Avanços regulatórios, parcerias estratégicas e foco em qualidade guiaram a atuação da entidade na construção de um futuro ético e integrado para a saúde
18 de dezembro de 2024 – Durante o ano de 2024, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) atuou em diversas frentes para promover avanços em regulação, inovação, qualidade, ética e sustentabilidade na cadeia de saúde. Por meio do trabalho de seus Comitês, alinhado à estratégia do Conselho de Administração e da Diretoria-Executiva, a entidade se empenhou no desenvolvimento de pautas propositivas, se fortalecendo como agente de transformação de todo o setor.
“Em um momento de tantas oportunidades e desafios, a Abramed se reafirma como uma entidade articuladora, que busca construir um sistema de saúde cada vez mais integrado e sustentável, que coloque a qualidade e a segurança do paciente em primeiro lugar. Ao longo de 2024, mostramos que é possível alinhar sustentabilidade, inovação e cuidado humano, estabelecendo novas bases para o futuro da medicina diagnóstica e garantindo que a saúde no Brasil avance com ética e responsabilidade”, declara Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.
Um dos principais tópicos trabalhados no ano foi a revisão da RDC 786/2023, que substituiu a RDC 302/2005 e estabelece requisitos técnico-sanitários para laboratórios e serviços de análises clínicas. Desde a publicação da norma, em maio de 2023, a entidade intensificou seu diálogo com a Anvisa para alinhar pontos críticos que impactam o setor, participando de reuniões técnicas em prol de uma regulação mais inteligente e eficaz.
Esse esforço foi reconhecido quando a Anvisa iniciou um processo de revisão da norma em julho, envolvendo o setor em discussões colaborativas. “A revisão da RDC 786/2023 é um exemplo claro de como a regulação pode evoluir quando há diálogo aberto e construtivo entre os setores público e privado”, destaca Milva.
A tecnologia foi outro pilar central da atuação da Abramed. A entidade lançou a pesquisa “O uso da IA na medicina diagnóstica brasileira”, revelando que ferramentas de inteligência artificial impactam milhares de pacientes mensalmente. Essa iniciativa foi acompanhada de ações de advocacy relacionadas ao Projeto de Lei 2.338/2023, o Marco Legal da IA, e de eventos promovidos pela entidade para discutir como a transformação digital pode revolucionar o cuidado em saúde.
Neste ano, a agenda de interoperabilidade se fortaleceu com a parceria entre a Abramed e o Ministério da Saúde, que permite a transmissão de dados laboratoriais diretamente à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Este projeto expande a notificação compulsória de exames para incluir 41 doenças além da Covid-19 e Mpox, demonstrando como a cooperação público-privada pode beneficiar a saúde de toda a população, favorecendo a criação de políticas públicas.
A Abramed também ampliou sua atuação em prol da qualidade dos serviços de saúde. A cartilha do projeto “Com a Visa no Peito”, desenvolvida em parceria com a Anvisa, nasceu para ser uma referência a gestores de serviços de mamografia, promovendo boas práticas e controle de qualidade, focando na melhoria contínua e na segurança dos pacientes.
A entidade fechou o ano de 2024 se preparando para uma cooperação técnica com a ANS no desenvolvimento do programa de monitoramento da qualidade da medicina diagnóstica. A iniciativa promete oferecer maior transparência e reconhecimento ao setor, além de promover uma cultura de excelência.
O compromisso com a sustentabilidade esteve presente em todas as ações em 2024. A entidade fomentou debates sobre práticas ESG, incluindo saúde mental no trabalho, descarte de resíduos e eficiência operacional. Essas discussões contribuíram para reforçar a responsabilidade social e ambiental do segmento, promovendo uma visão mais ampla e integrada.
Participação estratégica
No decorrer de 2024, a associação participou ativamente de eventos estratégicos e realizou diversos encontros, reforçando sua preocupação com as demandas do setor da saúde. Um dos destaques foi a promoção da 8ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS), que contou com uma programação de excelência e um público formado pelas principais lideranças da área. O evento abordou o tema central “Saúde Inovadora: Oportunidades para um setor sustentável”, explorando o impacto da inovação e da colaboração na construção de um ecossistema de saúde mais eficiente e integrado.
O FILIS 2024 foi palco de discussões estratégicas, desde a integração da cadeia de valor e os impactos das mudanças climáticas até os desafios e avanços em interoperabilidade. Com mais de 500 participantes, 24 palestrantes e impacto digital que alcançou 107 mil pessoas, o evento demonstrou sua importância ao promover debates estratégicos e propor soluções para transformar o segmento.
A relevância da atuação da Abramed também se evidencia na 6ª edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico, que apresenta indicadores para auxiliar na tomada de decisões empresariais. De acordo com o material, embora o volume de exames tenha aumentado, comparando 2022 e 2023, os custos não cresceram na mesma proporção. “Em outras palavras, ao realizar um número maior de exames com custos mantidos, o setor de medicina diagnóstica ajuda a reduzir a pressão financeira sobre todo o sistema, promovendo maior acesso aos serviços”, ressalta Milva.
E falando em dados, Abramed e Controllab reforçaram a parceria estabelecida em outubro de 2022 com o propósito de atender integralmente às demandas de coleta e análise de dados, contribuindo para a sessão de indicadores setoriais dos associados no Painel Abramed. Como parte dessa iniciativa, a Controllab disponibiliza a plataforma de inteligência de dados METRICARE, que integra todas as etapas do processo, desde o recebimento seguro das informações fornecidas pelos associados da Abramed até a geração e disponibilização de dados consolidados e indicadores para a entidade. A METRICARE, desenvolvida e gerenciada exclusivamente pela Controllab, é projetada para garantir um elevado nível de eficiência, segurança e precisão no tratamento dos dados. Essa colaboração reforça o compromisso de ambas as partes em oferecer soluções robustas e alinhadas às necessidades estratégicas do setor de medicina diagnóstica.
“Em 2024, a Abramed construiu pontes entre diferentes stakeholders, abordando desafios emergentes com uma agenda propositiva e colaborativa. Olhando para o futuro, continuaremos a defender os interesses do setor, promover a inovação e garantir que a medicina diagnóstica desempenhe um papel estratégico na saúde brasileira”, finaliza Milva.