Com especialistas dedicados, comitês e grupos de trabalho dão corpo às demandas da medicina diagnóstica

Com especialistas dedicados, comitês e grupos de trabalho dão corpo às demandas da medicina diagnóstica

Abramed fortalece debates em reuniões que balizam tomadas de decisão estratégicas para assuntos de ampla relevância ao desenvolvimento do setor

3 de dezembro de 2020

Considerando a vastidão de demandas do setor de medicina diagnóstica e levando em conta que a troca de conhecimentos é um caminho profícuo rumo à evolução, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) investiu na criação de comitês e grupos de trabalho totalmente dedicados às principais temáticas que circundam o cenário atual.

Hoje, ao todo, são nove comitês e quatro grupos de trabalho que reúnem especialistas da entidade e de seus associados. “É excelente participar das reuniões desses times pois temos a oportunidade de aprender com profissionais altamente especializados em cada um desses assuntos”, comenta Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Abramed.

As reuniões – que durante a pandemia de COVID-19 passaram a ser virtuais – são indispensáveis para que haja integração e alinhamento. “Apesar da grande quantidade de informações acessíveis pelos meios digitais, precisamos filtrá-las para que, assim, se transformem em conhecimento”, comenta Alex Galoro, diretor do Comitê Técnico de Análises Clínicas, enfatizando que esses grupos permitem que os profissionais tenham contato com pessoas e informações selecionadas que discutem situações e problemas atuais. “Os encontros vão além, proporcionando acesso a canais para que nossas propostas de melhoria sejam apresentadas”, complementa.

Mas a relevância desses encontros não se resume à troca de experiências, como comenta Walquiria Favero, membro do Comitê de Governança, Ética e Compliance (GEC). “Os comitês e os grupos de trabalho também impulsionam ações setoriais que trazem benefícios para toda a cadeia”, diz. Complementando esse raciocínio, Leonardo Vedolin, que dirige o Comitê Técnico de Radiologia e Diagnóstico, comenta que as reuniões promovidas “permitem a evolução das práticas de gestão e assistenciais, além de garantir a representatividade do segmento”.

São muitas as vitórias identificadas pelos membros ao longo da década. Galoro destaca a elaboração do Código de Conduta e a proximidade da Associação com os órgãos reguladores. Já Walquiria aponta a flexibilização de compartilhamento de dados da saúde para fins de diagnóstico na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a interlocução setorial tratando da Reforma Tributária.

Outro foco de desenvolvimento está na notoriedade que a Abramed ganhou no setor, reflexo, também, do empenho do Comitê de Comunicação que se dedica a filtrar os principais assuntos que devem ser permeados entre associados e público externo. “Nesses 10 anos de trajetória, um dos maiores legados já estabelecidos pela Abramed foi ter conseguido construir pontes de comunicação para demonstrar à sociedade a relevância do diagnóstico como etapa fundamental para auxiliar ao médico na melhor conduta clínica de cuidado preventivo”, comenta o diretor William Malfatti.

Pensando em desafios futuros, despontam assuntos relacionados a finanças, resultados, mudanças na legislação e nas regulações. “A Abramed precisa se manter alerta nas diferentes frentes de atuação e a todos os aspectos que possam impactar o nosso segmento”, comenta Galoro. “É preciso continuar a desenvolver discussões e pautas mais relevantes, contribuindo para a melhoria da cadeia produtiva e para um ambiente mais ético e justo”, completa Walquíria.

Para Vedolin, o maior desafio será alinhar as agendas em um setor que passa por fortes transformações. “As premissas para esse alinhamento possivelmente serão distintas daquelas que todos vivenciamos até agora”, finaliza.

Clique AQUI e conheça os Comitês da Abramed e AQUI para acessar detalhes sobre os Grupos de Trabalho. Além disso, nas redes sociais da Associação você confere uma seção chamada “Abramed por Dentro” que traz depoimentos dos membros. Clique AQUI e confira no Instagram ou AQUI para acessar pelo Facebook.

#especial10anos

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter