Em outubro, Abramed participa do 54º Congresso da SBPC/ML

Em outubro, Abramed participa do 54º Congresso da SBPC/ML

Associação terá estande institucional e o presidente do Conselho de Administração coordenará mesa-redonda sobre a revisão da RDC 302, da Anvisa. 

De 4 a 7 de outubro, em Florianópolis/SC, acontecerá o 54º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica Medicina Laboratorial, promovido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) marcará presença no evento com estande institucional e participação na programação.

Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed, será o coordenador da mesa-redonda “Revisão da RDC 302: o que podemos esperar?”, que ocorre no dia 5 de outubro. Como palestrante, a participação de um diretor da Anvisa – cujo nome ainda não foi divulgado pela organização do evento –, e, como debatedores estarão Fábio Brazão, presidente SBPC/ML; Maria Elizabeth Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC); e Edgar Garcez Junior, conselheiro titular do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

A norma publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dispõe sobre o regulamento técnico para funcionamento de laboratórios clínicos e visa definir os requisitos necessários para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos e privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia.

A RDC 302 abrange diversas instruções para a realização dos procedimentos laboratoriais, desde as etapas de coleta, armazenamento e esterilização, até questões de infraestrutura e recursos humanos. Por isso, estabelece um padrão de qualidade para os serviços laboratoriais, garantindo a biossegurança bem como evitando erros e riscos em seus laudos, o que faz sua revisão ser fundamental para a atualização e o posicionamento do setor laboratorial.

A programação completa e o caminho para inscrições estão disponíveis em: http://www.cbpcml.org.br/.

Sobre o evento

Após dois anos no formato virtual, o 54º Congresso da SBPC/ML ocorrerá de forma presencial, na capital catarinense, Florianópolis. O tema deste ano é “A Patologia Clínica/Medicina Laboratorial como Protagonista no Apoio à Decisão do Diagnóstico”. O evento reúne, em média, 4,2 mil participantes entre congressistas, visitantes, palestrantes e expositores do Brasil, da América Latina, dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia. 

A programação científica começa no dia 3 com cursos pré-congresso, e, a partir do dia 4, serão mais de 100 atividades entre conferências, mesas-redondas, cursos, encontros com especialistas, workshops, casos clínicos, entre outras – apresentadas por palestrantes brasileiros e estrangeiros. Haverá também lançamentos de publicações técnicas voltadas aos profissionais da área laboratorial.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter