Retrospectiva Abramed 2023: foco em integração, ética e sustentabilidade

Retrospectiva Abramed 2023: foco em integração, ética e sustentabilidade

Interoperabilidade, ESG, Reforma Tributária e inteligência artificial estão entre os temas trabalhados pela entidade no ano

Ao longo de 2023, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) desempenhou um papel fundamental no avanço e na promoção da medicina diagnóstica no país, concentrando esforços em diversas frentes para construir um ecossistema de saúde mais integrado, sustentável, ético e seguro.

Através do trabalho dos Comitês, alinhados à estratégia do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, a entidade discutiu os principais desafios para atender às demandas do setor com seriedade e transparência. “Trabalhamos incansavelmente para sermos agentes de transformação, colaborando com as instâncias governamentais e demais entidades para promover avanços que beneficiem a população brasileira”, ressalta Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.

Um dos temas de grande importância abordados neste ano foi a interoperabilidade. A Abramed retomou o projeto de codificação de exames pela terminologia LOINC (Logical Observation Identifiers, Names, and Codes), como fator crítico para o sucesso da integração de dados. A entidade atuou para estabelecer cooperação técnica com o Ministério da Saúde, buscando uma padronização nacional. “Defendemos a interoperabilidade como uma peça-chave para o futuro de toda a cadeia da saúde. Acreditamos que adotar o LOINC é fundamental para garantir a integração eficiente e segura de dados clínicos”, destaca Milva. O assunto é tão importante que a associação criou em 2023 o Comitê de Interoperabilidade.

Ainda sobre o uso da tecnologia, a Abramed vem trabalhando em prol do desenvolvimento de regras para prescrição eletrônica, prontuário único eletrônico e inteligência artificial (IA), acompanhando todos os desdobramentos sobre os temas, apresentando os detalhes para os associados e levando os pleitos do setor às autoridades, para adequação das normas à realidade.  

Outro ponto fundamental abordado ao longo do ano foi a sustentabilidade do setor, que envolve a necessidade de manutenção de boas práticas entre operadoras de planos de saúde e prestadores de serviços, além de questões éticas e de governança. Em um contexto de transformações no qual a relação paciente-plano-profissional é cada vez mais centralizada em mecanismos online, a entidade atua incansavelmente no combate a ações que ofendam a sustentabilidade do sistema.

Conforme expressamente previsto em seu Código de Conduta, a associação não coaduna, não concorda e não incentiva qualquer oferta de benefícios financeiros diretos e indiretos por quaisquer instituições aos profissionais de saúde, que estejam atrelados ao volume de solicitação de exames, que possam configurar situações de incentivo à solicitação desnecessária de exames e violações à ética médica.

ESG

A pauta ESG (governança ambiental, social e corporativa) tem sido cada vez mais trabalhada junto aos seus associados. Reconhecendo o significativo impacto das empresas de saúde no meio ambiente e na comunidade, a Abramed busca conscientizar e orientar seus membros sobre a necessidade de atuação responsável. A 5ª edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico trouxe pela primeira vez dados sobre as iniciativas já adotadas por essas empresas, indicando uma mudança em andamento, mas ressaltando a necessidade de ampliação.

A entidade incentiva ações proativas e preventivas, como melhoria da eficiência energética, redução no consumo de água, digitalização e campanhas educacionais para minimizar o impacto ambiental. Inclusive, vem atuando pela eliminação do uso de filmes e papéis em exames de imagem, estimulando a implantação de formatos digitais e armazenamento em nuvem. Essa mudança não apenas aumenta a eficiência no processo, mas também evita o descarte de filmes no meio ambiente. 

Ainda sobre ESG, a Abramed trabalhou fortemente questões de diversidade e da inclusão durante este ano, debatendo o papel das empresas de medicina diagnóstica e seu olhar para a sociedade.

Legislação

Em relação à legislação, destaque para a atenção dedicada à RDC 786/2023 da Anvisa, substituta da RDC 302/2005, que, entre outros temas, permite a realização de testes de análises clínicas em farmácias e consultórios. A Abramed ressalta a importância da nova norma, desde que acompanhada por rigorosos procedimentos de qualidade para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados dos exames.

