Presença intensa da entidade evidenciou o compromisso com inovação responsável, eficiência e melhoria contínua do cuidado em saúde.
A Abramed marcou presença na FISWeek 2025, o maior evento de inovação, criatividade e tendências da saúde da América Latina, realizado de 5 a 7 de novembro, no Rio de Janeiro. Com mais de 7 mil participantes e 1.400 executivos C-level, o encontro se consolidou como um dos principais pontos de convergência do ecossistema de saúde no país.
Nesse ambiente altamente qualificado, a Associação ampliou seu protagonismo ao organizar dois painéis, participar de outros dois debates e levar ao palco lideranças que avançam discussões centrais para o futuro da saúde: da adoção responsável da IA à interoperabilidade, passando pela digitalização de dados e pela eficiência assistencial.
O primeiro painel promovido pela Abramed foi “Inovação com Responsabilidade: Desafios para Estruturar o Uso da IA com Segurança, Eficiência e Acesso”. Moderado por Milva Pagano, Diretora Executiva da Associação, o debate reuniu Augusto Antunes, da Axial Inteligência Diagnóstica – Grupo Alliança; Lucas Bonafé, do Machado Nunes Advogados; e Manuel Coelho, da Siemens Healthineers.
Os participantes trouxeram perspectivas complementares sobre governança, validação, segurança e aplicação prática da IA no cotidiano da Medicina Diagnóstica. A conversa evidenciou que inovação só se sustenta quando acompanhada de ética, rigor e impacto assistencial — pilares que orientam a atuação técnica da Abramed.
Dois dias depois, a Associação voltou ao palco com o painel “Interoperabilidade: Pilar da Eficiência e do Cuidado em Saúde”, que também foi moderado por Milva Pagano. Atualpa Aguiar, da MedSênior; Jacqueline Torres, da Agência Nacional de Saúde (ANS); e Jussara Macedo, da HL7 Brasil, discutiram a urgência de padrões nacionais, integração entre sistemas e governança de dados para reduzir desperdícios, apoiar decisões clínicas e aprimorar a coordenação do cuidado. A interoperabilidade foi reafirmada como um dos alicerces da transformação digital no país.
Ainda durante o evento, a entidade participou do painel “Próximos Passos: Digitalizando e Unificando os Dados na Saúde”. Com mediação de Milva Pagano e presença de Alessandra Zanqueta, da ZMed;, Luciana Albuquerque, da Secretaria Municipal de Saúde de Recife; e Victor Hugo Nascimento, integrante do #EcossitemaFIS, a discussão reforçou que a consolidação de padrões de troca de informação, aliada à segurança dos dados, é determinante para uma jornada de cuidado fluida e integrada.
Já no painel “Reimaginando a Imagem com IA”, realizado no último dia do evento, Cesar Nomura, Presidente do Conselho de Administração da Abramed, participou como speaker ao lado de Daniel Vital, da Harpia AI, e Flavio Carneiro, da MV S/A, sob moderação de Iomani Engelmann, da Pixeon.
A conversa reforçou o protagonismo da Medicina Diagnóstica na adoção de IA, especialmente na radiologia, área que concentra o maior número de algoritmos aprovados globalmente.
A participação intensa da Associação na FISWeek 2025 evidencia, mais uma vez, seu compromisso com a construção de um ecossistema de saúde mais integrado, seguro, eficiente e orientado por evidências. Ao liderar debates sobre IA, interoperabilidade e saúde digital e contribuir em discussões de sustentabilidade e acesso, a entidade reafirma seu papel como interlocutora técnica entre setor privado, indústria, formuladores de políticas públicas e sociedade.