Grandes líderes do setor apresentaram dados de mercado para jornalistas das mídias impressa, eletrônica, televisiva e, também, do rádio
15 de Março de 2019
Na sexta-feira, 15 de março, a Abramed realizou a primeira edição do Bootcamp de Jornalismo
em Saúde e reuniu, em sua sede em São Paulo, grandes líderes do setor a fim de levar
informação de qualidade e desmistificar dados falaciosos que são divulgados sobre a saúde
brasileira. Na plateia estiveram jornalistas das mídias impressa, eletrônica, televisiva e,
também, do rádio.
“Nos profissionalizamos e, ao perceber que tanto a sociedade quanto a mídia utilizavam dados
de terceiros, nos mobilizamos e trabalhamos muito para publicar nosso primeiro Painel com o
DNA do Diagnóstico no Brasil”, comentou a presidente do Conselho da Abramed, Cláudia
Cohn, a respeito da publicação lançada em meados de 2018 pela Abramed que, de forma
inédita, consolidou dados da medicina diagnóstica no país.
Após a apresentação de Cláudia, parceiros e representantes de algumas das associadas fizeram
suas apresentações trazendo números relevantes e tirando as dúvidas de todos os
influenciadores presentes. William Malfatti, do Grupo Fleury e que atua como diretor do
Comitê de Comunicação Abramed, fez uma introdução reforçando a importância do combate
às fake news. “Vivemos em uma era de desinformação e epidemia de fake news. Temos, hoje,
o intuito de nos aproximarmos de vocês para divulgação das informações mais adequadas. A
gente trata da saúde e vocês cuidam da comunicação”, disse.
Abrindo a agenda de palestras, Patrícia Holland, diretora-executiva da BP Medicina
Diagnóstica, falou sobre a importância do bom relacionamento dos formadores de opinião
com stakeholders de saúde; Lídia Abdalla, CEO do Sabin e membro do Conselho Deliberativo
da Abramed, fez uma apresentação sobre o impacto e a interação do diagnóstico no apoio à
conduta médica; e Leandro Figueira e Eliezer Silva, respectivamente diretor de relacionamento
da Alliar Médicos à Frente e diretor de medicina diagnóstica do Hospital Israelita Albert
Einstein, apresentaram a responsabilidade do diagnóstico para equilíbrio econômico do
sistema. “Temos, no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas trabalhando na área de saúde sendo
que 15% delas estão no setor de medicina diagnóstica”, pontuou Silva.
A programação contou ainda com uma apresentação bastante completa de Wilson Shcolnik,
presidente da SBPC/ML e diretor da Câmara Técnica da Abramed, sobre mitos e verdades no
que tange ao desperdício e à subutilização no segmento de medicina diagnóstica. Na
sequência, Emerson Gasparetto, vice-presidente médico do Dasa, e Gustavo Meirelles, gestor
médico em Radiologia com ênfase em Estratégia e Inovação do Grupo Fleury falaram sobre
inovação em diagnósticos e benefícios aos pacientes.
Encerrando a manhã, o vice-presidente do Conselho da Abramed, Conrado Cavalcanti, fez uma
apresentação bastante valiosa sobre as tendências do setor. Na ocasião, apresentou números
do segmento. “Em 2017 as empresas associadas à Abramed atenderam 30 milhões de
pacientes”, disse ao relembrar que vivemos em uma época de mudança de perfil na qual o
paciente está a cada dia mais empoderado, exigente e engajado.
Devido ao sucesso da primeira edição do Bootcamp de Jornalismo em Saúde, a Abramed
planeja realizar novas edições em um futuro próximo. O intuito é criar um bom canal de
comunicação com a mídia a fim de que todas as informações por ela divulgadas sejam validadas pela Associação que hoje representa 50,2% no volume de exames realizados na saúde suplementar brasileira.