Cresce 30,68% número de exames de Covid-19 realizados pelos associados da Abramed

Cresce 30,68% número de exames de Covid-19 realizados pelos associados da Abramed

As empresas privadas realizaram 19.447 exames de Covid-19 na semana de 21 a 27 de outubro, com positividade de 30,6%

De 21 a 27 de outubro, foram realizados pelas empresas associadas à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) 19.447 exames de Covid-19, contra 14.881 registrados na semana anterior, de 14 a 20 de outubro, representando um aumento de 30,68%. O número de exames de Covid-19 feitos de 21 a 27 de outubro é o mais alto das últimas seis semanas.

Já a positividade de 21 a 27 de outubro chegou a 5.948, o que significa 30,6% do total de exames realizados. Na semana de 14 a 20 de outubro foram 4.769 positivos, representando 32% do total. Mesmo com o crescimento de mais de 30% no número de exames na comparação entre as semanas, a taxa de positividade se manteve constante, ao redor de 30%. 

“O aumento no número total de testes de Covid-19 e do número absoluto de testes positivos, mesmo com a manutenção no índice de positividade, mostra o crescimento da circulação do vírus no país. A positividade em 30% é bastante alta, só mais baixa em comparação às épocas de maior incidência dos casos, na segunda e terceira ondas da pandemia”, comenta Alex Galoro, líder do Comitê Técnico de Análises Clínicas da Abramed.

Segundo ele, estes dados destacam a necessidade de reforçar as medidas de proteção e prevenção à infecção, incluindo, prioritariamente, a vacinação. “O Brasil ainda mantém baixa cobertura vacinal, deixando a população mais exposta à doença e a casos de maior gravidade”, completa Galoro.

Analisando o ano de 2023, a taxa de positividade mais baixa foi registrada na semana de 24 a 30 de junho: 3,5%. De lá para cá, foi aumentando gradativamente, enquanto o número de exames realizados sofreu variações a cada semana. Desde a semana de 30 de setembro a 6 de outubro, a taxa de positividade vem ficando na casa dos 30%.

Vale lembrar que os associados da Abramed são responsáveis por 65% do volume total de exames realizados na saúde suplementar no Brasil.

A Abramed desempenha um papel fundamental na compilação e no registro de dados relacionados à evolução da Covid-19. Os laboratórios clínicos associados enviam os resultados dos exames diretamente à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS/DATASUS), contribuindo para o monitoramento epidemiológico pelo Ministério da Saúde.

Essas informações são essenciais para avaliar a situação da pandemia e orientar as medidas de saúde pública. A entidade também enfatiza a importância de seguir as diretrizes de prevenção e cuidados para combater a propagação do vírus e proteger a saúde de todos.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter