizados para os
próximos anos, tendo como foco a inovação, o bem-estar do paciente e a
otimização de processo para laboratórios e outras instituições de saúde,
fazendo a transformação digital se tornar mais presente.
Abramed em Foco – A pandemia impactou negativamente os
investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação? Ou mesmo diante da crise
os projetos conseguiram avançar?
Felipe Clemente – Conseguimos passar por este momento
com o desenvolvimento acelerado e as expectativas altas para as novidades que
estamos prestes a lançar – algumas delas ainda este ano. Felizmente não tivemos
um impacto negativo nos investimentos, e seguimos trabalhando com o valor de R$
83 milhões para o quinquênio que encerra em 2024, em todo o nosso portfólio de
produtos voltados para todos os profissionais da saúde.
Abramed em Foco – A Abramed reúne empresas de medicina
diagnóstica de todos os portes, de todas as regiões do Brasil. Como é o
portfólio de diagnóstico da Pixeon pensando nas particularidades dessas
empresas? Vocês têm soluções tanto para os pequenos quanto para os grandes?
Felipe Clemente – Temos um dos portfólios mais
completos do mercado de saúde, e esse é um motivo de grande orgulho para nós.
Temos soluções de gestão para hospitais (HIS), centros médicos (CIS),
laboratórios (LIS) e centros de diagnóstico por imagem (RIS). Aliás, para diagnóstico
por imagem, nós temos também um PACS (Pixeon Aurora) que recebeu prêmio
internacional de qualidade por três anos seguidos.
Recentemente, desde que o BoaConsulta passou a ser Pixeon,
também passamos a ter uma solução voltada a consultórios menores, o BoaConsulta
Gestão. E por fim, temos uma solução de inteligência artificial para
agendamentos que pode se encaixar perfeitamente em todas essas realidades.
Abramed em Foco – Pensando em acesso – que é uma das
dificuldades de um país continental como o Brasil – como a indústria de
diagnóstico pode auxiliar a levar testes mais precisos, eficazes e acessíveis
para toda a população? Inteligência artificial é um caminho?
Felipe Clemente – Bom, temos vários desafios na saúde
que a Inteligência Artificial pode atuar diretamente na solução. Por exemplo,
um desafio encontrado pelo setor são os processos repetitivos da rotina e que
não necessariamente envolvem o paciente. A utilização da Inteligência
artificial para otimizar esses processos, além de aumentar a eficiência dos
profissionais, também o ajuda com questões emocionais, diminuindo a sobrecarga
e o estresse, se configurando como uma ferramenta muito útil para profissionais
de laboratórios e da saúde, em geral.
O outro desafio mais evidente, é justamente o que você citou
na pergunta: o dos testes. A IA auxilia demais em questões relacionadas a
precisão e eficácia de testes, e ainda pode atuar como um facilitador na hora
do profissional de saúde tomar decisões relacionadas a laudos e diagnósticos. E
tudo isso está relacionado a acesso, sim. IA combinada com outras tecnologias
(teleconsultas, exames e resultados on-line) vai facilitar a vida de quem mora
em regiões remotas, por exemplo, e quer consultar com um especialista. Ou de
alguém que viajou e precisou dos resultados dos últimos exames na viagem.
Em um país com proporções continentais assim como o Brasil,
essas soluções facilitariam demais o acesso. Existe um custo muito grande na
saúde do Brasil, e a aplicação da IA e outras soluções em nuvem vai torná-la
mais barata e acessível.
Abramed em Foco – O setor de medicina diagnóstica tem
falado muito sobre integração diagnóstica, ou seja, a utilização de resultados
de diferentes exames para a melhor tomada de decisão. Como a indústria tem
atuado, quais os segmentos que são mais promissores quando pensamos nessa
integração?
Felipe Clemente – Sim, e esse é um ótimo tema para se
debater. As pessoas com frequência acham que inovação é inventar algo
totalmente novo, do zero. Quando na verdade, inovar pode ser uma maneira
diferente de ver e usar ferramentas. A comunicação entre diferentes sistemas
tecnológicos e a integração diagnóstica são duas etapas importantes para a
inovação da medicina diagnóstica, e que anda lado a lado com a resposta
anterior, sobre acesso.
E nesse aspecto, eu acredito que as soluções mais
promissoras são aquelas que focam no paciente, que facilitam o acesso do
paciente a diferentes exames e o compartilhamento de informação e histórico com
o seu médico, sempre que necessário. É uma maneira diferente de pensar a
tecnologia para a saúde, que inclui o paciente como personagem agente também,
em vez de apenas um receptor de atenção clínica, facilitando a atuação
assertiva dos laboratórios e de outras instituições envolvidas nos processos.
Abramed em Foco – Está ocorrendo um grande movimento de
fusões e aquisições no mercado de medicina diagnóstica. Na indústria, esse
movimento também se consolida? A Pixeon passou por fusões no último ano?
Felipe Clemente – A Pixeon passou por este processo no
último ano com a aquisição do BoaConsulta. A ação, que se concretizou em
setembro de 2020, nos colocou na liderança do mercado de healthtechs, com quase
6 mil clientes em toda a América Latina. A plataforma de agendamento de
consultas, sistema de gestão clínica e telemedicina, criada em 2012, registrou
recorde de tráfego em seu site no ano passado, somando quase dois milhões de
acessos em um mês. Com isso, essa movimentação se tornou uma das etapas de um
plano estratégico da Pixeon em se tornar cada vez mais protagonista na
transformação digital do país.
Abramed em Foco – Qual o grande objetivo de vocês como
uma healthtech?
Felipe Clemente – Nossos clientes são principalmente
laboratórios e médicos, mas nossos clientes finais consequentemente se tornam
os pacientes, por isso um dos nossos principais objetivos e metas como
healthtech é valorizar a importância da jornada desta pessoa, sempre levando em
consideração ações mais assertivas e que facilitem o cotidiano. O cliente como
centro está na base de todos os nossos valores da transformação digital, para
isso procuramos sempre utilizar as tecnologias disponíveis e a inovação, para
buscar tecnologias que ainda não existem, tudo para melhorar a interação dos
médicos com os pacientes de diversas instituições de saúde.
Abramed em Foco – Como enxerga a atuação da Abramed na
medicina diagnóstica? O que espera da entidade como parceira para melhoria do
setor?
Felipe Clemente – Enxergamos a Abramed como uma
organização importante no setor, tanto no quesito representatividade das
empresas quanto no quesito associação. O setor da medicina diagnóstica está
sempre passando por transformações e precisamos cada vez mais de ações
integradas para defender as causas em comum. Para a Pixeon, a transformação
digital com foco nos laboratórios, médicos e pacientes é a meta diária, e ações
para difundir como essas tecnologias são confiáveis e só existem com o
propósito de facilitar o cotidiano de todos é algo de muita relevância para
nosso trabalho. Com isso, queremos sempre levar melhorias e qualidade de vida
aos nossos clientes, buscando o desenvolvimento de soluções totalmente eficazes
e fáceis de se adaptar.