De presenciais para virtuais – Pandemia exigiu adaptações, mas Abramed manteve ampla agenda de eventos

De presenciais para virtuais – Pandemia exigiu adaptações, mas Abramed manteve ampla agenda de eventos

Quinta edição do FILIS foi adiada para 2021; crise estimulou a criação da série #DiálogosDigitais Abramed

3 de dezembro de 2020

Devido a pandemia de COVID-19 e ao necessário distanciamento social como estratégia para reduzir a disseminação do novo coronavírus, o Brasil está, desde março, sem os eventos corporativos presenciais que rotineiramente possibilitavam o encontro profissional e a troca de conhecimentos. A solução, adotada por muitos setores, foi converter os encontros físicos em virtuais mantendo, assim, a capacidade dos líderes dialogarem.

Para a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), essa interrupção no calendário de eventos inviabilizou a realização da quinta edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS) – promovido anualmente para debater os desafios da medicina diagnóstica no país junto com as principais lideranças do setor –, assim como de outros eventos organizados pela entidade e sua presença em congressos e feiras de parceiros da saúde.

Porém, o afastamento físico não atravancou a história de sucesso da Associação na promoção de eventos de qualidade. Durante a pandemia, além de os executivos da entidade participarem semanalmente de diversos webinars e congressos on-line, foi ao ar o #DiálogosDigitais Abramed, uma série de oito episódios de debates virtuais reunindo toda a cadeia de saúde.

Confira, abaixo, um pouco do histórico Abramed na promoção de encontros altamente relevantes para o setor.

Fórum Internacional de Lideranças da Saúde – FILIS

A decisão de adiar o encontro para 2021 foi tomada ainda no mês de março, visto que o cenário era de muita incerteza diante da rápida disseminação de um patógeno desconhecido. “Compreendemos, na ocasião, que todos os esforços deveriam estar direcionados ao combate ao novo coronavírus e ao gerenciamento do seu impacto ao longo dos meses e que o segundo semestre deste ano estaria repleto de desafios. Vemos, hoje, que foi uma decisão bastante acertada”, comenta Priscilla Franklim Martins, diretora-executiva da Abramed.

A não realização este ano não afeta a trajetória de sucesso do evento que reúne mais de 500 participantes a cada edição. “Lá atrás, ao planejar o fórum, fomos ousados, mas o sonho de contribuir e inspirar as lideranças da saúde nos permitiu sonhar alto”, comenta Claudia Cohn que, durante sua gestão como presidente do Conselho de Administração da Abramed (entre 2011 e 2019), foi uma das grandes responsáveis pela idealização e concretização da primeira edição do projeto, em 2016.

Aumentar a qualidade da assistência pela troca de experiências foi o motor propulsor do FILIS. “O fórum nasceu da necessidade de trazer luz a um importante elo que permeia todo o sistema de saúde e que é fundamental para a melhor assistência aos pacientes: a medicina diagnóstica”, diz Guilherme Ferri, consultor de Marketing da Associação na ocasião do lançamento. O executivo relata que, desde a concepção, o FILIS sempre teve, como premissa, a promoção de um debate saudável, construtivo e que envolvesse todo o setor a fim de explorar conceitos e novos modelos tendo a saúde do cidadão brasileiro sempre no centro da conversa.

Quando se pensa em abrir espaço para que todos os atores da complexa cadeia de saúde possam dialogar e se apresentar, o evento não encontra barreiras setoriais tampouco geográficas. “Já trouxemos, para a agenda do FILIS, um procurador do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para comparar nossos conceitos a modelos internacionais, e uma mulher, advogada e negra, referência nos Estados Unidos, para falar sobre compliance e enfatizar os importantes debates que circundavam o segmento na ocasião”, diz Claudia.

Para a executiva, que hoje segue atuante na Abramed, porém agora como membro do Conselho de Administração, o sucesso do evento está na busca do crescimento pela qualidade, e não pela quantidade. “Construímos plateias e debates diferenciados”, relata.

A quinta edição está planejada 2021. “Não realizar o evento em meio à pandemia não fez com que nossas equipes deixassem o planejamento da próxima edição de lado. Seguimos trabalhando para, no próximo ano, entregarmos um fórum ainda mais completo, robusto e especializado. Com tantos acontecimentos que colocaram a medicina diagnóstica como protagonistas da saúde, teremos muito o que debater e não há dúvidas de que o conteúdo terá uma qualidade surpreendente”, diz Priscilla.

Além de uma agenda de alto nível, Ferri acredita que o pensamento coletivo comandará muitas das discussões nas próximas edições. “Teremos debates saudáveis sobre como a união pode levar à uma melhor gestão do setor e falaremos muito sobre inovação, impactos regulatórios setoriais e em como tornar a medicina diagnóstica ainda mais integrada como vetor de solução, prevenção e acesso”, comenta.

Para Claudia, sonhar com uma saúde melhor sempre será uma meta. “O diagnóstico virou protagonista e teve sua importância ainda mais reconhecida durante a pandemia. Assim, a pesquisa e o desenvolvimento, bem como o cuidado incondicional, certamente serão parte das discussões que veremos nas próximas edições do FILIS”, finaliza.

Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld – Criado pela Abramed em 2018, na terceira edição do FILIS, o Prêmio Dr. Luiz Gastão Rosenfeld faz uma homenagem ao médico hematologista e patologista clínico que foi membro da Câmara Técnica da Abramed, além de diretor de Relações Institucionais do DASA e conselheiro do Hospital Israelita Albert Einstein. A premiação destaca, anualmente, profissionais que fomentam o desenvolvimento e a melhoria da saúde no Brasil.

“Reconhecer o legado de Rosenfeld é mais do que uma obrigação. Se a Abramed existe e, depois de uma década, comemora sua consolidação, devemos muito a esse profissional que também enxergou a necessidade de o setor de medicina diagnóstica ser uníssono, provocando todos os atores a trabalharem em conjunto”, comenta Priscilla.

#DiálogosDigitais

A série #DiálogosDigitais Abramed nasceu, em 2020, durante a pandemia de COVID-19, como forma de manter, mesmo à distância, o relacionamento entre diversos elos da cadeia de saúde. “2020 seria um ano de comemorações para a Abramed, que completa uma década de atuação no setor. Planejamos doze meses de muitas atividades e encontros presenciais, mas a pandemia nos pegou de calça curta e tivemos de nos reinventar. Por isso decidimos fazer, nesse momento de muitas dificuldades, o que há dez anos fazemos muito bem, que é dialogar com toda a cadeia do nosso setor”, explica Priscilla.

Entre agosto e novembro foram realizados oito episódios que promoveram conversas sobre os impactos e aprendizados da COVID-19, telessaúde, jornada do paciente, futuro dos suprimentos, cuidado inteligente e LGPD. Com milhares de visualizações, todas as edições estão disponíveis no canal do YouTube da entidade. Clique AQUI para acessar.

Bootcamp de Jornalismo em Saúde

Em 2019 a Abramed promoveu, pela primeira vez, o Bootcamp de Jornalismo em Saúde. Na ocasião, grandes líderes do setor estiveram reunidos na sede da entidade em São Paulo a fim de levar informação de qualidade e desmistificar dados falaciosos divulgados a respeito da saúde no Brasil a um grupo de jornalistas das mídias impressa, eletrônica, televisiva e, também, do rádio.

A segunda edição ocorreu em 2020 já em um cenário de pandemia e, portanto, foi realizada virtualmente justamente em um momento em que a medicina diagnóstica estava sob os holofotes da grande mídia. Na ocasião, especialistas da área explicaram as diferenças entre os testes para diagnóstico da COVID-19, falaram sobre o impacto do diagnóstico tardio de outras tantas doenças que não esperam a pandemia passar para se manifestarem, e tiraram dúvidas de profissionais da imprensa que participaram do encontro on-line. Clique aqui para acessar a segunda edição.

Participações em feiras e eventos de parceiros

O calendário de eventos da Abramed sempre considerou a participação da entidade nas principais feiras de negócios e encontros de parceiros realizados anualmente no cenário de saúde nacional. Além de marcar presença na Feira Hospitalar, principal evento do setor nas Américas, com estande e promoção de palestras diversas; a entidade em 2020 tinha confirmado sua presença na primeira edição da Medical Fair Brasil, spin-off da MEDICA, principal feira de saúde do mundo. Devido à pandemia, A MFB foi adiada para 2021, assim como a Feira Hospitalar.

Também estão na agenda anual da Associação a participação em eventos promovidos por parceiros como Aliança Saúde Populacional (ASAP), Alliance for Integrity, Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Fenaess), Fórum Healthcare Business, Fórum Inovação Saúde (FIS), Global Summit Telemedicine & Digital Health, Grupo Mídia, Informa Markets, Instituto Coalizão Saúde (ICOS), Instituto Ética Saúde, PwC Brasil, Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), South America Health Education (SAHE) e Unidas Autogestão em Saúde.

#especial10anos

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter