Abramed assina atualização do acordo setorial pela ética em saúde, liderado por IES e ANS

Abramed assina atualização do acordo setorial pela ética em saúde, liderado por IES e ANS

Foram incorporadas diretrizes específicas relacionadas ao uso de algoritmos de inteligência artificial, considerando suas vantagens e riscos

13 de novembro de 2024 – No dia 7 de novembro de 2024, durante o Rio Health Fórum, Milva Pagano, diretora-executiva da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), assinou a atualização do Marco de Consenso para a Colaboração Ética Multissetorial na Área de Saúde, liderado no Brasil pelo Instituto Ética Saúde (IES) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Esse marco, lançado em 17 de agosto de 2021 no país, foi firmado por mais de 35 entidades, além de instituições governamentais e reguladoras. Em 2023, o Vaticano chamou atenção para o tema “Ética dos Algoritmos” para garantir que o uso da inteligência artificial seja de fato para o bem da humanidade. Por isso, vai promover, de 25 a 29 de novembro de 2024, o VIII Seminário de Ética no Gerenciamento da Saúde, na Itália.

Com base nisso, a atualização de 2024 incorporou diretrizes específicas relacionadas à ética no uso de algoritmos de inteligência artificial, reconhecendo tanto as vantagens quanto os riscos e vieses que essas ferramentas podem apresentar.

Os novos itens introduzidos no documento destacam a necessidade de programas de educação e treinamento que assegurem a confidencialidade e o uso responsável da IA. As partes signatárias também se comprometem com o cumprimento do dever de informar sobre o uso dessas tecnologias, a não substituição completa da decisão humana e a responsabilização dos envolvidos.

“A assinatura do Marco de Consenso reforça o compromisso da Abramed em manter os mais altos padrões no setor de medicina diagnóstica. Para nós, a responsabilidade ética é fundamental em todas as fases do diagnóstico, principalmente ao adotar novas tecnologias, como a inteligência artificial. Esta atualização é essencial para garantir que essas inovações sejam utilizadas de forma segura e responsável, priorizando a precisão e a confidencialidade dos dados dos pacientes”, disse Milva.

O acordo setorial, considerado um dos maiores do mundo na área da saúde, foi assinado por representantes de entidades como Abimed, Abiis, Abimo, Interfarma, entre outras, além de empresas e figuras públicas, com o apoio de instituições como Opas, Fiocruz e o Ministério da Saúde. O objetivo é fortalecer a confiança e colaboração em questões éticas, promovendo um ambiente de integridade e transparência na saúde brasileira.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Veja também