6ª edição do Painel Abramed terá capítulo exclusivo com análise do mercado da medicina diagnóstica no país

6ª edição do Painel Abramed terá capítulo exclusivo com análise do mercado da medicina diagnóstica no país

Incluindo dados regionalizados dos exames, a publicação ampliará sua relevância para todos os stakeholders da saúde

A 6ª edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico, anuário produzido pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), está em produção e trará algumas novidades. A publicação, que já é uma referência, traz um panorama único do setor de medicina diagnóstica nacional, consolidando indicadores que contribuem para a visibilidade do setor e a tomada de decisões.

Uma das novidades desta edição é a inclusão de um capítulo exclusivo dedicado à análise de mercado da medicina diagnóstica no país, englobando saúde suplementar e pública, com dados regionalizados dos exames, tornando o documento ainda mais relevante, inclusive para balizar pautas de imprensa. Ele substitui o capítulo “Sistemas de Saúde”, publicado na 5ª edição.

A estrutura do 6º painel Abramed é delineada para proporcionar uma perspectiva ampla e detalhada da área. São cinco capítulos: Demografia e Conjuntura Econômica; Panorama do Setor de Saúde; Medicina Diagnóstica no Brasil; o próprio Painel Abramed; e, por fim, ESG e Medicina Diagnóstica, explorando as conexões entre práticas sustentáveis e a entrega de serviços de saúde de alta qualidade. Esses dois últimos trazem dados específicos das associadas.

“O Painel Abramed é uma publicação de destaque, reconhecido por sua alta relevância, sendo uma fonte de informações para os diversos atores envolvidos na cadeia, desde investidores interessados em entender o mercado, até empresas e prestadores de serviços que desejam se manter atualizados sobre o desenvolvimento do setor. Sua reputação como referência é indiscutível”, declara Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.

Outro diferencial desta edição é a implantação de uma nova metodologia de coleta de dados por meio de uma plataforma, desenvolvida em parceria com a Controllab, que promete aperfeiçoar o processo em todos os aspectos: segurança, agilidade e eficiência. “Inicialmente, teremos uma versão intermediária do sistema, funcionando de maneira semelhante a uma enquete. No próximo ano, se tudo ocorrer conforme o planejado, a plataforma será aprimorada, apresentando maior sofisticação, rastreabilidade e capacidade de gerenciamento. Este é apenas o primeiro passo rumo a um processo mais refinado e eficaz”, explica Bruno Santos, coordenador de inteligência de mercado da Abramed e líder do projeto. 

Vale destacar o compromisso da Abramed com a segurança dos dados, sua legitimidade é assegurada por meio da rastreabilidade e garantia da origem lícita das informações. Medidas robustas de cibersegurança são implementadas, incluindo planos de prevenção e contingência para proteger os dados contra ameaças digitais. “A propriedade dos dados anonimizados coletados pela Abramed é preservada, garantindo a privacidade e a confidencialidade. Além disso, seu processamento e divulgação são conduzidos de acordo com princípios da ética médica e empresarial”, acrescenta Santos.

Para supervisionar todo esse processo, está sendo estabelecido um Comitê Gestor, coordenado pela Abramed. Sua responsabilidade é garantir que todos os passos da produção do Painel sejam implementados de forma eficaz e que os objetivos propostos sejam alcançados. Os líderes de tecnologia das associadas estão convidados a fazer parte. 

“A medicina diagnóstica desempenha um papel fundamental no setor de saúde do Brasil, que por sua vez é de grande importância para a economia nacional. Por isso, ao fornecer dados concretos, que permitam a tomada de decisões fundamentadas, o Painel Abramed torna-se um impulsionador da melhoria em toda a cadeia da saúde”, ressalta Ademar Paes Junior, membro do Conselho de Administração da Abramed e coordenador do Painel.

A entidade representa empresas de análises clínicas, anatomia patológica, genética e radiologia e diagnóstico por imagem, responsáveis por aproximadamente 65% dos exames realizados na saúde suplementar e 33% dos exames realizados em todo o Brasil. As empresas associadas geram mais de R$ 25 bilhões em faturamento e empregam mais de 107 mil colaboradores.

O lançamento da 6ª edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico ocorrerá em agosto.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter