Demanda por informação impulsiona inovação em saúde

Demanda por informação impulsiona inovação em saúde

Lauro Garcia, fundador da Rede Blessing, mostra como os pacientes e a tecnologia estão provocando a melhoria da medicina diagnóstica

Mais nova associada da Abramed, a Rede Blessing surgiu em 2013, quando Lauro Garcia, gestor hospitalar com mais de 30 anos de experiência, decidiu empreender. O nome do laboratório sintetiza suas aspirações: “Blessing”, uma bênção à saúde, aos seus clientes e colaboradores.

Nesta entrevista, além dos planos da empresa, Garcia analisa o setor, contando como a demanda crescente por acesso a informações está transformando o cenário da medicina diagnóstica no Brasil. Ele também compartilha insights sobre a evolução do segmento, impulsionado pela busca incessante por soluções práticas e avançadas que priorizam a qualidade e a precisão dos diagnósticos.

Além disso, fala sobre o papel do cuidado personalizado na experiência do paciente, a interseção entre tecnologia e medicina diagnóstica e apresenta estratégias para alcançar um sistema de saúde mais sustentável. 

Abramed em Foco – Como a demanda dos pacientes por maior acesso a informações de diagnóstico está moldando o mercado e as práticas no setor?

Lauro Garcia – Percebemos claramente a busca por resultados mais rápidos e acesso on-line, o desejo por informações em tempo real e a busca por serviços personalizados. Por consequência, o setor vem constantemente investindo em tecnologia de última geração, análise de big data, inteligência artificial, automação, aplicativos personalizados nos quais o paciente tenha acesso prático e facilitado à sua história clínica de exames, com disponibilização comparativa do seu perfil em linha de tempo. 

O cliente busca sempre soluções práticas e avançadas, com foco na qualidade e precisão dos diagnósticos. Outro aspecto é a integração entre hospitais, clínicas e sistemas de saúde, ampliando a gama de serviços, com o objetivo de aprimorar a experiência do paciente, contribuindo para uma jornada resolutiva e eficaz. A demanda dos pacientes por mais acesso a informações de diagnóstico está impulsionando a inovação e a melhoria do setor de medicina diagnóstica. Estamos nos adaptando às suas necessidades, oferecendo serviços mais convenientes, informativos e personalizados, ao mesmo tempo em que mantemos altos padrões de qualidade e precisão. 

Abramed em Foco – O cuidado personalizado tem impacto positivo na experiência do paciente. Como a medicina diagnóstica se insere nesse contexto?

Lauro Garcia – Nosso segmento pode aprimorar a experiência do paciente ao abraçar o cuidado personalizado, proporcionando atenção individualizada, informações claras e de fácil entendimento, além de apoio contínuo, melhorando a experiência do paciente e contribuindo para tratamentos mais eficazes. Esse cuidado inclui a disponibilização de interpretação personalizada dos resultados de exames, comunicação empática, acesso fácil aos resultados online, personalização dos exames com base nas necessidades individuais do paciente, colaboração e integração com profissionais de saúde, garantia da segurança e privacidade dos dados do paciente, e coleta de feedbacks para melhoria contínua dos serviços e experiência oferecidos.

Abramed em Foco – De forma prática, como o uso da tecnologia tem aprimorado a rapidez e a eficiência dos processos de diagnóstico?

Lauro Garcia – A automação de testes laboratoriais, com equipamentos ultramodernos, permite processar uma grande quantidade de amostras ao mesmo tempo, acelerando a realização de testes como análises de sangue, urina e culturas microbiológicas. Outro aspecto importante é a análise de grandes conjuntos de dados (big data) e o uso de algoritmos de inteligência artificial, que podem ajudar a identificar tendências e padrões em resultados de exames, contribuindo para diagnósticos ainda mais precisos. 

Os aplicativos móveis e portais para pacientes também contribuem de forma significativa, assim como portais online, garantindo um acesso rápido e conveniente. Tecnologias como código de barras e sistemas de rastreamento garantem que as amostras e os equipamentos estejam sempre em conformidade, evitando erros e atrasos. Já a comunicação eletrônica entre laboratórios, clínicas e médicos permite o envio rápido de resultados e relatórios, reduzindo o tempo necessário para obter informações críticas.

Abramed em Foco – A Saúde Suplementar vem passando por grandes desafios em relação a custos. Em sua opinião, quais as possíveis soluções para resolver esse problema, pensando na sustentabilidade de todo o sistema?

Lauro Garcia – Há vários aspectos para considerarmos. Um deles é investir em programas de prevenção e promoção da saúde, incluindo campanhas de conscientização, check-ups regulares e incentivos para um estilo de vida saudável. Isso pode reduzir a incidência de doenças crônicas e a necessidade de tratamento. Outra solução é aproveitar as inovações tecnológicas, como a telemedicina e a análise de big data, para melhorar a eficiência e a coordenação do atendimento, além de reduzir custos operacionais. Além disso, é importante estimular a colaboração entre operadoras de saúde, seguradoras, prestadores de serviços, governo e pacientes, para buscar soluções conjuntas. É importante reconhecer que não há solução única para os desafios de custos na saúde suplementar. Uma abordagem abrangente e multifacetada, que combine várias estratégias, é fundamental para atingir a sustentabilidade do sistema e garantir que os pacientes tenham acesso a cuidados de qualidade a custos razoáveis.

Abramed em Foco – As práticas de ESG são realidade nos mais diversos setores. Como as empresas que atuam com medicina diagnóstica podem contribuir com questões ambientais, sociais e de governança dentro de suas atividades?

Lauro Garcia – É possível contribuir de diversas maneiras, tanto no aspecto ambiental, com gestão de resíduos, eficiência energética e tecnologias que reduzam o consumo de energia em laboratórios e instalações, bem como com a educação de funcionários e pacientes, sobre práticas sustentáveis e conscientização ambiental. Do ponto de vista social, é fundamental garantir o acesso à saúde para diferentes grupos geográficos e socioeconômicos. O aspecto da responsabilidade social corporativa envolve a promoção de campanhas de saúde comunitárias e o aspecto da segurança dos pacientes, com a utilização de práticas seguras e de alta qualidade, que atendam aos padrões regulatórios. No aspecto de governança, destacamos a ética e a transparência, o cumprimento da regulamentação da saúde, a privacidade dos dados e a gestão de riscos garantindo a integridade do negócio e a confiança dos pacientes. Ou seja, uma governança realmente focada em compliance.

Abramed em Foco – Como foi 2023 para a Rede Blessing e quais são as perspectivas de negócios para 2024?

Lauro Garcia – Os anos de 2022 e 2023 foram muito significativos. Em 2022, começamos o projeto de construção da nova sede da Blessing, que foi inaugurada em 24 de outubro de 2023. Neste mesmo ano, adquirimos a Clicor – Medicina Diagnóstica, com atuação no Rio de Janeiro e Ceará. Ainda no segundo semestre, criamos a Rede Blessing. Destaque também para a inauguração da nova sede no Nordeste, em Fortaleza, CE, onde já temos sete unidades e teremos mais duas do Laboratório Blessing e da Clicor, ampliando para nove no estado. Fecharemos 2023 incluindo a inauguração de mais uma unidade Clicor em Botafogo, no Rio de Janeiro. Para 2024, está em nosso planejamento trabalhar o crescimento da rede em mais 10%.

Abramed em Foco – Como você enxerga a atuação da Abramed na medicina diagnóstica? O que espera da entidade como parceira para a melhoria do setor?Lauro Garcia – Esperamos que a Abramed continue desempenhando um papel significativo na melhoria do setor de diversas maneiras. Uma delas é através da representação dos interesses das empresas de medicina diagnóstica perante o governo, reguladores e outras partes interessadas, trabalhando sempre para criar um ambiente regulatório favorável e justo. Também esperamos que continue a colaborar na criação de normas e diretrizes que promovam práticas de alta qualidade, éticas e seguras na medicina diagnóstica, além de incentivar a melhoria contínua, o fomento à pesquisa e à inovação, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas, ajudando a educar o público sobre a importância dos serviços de diagnóstico médico no seu papel de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter