Ferramentas de gestão ajudam Tecnolab a impulsionar produtividade e reduzir custos

Ferramentas de gestão ajudam Tecnolab a impulsionar produtividade e reduzir custos

O head administrativo Luiz Carlos de Angelis Junior conta como a tecnologia proporcionou grandes avanços na operação da empresa

Há mais de 40 anos no mercado, o Tecnolab se destaca como o mais completo centro de diagnóstico da região do ABCD, Mauá e Ribeirão Pires, no estado de São Paulo, com 14 unidades instaladas. Mais nova associada à Abramed, a empresa está em constante evolução para atender as necessidades dos seus públicos: médicos, convênios e pacientes. Nesta entrevista exclusiva, Luiz Carlos de Angelis Junior, head administrativo, fala sobre a importância do investimento em tecnologia, os planos do Tecnolab para este ano, aspectos positivos da pandemia e também faz uma análise do mercado. Confira a seguir.

Abramed em Foco – Quais são as principais demandas da área de medicina diagnóstica e como elas poderiam ser mais bem trabalhadas para o desenvolvimento do setor?

Luiz Carlos de Angelis Junior A medicina diagnóstica é um dos setores mais importantes para o apoio da maioria das especialidades médicas, trazendo diagnósticos rápidos e cada vez mais precisos, principalmente com o avanço tecnológico, seja no setor de imagem ou de análises clínicas. O mercado está em franca expansão, nitidamente percebida nos últimos anos, porém, noto que ainda há muitos temas a serem mais bem explorados para o desenvolvimento do setor. Devido à crise do momento e os altos reajustes de insumos, a comercialização deveria ser mais justa e com regras de negócio claras para ser possível mitigar riscos que possam comprometer o equilíbrio de caixa e a liquidez, principalmente em médio e longo prazos.

Esse assunto atualmente é tratado como um impasse, precisamos de uma estratégia integrada e mais participativa entre as operadoras e os prestadores, o que seria essencial para a evolução da relação, afinal temos tecnologia para isso. O setor tem enfrentado também a carência de mão de obra qualificada. A demanda que temos hoje não é suprida pela quantidade de pessoas que estão sendo graduadas ou atualizadas. Devido à alta complexidade das novas tecnologias e especificidades de regras de negócio, as dificuldades são ainda maiores.

Abramed em Foco – A customização dos serviços e a humanização no atendimento são questões fundamentais para garantir a experiência positiva dos clientes, como o Tecnolab trabalha esses pontos?

Luiz Carlos de Angelis Junior Os pilares do Tecnolab são: servir com dignidade, respeito e confiabilidade, com o objetivo de prestar sempre um atendimento de excelência, humanizado e acolhedor. Por esse motivo, investimos fortemente para manter este padrão em todas as nossas linhas de atendimento. A resposta certa para tomar uma decisão sempre estará nos pilares da empresa! Em nosso Núcleo de Educação Permanente (NEP), realizamos, periodicamente, em conjunto com o setor de Recursos Humanos, diversos treinamentos com foco em humanização, acessibilidade e inclusão. Nossa equipe de SAC está sempre preparada para resolver, de forma humanizada e pessoal, qualquer tipo de intercorrência que possa acontecer.

Abramed em Foco – Quais os aspectos positivos que a pandemia trouxe para a empresa?

Luiz Carlos de Angelis Junior A pandemia do coronavírus afetou profundamente negócios de todos os segmentos. Nós, do Tecnolab, e todos os SADTs enfrentamos momentos desafiadores. Neste período houve uma alta variação relativa à demanda de pacientes, obrigando-nos a fazer mudanças administrativas praticamente diárias. Para isso, realizamos diversas mudanças e atualizações para melhorarmos os processos internos, que hoje estão nos trazendo benefícios. A busca diária em lidar com esse novo momento nos fez estudar, com muito mais detalhes, nossos processos internos e os recursos aplicados neles, adotando novas ferramentas de gestão que jamais imaginávamos aplicar no setor de serviços. Através delas, encontramos formas de aumentar a produtividade, juntamente com meios de reduzir custos, todos eles sem alterar nossa qualidade de atendimento e acuracidade diagnóstica. Buscamos, por meio da tecnologia, proporcionar maior agilidade e comodidade para nossos pacientes, por isso implantamos mais um canal de atendimento, o WhatsApp, através do qual as dúvidas e os agendamentos podem ser realizados num menor tempo. O próximo passo é finalizar o projeto de agendamento totalmente online, que trará ainda mais facilidade aos pacientes.

Outro assunto que não podia deixar de falar foi a implantação de uma ferramenta de inteligência artificial para elaboração de laudos de determinadas especialidades. Isso nos proporciona mais acuracidade, velocidade e a possibilidade de ter um laudo já auditado antes de ser liberado. Sinceramente são inúmeros novos processos e novas tecnologias que implantamos em 2020, 2021 e, agora, em 2022.

Abramed em Foco – Quais as principais estratégias para uma empresa de medicina diagnóstica se tornar competitiva no mercado?

Luiz Carlos de Angelis Junior É fundamental estar sempre atualizada com as novas tecnologias, treinamentos de excelência em todas as atividades e manter a acuracidade nos resultados e nos laudos. A capilaridade é uma excelente estratégia com o objetivo de ascender uma organização no mercado. Portanto, para mantermos a competitividade, além de acompanhar o cenário econômico, o principal é investir em um controle de custos robusto e eficiente.

Abramed em Foco – Como os serviços oferecidos pelo Tecnolab ajudam as empresas a lidarem com os principais desafios da saúde ocupacional?

Luiz Carlos de Angelis Junior O Tecnolab analisa cada empresa identificando seu formato, expectativas e seus modelos de negócios, prestando uma política comercial de acordo com cada perfil, visando os objetivos do RH, do Plano de Saúde contratado, da área ocupacional e dos colaboradores, praticando a melhor relação custo-benefício. Além de possuirmos uma unidade exclusiva para medicina ocupacional, realizamos atendimento in-loco, de modo a evitar que os colaboradores tenham de se deslocar do local de trabalho. Esses serviços podem seguir um modelo customizado, adaptado à necessidade de cada empresa. O acompanhamento da saúde do colaborador gera ações preventivas de saúde, trazendo aumento de produtividade às companhias, além de contribuir com a diminuição do absenteísmo e da rotatividade gerados por doenças ocupacionais.

Abramed em Foco – Qual a importância das práticas de compliance para o setor? Como a empresa está engajada com elas?

Luiz Carlos de Angelis Junior Acredito que, em qualquer segmento, é primordial respeitar e seguir as regras de compliance e as boas práticas de Governança Corporativa, só assim a empresa começa a atingir maturidade para se tornar sustentável, principalmente na área da saúde, que hoje ainda é muito carente quando falamos desses temas. Nosso Código de Conduta, os sistemas robustos e integrados, as adequações à LGPD, as auditorias e as relações humanas éticas estão fazendo do Tecnolab uma empresa cada vez mais engajada no tema, sem contar as práticas de ESG, que estão em alta e serão um ponto especial a falarmos de agora em diante. 

Abramed em Foco – Quais as perspectivas de negócios da companhia para este ano? Há novidades previstas, expansões, novos serviços?

Luiz Carlos de Angelis Junior Estamos orgulhosos em ter diversos projetos de fortalecimento em andamento para este ano, como a implantação de um novo parque tecnológico de última geração, o fortalecimento de apoio às clínicas e hospitais, a ampliação na atuação no mercado paulistano, bem como o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Abramed em Foco – Como o Tecnolab enxerga a atuação da Abramed na medicina diagnóstica? O que espera da entidade como parceira para melhoria do setor?

Luiz Carlos de Angelis Junior Vejo a Abramed como uma forte aliada para todas as empresas do segmento, da qual temos o prazer em fazer parte. A entidade traz grandes benefícios ao setor como um todo, atuando junto a instituições públicas, governamentais e regulatórias, sem falar de seu papel no fortalecimento e na valorização do setor de medicina diagnóstica. Com esta parceria, esperamos possibilitar ações mais assertivas em assuntos de grande complexidade política e social.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Guia LGPD