Ministério da Saúde assina carta de intenções para parto seguro e respeitoso

Ministério da Saúde assina carta de intenções para parto seguro e respeitoso

Abramed é uma das instituições signatárias do documento que estabelece diretrizes pela assistência segura às gestantes e neonatos

6 de outubro de 2021

O Ministério da Saúde assinou, por meio do secretário de Atenção Básica, Raphael Parente, a carta de intenções promovida pela Aliança Nacional pelo Parto Seguro e Respeito. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) é uma das 52 entidades que integram essa coalizão focada em garantir uma assistência segura para todas as gestantes e seus recém-nascidos.

Considerando que há alta mortalidade tanto de gestantes quanto de neonatos, a Organização Mundial da Saúde fez um apelo e elegeu “Cuidado Materno e Neonatal seguro” como o tema de 2021 do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. A Aliança foi constituída a fim de atender à essa demanda de saúde pública.

A razão de mortalidade materna no Brasil, em 2021, tende a passar de 100 óbitos maternos a cada 100.000 nascidos vivos – quase o dobro do que se tinha antes da pandemia. Uma em cada cinco das mortes maternas por COVID-19 ocorreu fora de uma unidade de terapia intensiva. Também é grave a mortalidade neonatal: 2,5 milhões de recém-nascidos morrem todos os anos.

A carta de intenção que foi assinada pelo Ministério da Saúde traz as principais medidas para redução da mortalidade como, por exemplo, garantir acesso a leitos para o cuidado obstétrico e neonatal de alto risco por meio de regulação efetiva.

Reconhecendo a importância da medicina diagnóstica na assistência segura, a Abramed participa da Aliança representando o setor. “Nos colocarmos à disposição de todo o ciclo de cuidado para a redução das altíssimas taxas de mortalidade materna e neonatal. Os exames têm um peso enorme na construção de uma gestação segura e seguem nos acompanhando ao longo de toda a vida”, diz Wilson Shcolnik, presidente do Conselho de Administração da Associação.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    6° FILIS – Inscrições Abertas! Guia LGPD