Deputado federal e médico é reconhecido pelo papel de articulador político em defesa da Saúde em meio à polarização nacional
O deputado federal e médico Pedro Westphalen (PP/RS) foi homenageado com a sétima edição do Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld, concedido pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), o prêmio é um reconhecimento a profissionais que estimulam o desenvolvimento e a melhoria da saúde brasileira. A entrega ocorreu durante a 7ª edição do prêmio, realizada no 9º Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS), no Teatro B32, em São Paulo.
Na abertura da solenidade, César Nomura, presidente do Conselho de Administração da Abramed, destacou o caráter inédito da escolha: pela primeira vez, a honraria não foi concedida a um pesquisador ou professor, mas a um parlamentar. “Vivemos um momento de grande polarização no país. O deputado Pedro Westphalen tem sido uma voz de equilíbrio em Brasília, capaz de unir diferentes players em torno de pautas propositivas em defesa da Saúde. Trata-se de uma atuação discreta, mas decisiva para avanços no setor”, afirmou.
Ao receber a homenagem, Westphalen ressaltou a importância da aproximação da política com a Saúde. “Não trabalhamos pelo reconhecimento, mas pelos resultados. Quando ele acontece, é sinal de que estamos no caminho certo. Nossos propósitos precisam trazer avanços para a sociedade e é ela que deve ganhar com o nosso trabalho”, declarou.
O parlamentar também reforçou a relevância da conexão institucional entre a Abramed e o Congresso Nacional: “O parlamento é a casa do dissenso. Isso não quer dizer ter inimigos, mas debater. Sempre vi nosso segmento afastado da política, mas hoje temos mais de 1.700 projetos em tramitação na Comissão de Saúde que impactam diretamente o setor. Essa aproximação da Abramed com o parlamento é de extrema importância e me enche ainda mais de vontade de trabalhar”,
Com seis mandatos parlamentares e uma carreira igualmente dedicada à medicina, Westphalen destacou que a experiência adquirida amplia sua responsabilidade: “Sempre procurei me preparar para fazer aquilo que fiz. Isso nos dá conhecimento, experiência, e com toda essa bagagem eu não tenho o direito de ficar quieto diante dos desafios da sociedade. Meu compromisso é continuar contribuindo”.
Sobre o Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld
Criado em 2018, o Prêmio leva o nome do patologista Luiz Gastão Rosenfeld (in memoriam), referência nacional em hematologia e patologia clínica, e membro da Câmara Técnica da Abramed. Já foram homenageados:
-Giovanni Guido Cerri, Presidente dos Conselhos do InRad e do InovaHC, do HCFMUSP e ex-secretário de Estado da Saúde de São Paulo.
-Jarbas Barbosa, Subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas;
-Mayana Zatz, bióloga molecular, geneticista e docente do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo;
-Margareth Dalcolmo, médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
-Dimas Tadeu Covas, Presidente do Instituto Butantan e do Conselho Curador da Fundação Butantan;
-Alberto Duarte, pesquisador, doutor em Nefrologia pela Unifesp, pós-doutor pela Harvard Medical School e diretor de Análises Clínicas da Rede D´Or SP.