O objetivo é identificar potenciais riscos nos serviços de mamografia e promover melhorias nos equipamentos utilizados
Em uma importante iniciativa para fortalecer a qualidade dos equipamentos de mamografia no Brasil, a Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com apoio da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), acaba de lançar uma cartilha voltada para gestores de saúde.
O material faz parte do projeto “Com a Visa no Peito”, cujo objetivo é identificar potenciais riscos nos serviços de mamografia e promover intervenções que garantam a segurança e a qualidade dos equipamentos utilizados.
A cartilha é uma ferramenta prática para auxiliar gestores na implementação de boas práticas e controle de qualidade em seus serviços, seguindo os Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI) e a Planilha Síntese de Testes de Controle de Qualidade.
Os ROI são roteiros padronizados que seguem o Modelo de Avaliação de Risco Potencial (MARP®). Já a Planilha Síntese dos Testes de Controle de Qualidade é uma ferramenta complementar para apresentação dos resultados dos testes. Cada linha corresponde a um dos 31 testes de controle de qualidade obrigatórios aos mamógrafos. Basta preencher os dados de valor/medida/avaliação e o resultado para ter uma visão organizada e clara de cada equipamento.
A cartilha explica como utilizar esses materiais para facilitar o monitoramento de conformidade e auxiliar na detecção de não conformidades, promovendo uma rápida ação corretiva. Assim, a Anvisa busca incentivar a melhoria contínua, permitindo ao gestor realizar uma autoavaliação, promover a qualidade interna do serviço e garantir o alinhamento com as exigências regulatórias.
“Essa cartilha é um passo importante para promover a segurança nos serviços de mamografia em todo o Brasil. Trabalhamos junto com a Anvisa para desenvolver uma ferramenta que ofereça não apenas conformidade regulatória, mas também mais autonomia para os gestores. A Abramed incentiva fortemente que seus associados e todo o mercado adotem essas práticas. Acreditamos que essa iniciativa terá um impacto positivo na qualidade do diagnóstico”, destaca Milva Pagano, diretora executiva da Abramed.
A cartilha está disponível para download gratuito aqui