A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein atua na saúde privada e na saúde pública em todas as etapas da assistência, ensino e educação, consultoria, pesquisa e inovação e responsabilidade social.

A estrutura de prestação de serviços é formada por 12 unidades de saúde privada em São Paulo, 1 em Sorocaba (SP) e 1 em Goiânia (GO). No Sistema Único de Saúde (SUS) são 30 unidades, operadas por meio de contrato de gestão e convênios com as prefeituras de Mogi das Cruzes e São Paulo. Além disso, na frente de Ensino tem 6 unidades em São Paulo, 1 no Rio de Janeiro (RJ) e 1 em Belo Horizonte (MG).

O Einstein possui títulos de Utilidade Pública nos âmbitos municipal, estadual e federal e Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde. O Hospital mantém também uma Organização Social da Saúde.

O primeiro caso de Covid-19 no Brasil foi diagnosticado no Einstein, em um paciente vindo da Itália, e notificado ao Ministério da Saúde no dia 25 de fevereiro, mas a preparação para lidar com a doença começou em dezembro de 2019, assim que o novo coronavírus foi identificado. Várias ações foram adotadas para garantir a capacidade de atendimento em todos os seus aspectos. Em abril o Einstein ampliou a capacidade de testagem laboratorial para cerca de 3 mil RT-PCR por dia. Em maio, desenvolveu o primeiro exame genético para detectar Covid-19 em larga escala, e em dezembro, lançou novo teste sorológico que detecta a presença de anticorpos neutralizantes ao novo coronavírus.

Com o uso de inteligência artificial, desenvolveu um sistema que torna mais ágil a análise de radiografias de tórax para a identificação de lesões pulmonares associadas à doença. Também disponibilizou a hospitais públicos o serviço de telerradiologia para apoio à análise de tomografias.

O serviço de atendimento domiciliar foi ampliado em 2020. Além da coleta de exames laboratoriais e vacinação, passou a incluir eletrocardiograma, ultrassonografia e  polissonografia, evitando os deslocamentos. No total, o Einstein até Você realizou 870 mil atendimentos, um crescimento de 135% em relação a 2019.

Ano de Fundação

1955

Tipos de exames realizados

Análises Clínicas, Diagnóstico por Imagem, Anatomia Patológica e Exames Genéticos

Abrangência geográfica

SP, RJ, GO, MG, ES, PA, PE e DF

Número de unidades

44

Número de funcionários

18.578

Número de pacientes atendidos/ano

1.969.752

Número de marcas com que atua

1