Série de eventos virtuais da Abramed ganhou segunda temporada em 2021

Série de eventos virtuais da Abramed ganhou segunda temporada em 2021

Debates apontaram a relevância da medicina diagnóstica e da troca de experiências para o setor

Adaptando seu calendário de eventos ao cenário digital devido à pandemia de covid-19, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) lançou, em 2020, a série #DiálogosDigitais, uma sequência de bate-papos online que promoveu debates sobre os mais variados assuntos que afetam toda a complexa cadeia de saúde. Com o êxito do projeto, ele ganhou uma segunda temporada em 2021.

A partir de abril, foram realizados episódios bimestrais, ao vivo, com a participação de 20 lideranças do setor de saúde, mais de oito horas de conteúdo, com cerca de mil visualizações.

“Em um momento de tantos desafios, como o que estamos vivendo devido à pandemia, fica ainda mais clara a importância do diálogo aberto e da troca de experiências”, explica a diretora-executiva da Abramed, Milva Pagano.

Confira a seguir um compilado das principais discussões.

#Diálogos1

No primeiro episódio de 2021, em abril, representantes de toda a cadeia produtiva debateram sobre o futuro da saúde suplementar, abordando os reflexos da pandemia, a incorporação tecnológica e a responsabilidade compartilhada rumo à sustentabilidade do sistema.

Foram discutidas questões como formas de dar vazão a todos os procedimentos represados no último ano em decorrência do afastamento dos pacientes das consultas, exames e cirurgias eletivas; os processos de inclusão de novos exames e procedimentos no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); e os testes sorológicos feitos após a imunização. Clique aqui para assistir.

#Diálogos2

Em junho, foi ao ar o segundo episódio, com especialistas debatendo a gestão da saúde corporativa e da medicina diagnóstica, o que alavancou discussões extremamente relevantes sobre o papel das corporações na saúde populacional.

O debate ainda ressaltou a relevância do empoderamento do paciente para a manutenção da sua saúde e bem-estar; a importância fundamental da medicina diagnóstica na prevenção no contexto da saúde corporativa; o desafio na interoperabilidade; e a busca pela eficiência como melhor caminho para a sustentabilidade do setor. Clique aqui para assistir.

#Diálogos3

A saúde é um dos setores que mais se apoiam na inovação tecnológica para prover atendimentos de qualidade e melhorar tanto as ações de prevenção quanto os prognósticos dos pacientes. Esse foi um dos assuntos abordados no terceiro episódio dos #DiálogosDigitais, em agosto, com uma discussão que mesclou vários temas que permeiam o setor com o objetivo principal de esclarecer: medicina diagnóstica é custo ou investimento? 

Os especialistas apontaram que a pandemia colocou em evidência a medicina diagnóstica e o quanto o investimento no segmento é importante, podendo, inclusive, gerar economia ao sistema de saúde ao indicar a terapia certa para o paciente certo. Clique aqui para assistir.

#Diálogos4

Exames genéticos, diagnósticos mais precisos, oncologia de precisão, painéis hereditários e mapeamento genético foram os assuntos abordados no quarto episódio dos #DiálogosDigitais, em novembro.

No bate-papo, os especialistas explicaram que o monitoramento de tumores já é uma realidade, pois há algoritmos para identificar modificações no DNA que são muito específicas para cada categoria de câncer; e que a medicina personalizada, inclusive, pode ser uma luz para a evolução dos tratamentos, mas é preciso acender esse interruptor para que seja possível influenciar positivamente o cenário da saúde no país, com profissionais, pacientes, familiares e gestores, todos focados na conscientização.

Também foi apontado que previsão, prevenção e medicina personalizada estão interligadas, e a partir do mapeamento da população será possível ter um perfil dos polimorfismos de uma comunidade e colocar os indivíduos em percentil de risco, o que permitirá, daqui a um tempo, fazer programas de rastreamento de forma muito mais dirigida. Clique aqui para assistir.

#Diálogos5

As tendências e os desafios da medicina diagnóstica foram debatidos no quinto e último episódio de 2021 da série #Diálogos Digitais Abramed. Os palestrantes destacaram a importância da colaboração entre todas as áreas da saúde para alavancar a aplicação de inovações que agilizem a transferência de informações e contribuam para a velocidade e a segurança no setor de diagnósticos.

Apontaram a gestão de dados e como usá-los para produzir novas ferramentas de gestão do cuidado como muito relevantes para o setor; que as novas tecnologias colaboram para mitigar o problema de não atendimento ao cliente; e que o foco da empresa na área de saúde deve ser unir os elos da cadeia e disponibilizar ferramentas e tecnologias para facilitar o acesso do paciente final ao produto ou ao material necessário para o seu diagnóstico. 

Para os especialistas, a grande questão agora é como as inovações se encaixam no modelo de remuneração, tanto das fontes pagadoras quanto dos clientes particulares, pois o setor ainda não conseguiu atingir o equilíbrio. Clique aqui para assistir.

Todos os episódio da primeira e segunda temporada de #DiálogosDigitais Abramed podem ser acessados no canal do Youtube da entidade.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    6° FILIS – Inscrições Abertas! Guia LGPD