Número de exames de covid-19 realizados na rede privada e taxa de positividade se mantêm estável

Número de exames de covid-19 realizados na rede privada e taxa de positividade se mantêm estável

Segundo dados da Abramed, a taxa de positividade na semana de 25 de novembro a 1 de dezembro chegou a 19,2%

Na semana de 25 de novembro a 1 de dezembro de 2023, foram realizados pelas empresas associadas à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) 11.716 exames de covid-19, com taxa de positividade de 19,2%. Os associados à Abramed representam cerca de 65% do volume de exames realizados na saúde suplementar no Brasil.

Esse resultado demonstra um ligeiro aumento no número de exames realizados em comparação à semana anterior e uma estabilidade na quantidade de positivos. De 18 a 24 de novembro, foram realizados 11.159 exames, com taxa de positividade de 19,5%. Essa pequena diferença pode ser considerada uma flutuação normal.

A última vez que a taxa de positividade ficou acima dos 30% foi na semana de 21 a 27 de outubro. Desde então, vem diminuindo e está abaixo de 20%.

Vale lembrar que a entidade desempenha um papel fundamental na compilação e no registro de dados relacionados à evolução da Covid-19. Os laboratórios clínicos associados enviam os resultados dos exames diretamente à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS/DATASUS), contribuindo para o monitoramento epidemiológico pelo Ministério da Saúde.

Essas informações são essenciais para avaliar a situação da pandemia e orientar as medidas de saúde pública. A entidade também enfatiza a importância de seguir as diretrizes de prevenção e cuidados para combater a propagação do vírus e proteger a saúde de todos.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter