Confira a entrevista com Luciano Chieco, diretor de TI da Aspect Mídia, sobre os impactos da pandemia no segmento
24 de setembro de 2020
Adaptar-se é necessário. Principalmente em épocas de crise
como a que vivemos agora, sob a pandemia de COVID-19. Nessa entrevista
exclusiva para o Abramed em Foco, Luciano Chieco, diretor de TI da Aspect
Mídia, desenvolvedora de tecnologias, soluções e sistemas, fala sobre suas
percepções diante do novo coronavírus e reforça que a adaptação se faz sempre
necessária para a sobrevivência e o desenvolvimento dos negócios.
Atuando fortemente na área da saúde durante os últimos
meses, inclusive presencialmente para sanar necessidades de seus clientes, a
Aspect Mídia assistiu a mudanças em seu ambiente de negócios. Internamente,
investiu em estrutura física, capacitação da força de trabalho e adaptação de
portfólio. Externamente, acompanhou parceiros e fornecedores diversificando
suas atividades. Com boas perspectivas para o primeiro semestre de 2021, Chieco
também fala sobre alterações culturais como a adesão à telemedicina e ao home
office.
Confira a entrevista completa.
Abramed em foco – Hoje, quais os grandes desafios que
vocês enxergam ao atuar na área da saúde?
Luciano Chieco – Um grande desafio é manter soluções
de vanguarda e de alta tecnologia no SICS (Sistema Inteligente de Chamada de Senha), que
é o nosso produto para gestão de atendimento em hospitais, clínicas e
laboratórios, com investimentos constantes e de retornos nem sempre palpáveis
em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), porém cuidando para controlar e
otimizar os custos de tais soluções. Manter nossa posição no mercado e buscar
expandi-la, sempre fazendo mais por menos. Outro desafio é a gestão dos
recursos humanos, tentando controlar o turn over, desenvolvendo e
retendo talentos e mantendo o time motivado e produtivo mesmo em situações
adversas, como o atendimento nesta época de pandemia, que naturalmente traz
insegurança e incerteza a todos.
Abramed em foco – Como parceira, o que a Aspect Mídia
espera da Abramed para auxiliar a vencer esses desafios?
Luciano Chieco – Esperamos, como parceiros da
Abramed, seguirmos alinhados com as expectativas e demandas do mercado de
medicina diagnóstica, do qual somos fornecedores com o SICS há 25 anos. Esta
parceria reflete o compromisso da Aspect com este setor, sempre atenta ao que
está em andamento e à evolução nos centros de excelência que são os associados
da Abramed. Esperamos que a Abramed siga nos proporcionando um posicionamento premium
junto a seus associados.
Abramed em foco – Como ficaram os negócios em saúde da
Aspect Mídia durante a pandemia?
Luciano Chieco – Como parte da cadeia produtiva de
serviços essenciais, não paramos um só dia e seguimos atendendo nossos clientes
normalmente, não em home office e sim presencialmente em campo, às vezes
nas mais adversas situações. Alguns negócios sofreram interrupções e queda na
demanda. Outros, entretanto, tiveram aumento de demanda, com atuações da Aspect
Mídia na implantação de gripários e covidários, estruturas de atendimento
temporárias e permanentes para enfrentamento da pandemia.
Abramed em foco – Vocês investiram em adaptação das
atuais soluções? Ou mesmo na criação de novos produtos?
Luciano Chieco – Investimos e nos adaptamos fazendo
alterações em nossa estrutura física e na capacitação do time em relação aos
protocolos vigentes para prevenção e manejo do contágio no ambiente
profissional e em casa, com cada família. Adaptamos também alguns produtos e
sistemas, como por exemplo a inclusão de dispenser automático de álcool
gel em nossos totens de autoatendimento.
Abramed em foco – E como ficou a relação com os
fornecedores?
Luciano Chieco – Tivemos consultas e ofertas de
fornecedores habituais e de novos para incluirmos em nossa linha de produtos
alguns itens que estavam em pico de demanda, como EPIs (máscaras, toucas,
aventais e propés), totens de aferição de temperatura e totens mecânicos de
álcool gel. Às vezes estas ofertas chegaram de forma bastante inusitada, como
por exemplo um fornecedor nosso de mecânica de precisão que passou a nos
oferecer máscaras de proteção após ter adaptado sua linha de produção para este
novo item. Houve também um fabricante de biquínis que nos procurou e nos trouxe
boa oferta de EPIs que poderíamos distribuir para hospitais e laboratórios que
já são nossos clientes. Escutamos todas estas ofertas e optamos por não ampliar
nossa linha com tal diversificação, especialmente acreditando que o pico de
demanda logo se acomodaria com a entrada de diversos fornecedores para estes
produtos, o que poderia levar a margens muito pequenas. Optamos sim por seguir
focados nos produtos e soluções em que somos especialistas, aprimorando ainda
mais o SICS e outras soluções que já temos e para as quais temos total domínio.
Acreditamos ter sido uma decisão acertada e seguimos firmes em nossos
propósitos, produtos e soluções.
Abramed em foco – E o que esperam para o segundo
semestre? Mudaram a estratégia de negócios por conta da crise?
Luciano Chieco – Esperamos que o mercado como um todo
se reaqueça. Historicamente, os segundos semestres são mais volumosos, em
termos de negócios, do que os primeiros. Porém, estamos passando por um ano
mundialmente atípico e acreditamos que os investimentos retornem com mais força
a partir do primeiro semestre de 2021. Já sentimos uma certa movimentação do
mercado no sentido de retomada do crescimento e de investimentos, porém ainda
nos traz preocupação o universo de pessoas que perderam seus empregos e seus
negócios, o que pode se refletir em queda da demanda no setor de saúde privada,
com a diminuição dos que são atendidos por convênio ou seguro saúde de seus
empregadores. Seguimos fazendo nossa parte, atentos também ao cenário político
que se desdobrará das eleições municipais deste ano. Temos linhas de produtos
que não se aplicam ao setor de saúde, nos quais houve bastante retração e onde
já observamos leve melhoria, incluindo a retomada do que ficou represado.
Abramed em foco – Acha que a pandemia deixa um legado
para o setor de saúde no Brasil? Quais os aprendizados?
Luciano Chieco – A pandemia deixa um legado a todos.
Lições aprendidas de solidariedade, novas formas de trabalhar, novas formas de
renda em substituição ao que era certo e, de repente, se perdeu. Novas formas
de se relacionar no trabalho, na família e entre amigos. Algumas ideias que se
apresentavam como tendências mas com muita incerteza e dúvidas sobre sua
efetividade e receptividade, como o home office de forma ampla, a
telemedicina, reuniões de trabalho virtuais e online e o home school,
tiveram de ser postas em prática e implementadas às pressas, passando por cima
de preconceitos e quebrando paradigmas em tempo recorde.
Abramed em foco – Foi a emergência que instalou essas
novas realidades como a telemedicina e o home office?
Luciano Chieco – Se a telemedicina se desenhava como
uma opção para o futuro, acreditada por alguns e duvidada por outros, de forma
repentina tornou-se, muitas vezes, a única opção de atendimento clínico.
Consolidou-se, mostrando seus prós e contras. Softwares, processos e
procedimentos foram criados para viabilizá-la e seguem sendo aprimorados
constantemente e com grande velocidade. Home office é outro exemplo
idêntico, também colocado em prática às pressas no setor de saúde e que, entre
dúvidas e certezas, acertos e erros, melhorias de processos e de sistemas, tem
mostrado seu valor e certamente seguirá como legado, balanceado em modelo
híbrido com o trabalho presencial e de reuniões tradicionais, que mantenham o
relacionamento interpessoal seguro e saudável, quando a pandemia se for.
Abramed em foco – A Abramed acaba de completar 10 anos de
atuação no segmento de medicina diagnóstica. Qual mensagem você deixa para a
instituição?
Luciano Chieco – Que venham mais 10 e mais 10 e mais
10 deste trabalho tão importante, executado de forma brilhante por todos os que
já passaram e que continuam na Abramed ao longo desta década! Parabéns! O setor
de Medicina Diagnóstica, unido pela Abramed, é mais forte e trilha de forma
ordenada seu melhor caminho! Esta união e uniformidade certamente se traduzem
em benefício para quem é o foco de tudo isso: os clientes finais, cidadãos do
nosso país. É uma honra e um prazer contribuirmos juntos e diariamente para a
saúde do Brasil, setor unanimemente tão carente. Contem conosco nos desafios
presentes e futuros!