Publicação traz extrato das ações realizadas ao longo do ano e atuação da entidade em temas estratégicos para o setor da saúde
A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) lançou seu Relatório Anual de Atividades 2024, ano marcado por uma agenda propositiva em temas como regulamentação, inovação, sustentabilidade, qualidade e ética.
“Cada capítulo evidencia os esforços da entidade para operar de forma colaborativa com órgãos reguladores, fortalecer a integração do setor, impulsionar a inovação e exercer um papel estratégico na construção de políticas e iniciativas que impactam diretamente o sistema de saúde brasileiro”, comenta Cesar Nomura, presidente do Conselho de Administração da Abramed.
Os principais assuntos trabalhados no ano são descritos, de forma objetiva, mostrando o engajamento da associação em temas como RDC 786/2023, Reforma Tributária, tecnologia e inteligência artificial, interoperabilidade e terminologia LOINC, qualidade nos serviços de mamografia, segurança do paciente, qualificação da medicina diagnóstica, ESG e sustentabilidade do sistema, com destaque para parcerias estratégicas.
No relatório também são apresentadas as atuações de cada Comitê da Abramed ao longo de 2024, na promoção de iniciativas que geram benefícios relevantes para toda a cadeia da saúde, contribuindo para o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. “Esses comitês foram fundamentais para garantir que a Abramed pudesse agir de forma integrada, propondo soluções que promovam a eficiência, a segurança e a qualidade do segmento de medicina diagnóstica”, destaca Milva Pagano, diretora-executiva.
A publicação traz ainda as pautas e os posicionamentos trabalhados junto à imprensa, mostrando o papel da Abramed na disseminação de informações relevantes à sociedade.
Além disso, mostra uma linha do tempo dos eventos que a entidade promoveu e dos quais participou em 2024, com o propósito de contribuir para discussões essenciais, sempre em busca da sustentabilidade do ecossistema. A 8ª edição do Fórum Internacional de Lideranças da Saúde (FILIS) tem um capítulo especial, resumindo os pontos de destaque deste evento, que foi marcante para todo o setor.
Por fim, é apresentada a atuação institucional da Abramed no ano, com temas como: a Reforma Tributária; a Regulação da Inteligência Artificial (PL 2.338/2023); a Interoperabilidade, por meio da cooperação técnica com a Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), do Ministério da Saúde; e a revisão da RDC 786/2023, da Anvisa, entre outros. Em 2024, a entidade intensificou sua participação em eventos e reuniões com órgãos governamentais e outras entidades, buscando fortalecer o diálogo com reguladores e formuladores de políticas públicas.
“O Relatório Anual de Atividades reflete o trabalho da associação em diversas frentes, sendo um testemunho do comprometimento contínuo da Abramed com a promoção da sustentabilidade, da integração, da qualidade e da segurança do ecossistema da saúde”, finaliza Milva. O Relatório Anual de Atividades 2024 pode ser baixado no site da Abramed, clicando aqui.