Roche é a mais nova parceira institucional da Abramed

Roche é a mais nova parceira institucional da Abramed

Sandra Sampaio, diretora de estratégia e marketing da Roche, fala sobre as contribuições da empresa para o setor de medicina diagnóstica

Fundado em 1896, na Suíça, o Grupo Roche hoje está presente em mais de 100 países, entre eles o Brasil, operando mundialmente em duas divisões: a Farmacêutica e a Diagnóstica. Seu objetivo é inovar para transformar os cuidados com a saúde e melhorar a vida dos pacientes ao redor do mundo por meio da inovação.

A empresa é a mais nova parceira institucional da Abramed, chegando para contribuir para o desenvolvimento do setor de diagnósticos através de soluções inovadoras que colaboram para a sustentabilidade da cadeia de saúde e a ampliação do acesso da população a exames precisos e rápidos.

Nesta entrevista exclusiva, Sandra Sampaio, diretora de estratégia e marketing da Roche, fala sobre as perspectivas para 2023, soluções digitais, otimização de processos, o papel da indústria, a participação da marca no mercado brasileiro e ações de ESG.

Abramed em Foco – Quais são as perspectivas da companhia para 2023? Há potencial para crescimento? Quais são as prioridades de negócios?

Sandra Sampaio – Nosso ponto de partida é sempre de fora para dentro, ou seja, do paciente para a Roche. E, quando olhamos para fora, vemos alguns aspectos do mercado que indicam potencial de crescimento em 2023. Por exemplo, mesmo a pandemia já estando num momento mais calmo, ainda existe represamento de procedimentos, principalmente na saúde suplementar. Também há muita movimentação no mercado de saúde em relação à consolidação, verticalização e formação de ecossistemas. Sem falar no avanço da saúde digital, que vem ajudando no maior acesso da população à atenção primária. Apesar desses potenciais, sabemos que ainda existem os desafios inerentes.

Em relação a prioridades, podemos citar três que consolidam bem o nosso objetivo: uma delas é continuar aumentando o acesso de maneira sustentável, principalmente fortalecendo as parcerias já estabelecidas e criando novas. A segunda é intensificar o processo de levar ao mercado de saúde mais soluções digitais, que ajudam a ampliar o acesso. Pensando nisso, contamos com um portfólio abrangente e estamos preparando mais inovações para 2023, fruto da dedicação à pesquisa e desenvolvimento. A terceira prioridade é fortalecer a experiência do cliente por meio da expansão de nossos serviços, oferecendo soluções digitais que garantem mais agilidade.

Abramed em Foco – Como tecnologia e qualidade fazem a diferença no mercado?

Sandra Sampaio – As empresas que atuam no setor sabem que 70% das decisões clínicas são tomadas com base em diagnóstico. E, quando se fala em diagnóstico, a qualidade não pode ser opção, ela é fundamental. Pensando pela perspectiva do paciente, estamos falando em qualidade de vida, algo de que não podemos abrir mão. Pelo ponto de vista da instituição de saúde, qualidade significa diagnóstico mais preciso, num tempo menor. Para essas organizações, qualidade é sinônimo de reputação. E, quando se alia qualidade com tecnologia, para garantir que o diagnóstico seja entregue corretamente no tempo certo, assegura-se também o crescimento sustentável das instituições.

Abramed em Foco – A pandemia de covid-19 trouxe uma necessidade emergencial de otimizar os processos de diagnóstico a fim de expor o paciente ao menor risco possível. Quais são os caminhos para que se consiga tornar os exames mais eficazes?

Sandra Sampaio – O primeiro caminho é escolher um teste que realmente possua a qualidade necessária para prover o diagnóstico com precisão e acurácia, que vai garantir melhor resultado e melhor direcionamento do paciente. No entanto, é importante lembrar que além do teste, há outros fatores na tomada de decisão. Precisamos aliar o teste de alta qualidade ao uso correto de protocolos específicos, provendo o conhecimento necessário para os profissionais que vão fazer uso dele. E aqui vejo outro caminho muito importante, mas que ainda está muito numa fase inicial: como dar mais apoio à decisão médica. É preciso garantir o emprego de protocolos que façam sentido para a enfermidade, como o correto uso do teste, e aliar isso ao poder de uma solução digital para permitir que o médico tome a melhor decisão. Só para tornar-se um pouco mais concreto, podemos citar a patologia digital, que por meio do scanner digital e softwares de rastreabilidade provêm a informação de maneira mais abrangente, com alta qualidade e rápida para o profissional da saúde. Na ponta, esse profissional também pode se valer de algoritmos que usam de inteligência artificial e vários outros componentes para enviar ao médico algumas possibilidades que vão tornar a decisão mais rápida e melhor. Assim, o teste acaba sendo mais eficaz.

Abramed em Foco – Qual é o papel da indústria na ampliação de acesso da população a exames de qualidade e na implementação de ações que promovam melhorias aos processos já estabelecidos?

Sandra Sampaio – A indústria é responsável por trazer inovações. A Roche é uma das empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, top 10 entre as indústrias de todos os setores. Em diagnóstico, é a número um em investimento em pesquisa e desenvolvimento, pois consegue trazer com velocidade e frequência muito grande mais tecnologia e soluções para ampliar o acesso da população a exames. Cito novamente a patologia digital, que permite às instituições oferecer um serviço de medicina diagnóstica para além das paredes do laboratório, pois o teste pode ser realizado remotamente, utilizando uma lâmina que será escaneada e avaliada por um profissional e oferecendo apoio à decisão com auxílio dos algoritmos. Mas vai muito além de anatomia patológica. Um exemplo bem recente é o lançamento do sistema cobas 5800, um instrumento que faz testes moleculares utilizando PCR como metodologia. O menu inclui desde diagnóstico de HIV e hepatites até testes voltados para a saúde da mulher, como HPV e clamídia. O que quero dizer é que precisamos garantir que instituições de saúde, laboratórios e hospitais, independentemente de seu tamanho, também tenham condições de realizar testes mais especializados, que usem diferentes tecnologias. Com esse lançamento, estamos levando para laboratórios médios e pequenos a possibilidade de realizar testes com a mesma qualidade que hoje um laboratório de grande porte é capaz de oferecer. Essa também é uma forma de proporcionar acesso.

Outro exemplo é que a Roche está trazendo para o mercado brasileiro o teste para Alzheimer, enfermidade com grande relevância, não só em escala nacional, mas também mundial. Temos, ainda, o teste para identificação de insuficiência cardíaca, que passou a ser aplicado para estratificação de risco de pacientes diabéticos. Isso significa que, a partir de agora, é possível, com o mesmo teste já usado para outra enfermidade, ampliar o acesso, mostrando para pacientes diabéticos qual nível de risco para determinada doença eles têm. Inovando e levando essa solução para o mercado, conseguimos mostrar com exemplos claros o papel da indústria. Também estamos trazendo um painel sindrômico que ajuda a fazer, de uma única vez, um diagnóstico mais preciso e rápido. Mais de 20% do nosso faturamento é direcionado para pesquisa e desenvolvimento. Por ser uma empresa familiar, temos um olhar muito forte para a sustentabilidade.

Gostaria de falar, ainda, sobre a importância do papel da indústria no ecossistema de saúde, que é muito complexo e precisa de integração. A Roche acredita que essa parceria precisa ser de valor e ajudar a levar acesso para beneficiar pacientes e clientes. Eu me questiono se a indústria é vista com o papel que ela realmente tem. Nossa cadeia de saúde é bem complexa, e a indústria está ali na ponta, provendo os insumos. A visão desse papel precisa passar por uma transformação, sair do âmbito de fornecedor para o de parceiro. O foco da Roche é no paciente, portanto, as parcerias que fazemos são sempre para beneficiá-lo e ajudar meu parceiro a beneficiar o cliente ou o parceiro dele.

Abramed em Foco – Como a empresa avalia a participação dela no mercado brasileiro?

Sandra Sampaio – A participação da Roche é muito positiva. A marca é líder no mercado diagnóstico no Brasil e globalmente. Aliando-se o altíssimo investimento para gerar mais soluções e inovações, isso nos traz mais perspectivas de ampliar ainda mais o acesso da população à saúde. “Doing now what patients need next” é o que nos representa, o olhar para o paciente. A empresa tem um propósito muito forte e inovação no seu “DNA”. Isso sem dúvida tem trazido mais resultados para o mercado de forma mais contundente. Por outro lado, olhando a falta de acesso da população brasileira à saúde, ainda há muito trabalho a fazer e estamos muito empenhados nessa missão.

Abramed em Foco – Para a Roche, é dever e responsabilidade zelar pela sustentabilidade nos negócios e no ecossistema de saúde, impulsionar o desenvolvimento de soluções que agreguem valor aos clientes e beneficiem cada vez mais pacientes. Como se dão as ações de ESG da companhia?

Sandra Sampaio – Para a Roche, não é um tema novo, a empresa tem um olhar muito especial para as boas práticas relacionadas aos fatores ambiental, social e governança corporativa em âmbito regional, nacional e global. Nossa responsabilidade social de reduzir o impacto ambiental pela metade é super ambicioso. Todos os colaboradores passam por treinamento para garantir o conhecimento e tudo que isso implica no dia a dia da instituição. A Roche é considerada, há mais de 10 anos, uma das empresas mais sustentáveis do planeta, segundo o índice de sustentabilidade da Dow Jones, o que nos orgulha muito e reforça nossas práticas de ESG. No Brasil, temos uma equipe local responsável por esse tema, abordando o cuidado às pessoas e a implementação das práticas, pois é importante que tenham conhecimento de sua responsabilidade dentro da responsabilidade da Roche. A empresa também atua com programas sociais em comunidades. ESG é e continuará sendo uma pauta dentro das nossas reuniões de liderança sênior.

Abramed em Foco – Como a Roche enxerga a atuação da Abramed na medicina diagnóstica? O que espera da entidade como parceira para melhoria do setor?

Sandra Sampaio – A Abramed representa a voz da medicina diagnóstica. Embora haja muitas oportunidades de ampliar os acessos, também há desafios; por exemplo, quando falamos de medicina preventiva, vemos que o investimento na área é muito baixo. O Brasil investe em torno de 9,4% do PIB em saúde, mas o investimento em diagnóstico representa 0,5% do montante, menos do que vários países, inclusive da América Latina. Isso mostra que o olhar para a medicina diagnóstica ainda é raso. Temos uma saúde muito reativa, que enfoca o tratamento e não a prevenção. A Abramed tem feito um trabalho que tende a se intensificar cada vez mais, elevando o valor do diagnóstico no nosso país. Seu papel é muito importante dentro de um desafio que é ainda maior.

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