Em 2021, Abramed se destaca com a produção e participação de eventos virtuais e presenciais

Em 2021, Abramed se destaca com a produção e participação de eventos virtuais e presenciais

Quinta edição do FILIS foi pela primeira vez 100% virtual; entidade ampliou agenda com atuação nos principais encontros de parceiros realizados anualmente no cenário de saúde nacional

O ano marcou a volta do FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde, evento promovido anualmente pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que nasceu da necessidade de trazer luz à medicina diagnóstica, considerada um elo que permeia todo o sistema de saúde e que é fundamental para a melhor assistência aos pacientes.

Após quatro edições de sucesso, o encontro já consagrado na área da saúde como um importante evento que reúne líderes e gestores responsáveis pelas tomadas de decisões estratégicas no setor, foi adiado em 2020 diante do cenário de incertezas devido à rápida disseminação do novo coronavírus.

O 5º FILIS começou antes mesmo da data oficial do encontro (13 e 14 de outubro), com a realização, em 14 de setembro, de um evento virtual de aquecimento, que reuniu grandes líderes da saúde em um debate sobre movimentos empresariais da medicina diagnóstica e dados setoriais.

Com o tema “A Medicina Diagnóstica de hoje na construção do sistema de saúde do amanhã”, a quinta edição foi gratuita, em formato 100% virtual e  interativo, com participação ativa do público em tempo real, além de palestrantes nacionais e internacionais discutindo as vertentes mais urgentes não somente da medicina diagnóstica, mas da saúde como um todo. O evento ainda trouxe salas paralelas após as temáticas principais nos dois dias, onde foram apresentados assuntos específicos relacionados à telemedicina, LGPD e covid-19.

Entre as participações, o evento contou com a abertura do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que falou sobre a importância do diagnóstico na coordenação da pandemia e como as relações entre os sistemas público e privado de saúde são indispensáveis para a melhor sustentabilidade do setor. 

A revisão de algumas resoluções por parte dos órgãos reguladores e a saúde baseada em valor também foram apontadas pelos especialistas que participaram do evento como pontos importantes para que a saúde seja sustentável para todos os elos da cadeia, assim como o compromisso com a qualidade dos serviços prestados. 

Os debates da quinta edição do FILIS ainda destacaram o legado e os desafios da medicina diagnóstica no pós-pandemia, a importância das novas tecnologia ao sistema de saúde e apontaram o paciente no centro do atendimento, o acesso aos cuidados, a sobrecarga do sistema no pós-pandemia, a formação de profissionais e a fragmentação da saúde como alguns dos desafios econômicos para o segmento. 

Confira a cobertura completa do 5º FILIS na newsletter especial do evento.

Bootcamp de Jornalismo em Saúde

A Abramed, em 2019, promoveu, pela primeira vez, o Bootcamp de Jornalismo em Saúde, com o objetivo de levar informação de qualidade e desmistificar dados falaciosos divulgados a respeito da saúde no Brasil a jornalistas das mídias impressa, eletrônica, televisiva e, também, do rádio.

Assim como em 2020, devido à pandemia de covid-19, este ano a terceira edição do Bootcamp Abramed de Jornalismo em Saúde foi realizada virtualmente, no dia 25 de fevereiro, e contou com jornalistas da grande mídia nacional interessados nas atualizações acerca do papel da medicina diagnóstica na pandemia um ano após a confirmação do primeiro caso de covid-19 no país.

O encontro trouxe o perfil da entidade; dados atualizados sobre a participação da medicina diagnóstica privada no controle da pandemia de covid-19; e a queda no número de procedimentos eletivos durante o ano de 2020.

Especialistas também explicaram as variantes do novo coronavírus; a evolução dos exames para detecção da covid-19 e o que devemos esperar com a imunização advinda das vacinas; e tiraram dúvidas de profissionais da imprensa presentes no encontro on-line. Clique aqui para acessar a terceira edição do evento.

Participações Abramed em eventos de parceiros

O calendário de eventos da Abramed sempre considerou a participação da entidade nos principais encontros de parceiros realizados anualmente no cenário de saúde nacional.

Mais uma vez, a entidade marcou presença virtualmente no Digital Journey, promovido  pela Feira Hospitalar, já que, devido à pandemia, o principal evento do setor nas Américas foi adiado para 2022. Assim como a primeira edição da Medical Fair Brasil, também marcada para o próximo ano, e que em 2021 realizou o Medical Conecta, contando com a presença on-line da Abramed.

Pela primeira vez, a Abramed esteve presente na programação oficial da 51ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR), realizada entre 22 e 25 de setembro, retomando os eventos presenciais, com uma extensa programação, permeando diversas especialidades e áreas da medicina diagnóstica. O presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik, foi o moderador do debate com especialistas sobre segurança em saúde digital e LGPD  e como isso afeta o setor, onde apresentou em primeira mão o Guia de Boas Práticas em Proteção de Dados para o Setor de Medicina Diagnóstica – uma publicação concretizada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Proteção de Dados da Associação.

No formato ainda digital, a entidade também participou de vários eventos do setor ao longo de todo o ano de 2021, como os Diálogos Brasil-Reino Unido em Saúde Digital, promovidos Governo Britânico no Brasil e o Instituto Coalizão Saúde (ICOS); Healthcare Talks e Welcome Saúde, do Grupo Mídia; webinar sobre o protagonismo feminino na saúde suplementar, da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas); workshop on-line sobre diferentes testes de covid-19, do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs); ações e perspectivas para a saúde no Brasil, do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia (ComSaude), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); lançamento do Índice de Serviços (ISe), da Frente Parlamentar do Setor de Serviços (FPS); I Congresso Brasileiro de Raciocínio Clínico; III Fórum de Segurança do Paciente, do Conselho Federal de Medicina (CFM); Encontro Estratégico do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp); 3º Global Summit Telemedicine & Digital Health, da Associação Paulista de Medicina (APM) em parceria com o Transamerica Expo Center; e webinar “O papel da medicina diagnóstica na GPS – Gestão de Saúde Populacional – O que podemos e devemos incentivar sem gerar desperdícios?”, promovido em parceria com a Aliança para a Saúde Populacional (Asap).

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter