Abramed lança Relatório Anual de Atividades com os destaques de sua atuação em 2023

Documento reflete o trabalho da entidade e o comprometimento dos associados, que desempenham um papel fundamental na saúde suplementar do país

A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) apresenta o seu Relatório Anual de Atividades 2023, com o resumo do trabalho realizado pela entidade durante o ano, sua influência no setor e o resultado das iniciativas. “A Abramed nasceu com a visão de unir esforços para alcançar benefícios mútuos e contribuir para o avanço e a sustentabilidade da área, assim como dos sistemas de saúde”, destaca Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da entidade.

Entre os temas abordados no ano, destaque para o processo de revisão da RDC 302/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que culminou na RDC  786/2023, tendo como principal ponto de atenção a autorização para a realização de exames de análises clínicas para triagem em farmácias. Outros assuntos na área de regulamentação são o Piso Nacional de Enfermagem (PNE), criado pela Lei 14.434/2022, que gerou muita discussão sobre o custeio e a sustentabilidade do sistema; e a Reforma Tributária, que prevê tratamento diferenciado à área de saúde.

Na área de tecnologia, ganharam foco: sustentabilidade do setor e ética digital, salientando a importância do combate a ações de fraude; tecnologia, segurança do paciente e inteligência artificial aplicada ao setor de medicina diagnóstica; além de interoperabilidade e padrão LOINC, imprescindíveis para a gestão eficiente. Falando em gestão, também merecem destaque a integração entre os elos da cadeia e as iniciativas de ESG (governança ambiental, social e corporativa) dos associados.

O Relatório Anual de Atividades traz as ações ao longo do ano dos 11 comitês temáticos da Abramed, que atuam nos desafios e demandas da área de medicina diagnóstica, conforme linha estratégica da entidade, promovendo benefícios significativos para o setor de saúde como um todo.

O material também destaca as pautas e os posicionamentos defendidos pela entidade na mídia, por meio de mais de 2.500 matérias veiculadas em diversos e relevantes veículos de comunicação, bem como os números de engajamento nas redes sociais e a participação em eventos do setor, mostrando seu compromisso com a defesa e a promoção dos interesses da medicina diagnóstica e dos pacientes da saúde suplementar.

Por fim, estão listados os diversos encontros e reuniões com entidades e representantes governamentais dos quais a Abramed participou em 2023, que possibilitaram à associação ser fortemente ativa no debate de temas relevantes à área e na formulação de políticas e regulamentações que têm impacto direto na medicina diagnóstica e no segmento da saúde.

“Este documento reflete não apenas o árduo trabalho da nossa equipe, mas também o comprometimento dos nossos associados, que desempenham um papel fundamental na saúde suplementar do Brasil. Que este relatório seja mais do que um registro de nossas conquistas, mas um testemunho do nosso compromisso contínuo com a excelência, a inovação, a ética, a segurança e a sustentabilidade”, salienta Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.

O Relatório Anual de Atividades 2023 pode ser baixado gratuitamente no site da Abramed.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter