Inaugurado em 1955, o Hospital Nove de Julho é uma das principais referências do país em medicina de alta complexidade. Certificado pela Joint Commission International – JCI, o hospital é destaque nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cardiologia, ortopedia, trauma e queimados, oncologia e onco-hematologia. Possui 414 leitos, 22 salas cirúrgicas (três para robóticas e duas híbridas com Hemodinâmica e Ressonância Magnética) e 105 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que recebeu pelo quinto ano consecutivo o selo de UTI top performer, concedido às UTIs com os melhores resultados clínicos.
Com mais de 3.000 colaboradores e cerca de 5.500 médicos cadastrados, o Hospital é precursor na adoção de novas tecnologias, foi um dos primeiros na implantação de cirurgias robóticas, ainda em 2012, e o primeiro a realizar enxertos com células-tronco, com bioimpressoras 4D. Hoje, além do grande número de cirurgias realizadas é um dos hospitais formadores de médicos na área de urologia.
Com um completo centro de diagnóstico, oferece a médicos e pacientes toda infraestrutura para atendimentos de alta complexidade, com os mais altos níveis de qualidade e excelente desfecho clínico.
Como parte da maior rede de saúde integrada, a Dasa, o Hospital Nove de Julho firmou ainda no ano de 2022 uma parceria com o Instituto DIS (Diversidade e Inclusão na Saúde) para contratação de médicos pretos.