Presidente dos Conselhos do InRad e do InovaHC, do HCFMUSP, o médico também foi Secretário de Estado da Saúde de São Paulo
4 de setembro de 2024 – A sexta edição do prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld foi para o médico Giovanni Guido Cerri. A cerimônia de premiação aconteceu durante a 8ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde – FILIS, realizada dia 29 de agosto, no Teatro B32, em São Paulo. A homenagem, criada pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), reconhece personalidades que se destacaram por contribuições significativas para o avanço do setor de saúde.
Giovanni Guido Cerri é professor titular de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP; presidente dos Conselhos dos Institutos de Radiologia (InRad) e de Inovação (InovaHC), do Hospital das Clínicas da FMUSP; além de membro titular e da diretoria da Academia Nacional de Medicina e da Academia Paulista de Medicina. É responsável pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem do Hospital Sírio-Libanês, além de presidente do Instituto Coalizão Saúde (ICOS) e membro do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Formado pela Faculdade de Medicina da USP em 1976, o homenageado fez doutorado e livre-docência na mesma Instituição. Presidiu a Sociedade Paulista de Radiologia, o Colégio Brasileiro de Radiologia e o World Federation of Ultrasound in Medicine and Biology. Foi diretor científico da Associação Médica Brasileira (AMB), presidente do Conselho e diretor geral do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e presidiu os Conselhos do Hospital das Clínicas da FMUSP e da Fundação Faculdade de Medicina. Também atuou como diretor da Faculdade de Medicina da USP por dois mandatos.
Participou de Conselhos de diversas outras entidades, entre elas: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (Abimed), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Hospital Sírio-Libanês, Dasa e Fundação Zerbini. Foi Secretário de Estado da Saúde de São Paulo de 2011 a 2013.
“Tivemos a honra de reconhecer um profissional que é referência para todos nós, por sua vasta contribuição acadêmica e institucional para o desenvolvimento da radiologia no Brasil. Sua dedicação incansável e liderança em projetos inovadores, como os do InovaHC, exemplificam o espírito do Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld. Esta homenagem é um tributo ao legado e ao impacto positivo que o Dr. Giovanni Guido Cerri continua a exercer no nosso setor”, declarou Cesar Nomura, presidente do Conselho de Administração da Abramed, durante cerimônia.
“Sinto-me honrado em receber o Prêmio Dr. Gastão Rosenfeld. Conheci e convivi com o Dr. Gastão, com quem compartilhei momentos no conselho da Dasa. Esse reconhecimento é especialmente significativo para mim, pois valida a trajetória que construí na radiologia e no diagnóstico por imagem. Este é, sem dúvida, um momento muito importante da minha carreira”, disse Cerri.
Sobre o Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld
A premiação leva o nome do Dr. Luiz Gastão Rosenfeld (in memoriam), que foi membro da Câmara Técnica da entidade e uma das maiores autoridades em patologia clínica e hematologia do Brasil.
Já receberam a honraria: Jarbas Barbosa, Subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas; Mayana Zatz, bióloga molecular, geneticista e docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências de Universidade de São Paulo; Margareth Dalcolmo, médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Dimas Tadeu Covas, Presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan; e Alberto Duarte, pesquisador, doutor em Nefrologia pela Unifesp, pós-doutor pela Harvard Medical School e diretor de Análises Clínicas da Rede D´Or SP.