Segundo levantamento da Associação, a taxa de positividade para gripe alcançou 27,3% no início de abril, índice três vezes superior ao registrado no mesmo período do ano anterior, evidenciando um cenário de transmissão ainda intensa em diversas regiões do país.
Na reportagem, o médico patologista clínico e líder do Comitê Técnico de Análises Clínicas da Abramed, Carlos Eduardo Ferreira, explicou que, apesar da estabilização dos indicadores após semanas consecutivas de crescimento, a circulação do vírus permanece em patamar elevado e pode continuar pressionando consultas e atendimentos por sintomas respiratórios.
Dados mais recentes da entidade mostram que, após queda entre as semanas epidemiológicas 13 e 19, a taxa de positividade para influenza voltou a crescer no intervalo de 17 a 23 de maio de 2026 (SE 20), saltando de 22,9% para 31,4%. O percentual segue muito acima do observado no mesmo intervalo de 2025, quando a positividade era de 17,0%.
A matéria destacou a relevância da vacinação e do diagnóstico para a resposta assistencial diante desse cenário de alta.
Confira a matéria completa no portal do Terra.