“Os laboratórios são locais responsáveis pela realização de exames para efetivo diagnóstico, com resultados precisos e confiáveis. Investimos constantemente em tecnologia e expertise para oferecer o melhor aos pacientes e profissionais de saúde”, assegura Milva.

Por conta disso, foi criada a campanha nacional “Eu Confio no Laboratório”, uma ação nacional de valorização dos Laboratórios Clínicos, realizada conjuntamente pela Abramed, Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Associação Paulista de Biomedicina (APBM) e Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). O objetivo é conscientizar a população sobre a relevância do diagnóstico obtido através exames realizados em locais adequados, garantindo a qualidade dos resultados. “Unimos esforços visando à saúde e à segurança dos pacientes”, destaca Milva.

Sobre a Reforma Tributária, a Abramed vem acompanhando todos os desdobramentos. Em novembro deste ano, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 45/19 venceu mais uma etapa: o Plenário do Senado aprovou a proposta. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, de onde o texto original veio, porque foi modificada no Senado. Haverá uma alíquota padrão e outra diferenciada para atender setores beneficiados com isenções, como educação e saúde, conforme o pleito da Abramed e de outras entidades.

Outra pauta que recebeu atenção foi o Piso de Enfermagem. Para entidades privadas com fins lucrativos, as condições de pagamento aos profissionais são regidas por acordos ou convenções coletivas. Na ausência destes, o Piso Nacional de Enfermagem (PNE) da Lei nº 14.434/2022 se aplica com impacto na folha de pagamento a partir de agosto de 2023. Diante desse cenário, a Abramed e outras entidades de saúde vêm tomando medidas judiciais e recomendando que seus associados reavaliem as negociações coletivas em andamento, considerando a decisão da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.222. A entidade apoia a valorização dos profissionais de enfermagem, mas defende abordagens sustentáveis ao longo desse processo.

Representatividade

Neste ano, a Abramed marcou presença em relevantes eventos, consolidando seu compromisso com a defesa e a promoção dos interesses da medicina diagnóstica e com a integração de todos os atores da cadeia de saúde, incentivando o debate de ideias em busca da sustentabilidade do setor. Também participou de diversos encontros e reuniões em 2023, estabelecendo conexões com entidades e representantes governamentais. 

Destaque para a 7ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS), realizado pela entidade, que apresentou diversos temas e contou com participantes de toda a cadeia de saúde, promovendo discussões para o avanço e aprimoramento do setor. “Este encontro foi marcante, reunindo líderes e representantes, e espera-se que tenha desdobramentos significativos. O evento trouxe inovações, como o Leaders Connection, para networking entre participantes, e o Momento Transformação, que apresentou casos de inovação”, aponta Milva.

Vale ressaltar, ainda, o lançamento da 5ª edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico, em versões português e inglês, uma fonte abrangente de informação, inspiração e transformação para o ecossistema de saúde. A publicação apresenta o panorama do setor de medicina diagnóstica no Brasil em 2022 com responsabilidade e transparência. 

Em termos de representatividade na mídia, em 2023, a Abramed foi fonte de mais de 2.500 matérias em diversos e relevantes veículos, tanto impressos e virtuais quanto de TV e rádio, sempre como mídia espontânea. “Ao comunicar-se de maneira consistente, a associação se estabelece como uma fonte confiável de informações, mantendo uma relação produtiva e o diálogo contínuo com jornalistas de diversos veículos de comunicação, com o intuito de assegurar que as informações sejam fornecidas de forma precisa e atual a toda população”, reforça Milva.

Em um ano repleto de desafios e conquistas, a Abramed superou os obstáculos do cenário da saúde e atuou como uma força transformadora, concentrando esforços em temas necessários para o desenvolvimento do setor. “A busca pela integração eficiente de dados, a defesa incansável da ética médica, a promoção de práticas responsáveis e a cooperação com o governo e outras entidades foram pilares fundamentais do compromisso da Abramed em 2023”, finaliza a diretora-executiva.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter