Nova edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico traz os mais recentes dados da medicina diagnóstica no Brasil

Nova edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico traz os mais recentes dados da medicina diagnóstica no Brasil

Segundo a publicação, disponível para download gratuito, o segmento é um dos maiores aliados na sustentabilidade do sistema de saúde

18 de setembro de 2024 – As empresas associadas à Abramed realizaram mais de 972 milhões de exames em 2023, representando cerca de 80% do volume total da saúde suplementar no Brasil. Essas empresas geraram um faturamento de mais de R$ 26,4 bilhões e empregaram mais de 107 mil colaboradores. Além disso, 64% delas investiram em novos modelos de negócios, enquanto 69% firmaram parcerias com startups, sinalizando um forte movimento de inovação e adaptação às novas tecnologias.

Estes e outros dados estão na 6ª edição do “Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico”, anuário recém-lançado pela entidade que traz um panorama único da área de medicina diagnóstica nacional, consolidando indicadores que contribuem para a visibilidade do setor e a tomada de decisões estratégicas nas empresas.

“O Painel Abramed é amplamente reconhecido por sua relevância, confiabilidade e consistência, sendo referência para quem busca se manter atualizado sobre o setor de saúde. Ele oferece insights tanto para empresas e prestadores de serviços que desejam desenvolver estratégias alinhadas às necessidades reais do sistema, quanto para investidores que buscam uma compreensão aprofundada do mercado”, afirma Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.

Esta edição traz uma importante novidade: um mergulho a fundo no mercado da medicina diagnóstica, com dados e informações que, inclusive, desmistificam a dinâmica de custos do setor. Há um capítulo exclusivo dedicado à análise de mercado, englobando saúde suplementar e pública.

“No mercado de saúde brasileiro, a medicina diagnóstica é frequentemente apontada como um dos principais responsáveis pelo aumento das despesas assistenciais, um ofensor dos custos da saúde suplementar, mas ocorre justamente o oposto. O setor é um dos maiores aliados na sustentabilidade do sistema de saúde”, comenta Ademar Paes Junior, membro do Conselho de Administração da Abramed e coordenador do Painel. Trata-se de uma área estratégica, que prima pela prevenção, pelo diagnóstico precoce e pelos tratamentos personalizados.

De acordo com Ademar, o aumento no número de exames, observado tanto no setor público quanto no privado, reflete não apenas o envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, mas também a evolução tecnológica e a crescente conscientização da população sobre a importância da saúde preventiva.

“A medicina diagnóstica é uma aliada para uma saúde mais eficaz e acessível, pois além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para um futuro mais saudável para todos, fornece dados concretos, que permitam a tomada de decisões fundamentadas”, explica.

Mais um destaque desta edição é a inclusão de dados segmentados por estado, algo inédito no Painel Abramed. O estudo apontou que a associação está presente em 17 das 27 Unidades Federativas do Brasil, com uma representatividade expressiva de 63% do mercado nacional. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro apresentam as maiores coberturas, com 93%, 57% e 50%, respectivamente.

Outros dados mostraram que o relacionamento com operadoras de saúde melhorou, embora o prazo médio de recebimento tenha subido para 57,4 dias, acompanhado de um aumento nas glosas. As associadas também têm fortalecido seus controles internos, prevenção a fraudes e transparência, com conselhos de administração independentes e canais de comunicação internos.

Já a taxa de no-show, ou seja, quando o paciente não comparece ao exame agendado e não desmarca, aumentou significativamente em relação ao ano passado, de 16% para 19%. “Estamos enfrentando o desafio de reduzir esse número, já que ele tem um impacto financeiro considerável. Além disso, temos nos empenhado nos últimos anos para diminuir a taxa de laudos não acessados. Em 2021, era de 4,1%, e conseguimos reduzi-la a 3,8%, em 2023”, aponta Ademar.

Volumes e despesas

Segundo a sexta edição do Painel Abramed, o custo médio da medicina diagnóstica se manteve praticamente estável ao longo dos últimos cinco anos, o que é um dado relevante para o setor. Em 2023, a participação dos exames nas despesas associadas, que era de 22,9%, em 2018, caiu para 21,1%. Isso mostra que, apesar do aumento no volume de exames, não houve um aumento na participação nas despesas.

Conforme explica Ademar, na composição do aumento de custo da saúde suplementar há basicamente três grandes componentes: o primeiro é a entrada de novos procedimentos, o segundo é o aumento da utilização dos serviços, e o terceiro é a variação do custo unitário desses serviços. “O que está aumentando, de acordo com o levantamento da Abramed, é o volume de utilização dos serviços, e não custo unitário por exame, e isso é um dado extremamente estratégico que mostra, de certa forma, uma contribuição da medicina diagnóstica para a sustentabilidade do setor”, ressalta.

Ele observa que o setor está realizando um maior número de exames pelo mesmo custo, o que contribui para aliviar a pressão financeira sobre o sistema de saúde. “Isso resulta em mais acesso, com um número crescente de pessoas utilizando exames diagnósticos de alta tecnologia, que têm um impacto direto em suas vidas. Naturalmente, isso fortalece ainda mais nosso propósito enquanto setor”, conclui.

A estrutura do 6º painel Abramed é delineada para proporcionar uma perspectiva ampla e detalhada da área. São cinco capítulos: Demografia e Conjuntura Econômica; Panorama do Setor de Saúde; Medicina Diagnóstica no Brasil; o próprio Painel Abramed; e, por fim, ESG e Medicina Diagnóstica, explorando as conexões entre práticas sustentáveis e a entrega de serviços de saúde de alta qualidade. Esses dois últimos trazem dados específicos das associadas.

“A Abramed tem investido em tecnologias avançadas para assegurar a rastreabilidade e segurança dos dados coletados, sempre seguindo princípios éticos e garantindo a privacidade das informações. Com parcerias estratégicas, a associação mantém seu foco em promover decisões informadas que beneficiem tanto o setor de saúde quanto a sociedade como um todo”, finaliza Milva.

O 6º Painel Abramed – o DNA do Diagnóstico pode ser baixado gratuitamente neste link.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Veja também