Um ano marcado pelos reflexos
da pandemia na economia global. É assim que especialistas de diversos setores
do mercado resumem 2021 e destacam como a maior crise sanitária que também
provocou mudanças significativas no mindset das lideranças das grandes
companhias.
No Brasil, empresas se uniram
em uma verdadeira corrente de solidariedade e reforçaram seu compromisso social,
dedicando atenção especial aos mais vulneráveis. Um exemplo disso vem de
Brasília, o Grupo Sabin. Movido pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar das
pessoas, a empresa abraçou uma série de iniciativas importantes no
enfrentamento à pandemia, indo além da atuação na área de medicina diagnóstica.
“Nos unimos à campanha
‘Vacinar é um ato de cuidado!’ – campanha estadual de vacinação contra a
Covid-19 e com o nosso Programa de Voluntariado Corporativo do Sabin
conseguimos mobilizar quase 3 mil colaboradores nessa corrente do bem para
vacinação da população. Foram mais de 23 mil horas de trabalho e 58 mil doses
aplicadas. Também cedemos três espaços de atendimento drive-thru para garantir
a imunização aos sábados e domingos, durante 6 meses consecutivos”, celebrou a
Presidente Executiva do Sabin, Lídia Abdalla.
A empresa também somou forças com o Movimento
Unidos pela Vacina, que tem como madrinha a cofundadora do Sabin, Janete Vaz,
em parceria com a ONG Grupo Mulheres do Brasil DF, computadores e insumos foram
doados para a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), ajudando
na produção das peças de proteção desenvolvidas na Fundação de Amparo ao
Trabalhador Preso (Funap).
Empresa da alma feminina, o Sabin
investiu na reestruturação do seu aplicativo e inseriu a ferramenta “Quebre o
Silêncio”, funcionalidade semelhante ao “botão do pânico”, dando a oportunidade
de fazer denúncias contra violência doméstica. “Também lançamos a campanha
“Quarentena sem violência”, entregando às nossas colaboradoras um guia com
orientações sobre como atuar diante de uma situação de violência ou ajudar
pessoas que enfrentam este tipo de prática” detalhou a executiva.
Junto com o Grupo Fleury, o Sabin
lançou também o movimento “Coração de Mulher”, para alertar as mulheres
brasileiras à importância dos cuidados com a saúde do coração, e apoiou as os
movimentos “Vamos Virar o Jogo” e “Não Demita’,
inspirando outras companhias com alternativas para manutenção dos empregos e
ações de retomada. O Grupo também criou um novo protocolo de comunicação
humanizada para pacientes positivos Covid foi implementado para que os
especialistas da empresa estabelecessem uma comunicação humanizada e focada nas
orientações de saúde para apoiar os pacientes que testaram positivo na sua
jornada de cuidados, resultando em quase 300.000 pessoas atendidas.
“A pandemia provocou
uma transformação social e corporativa ainda não vista na nossa história
recente e nos inseriu em um contexto de transformações profundas e
significativas para as sociedades e para o mundo corporativo. Vimos cada vez
mais as companhias e organizações valorizando ainda mais a atuação pautada pela
ética, respeito e pela responsabilidade social. Foi uma virada de chave. Uma
quebra de paradigmas que deve se perpetuar nos próximos anos e contribuir ainda
mais na trilha de novos projetos”.
O olhar aos mais
vulneráveis ficou ainda mais sensível diante das adversidades da pandemia e influenciou
a adoção de medidas nas cinco frentes de atuação no campo da inovação e
assistência social. Por meio do Instituto Sabin, seu braço social a empresa
apoiou iniciativas e abraçou parcerias que deram a mais de 277 organizações
sociais no Brasil a possibilidade de fazer com que milhares de brasileiros
pudessem viver com mais dignidade. Além
de ser a primeira empresa de Medicina Diagnóstica a integrar as notificações da
COVID-19 à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, o
Grupo apoiou mais de 1200 organizações com protocolos de triagem, testagem e
monitoramento, além da integração com protocolos sanitários para a retomada de
diferentes setores da economia de forma segura e responsável.
A inovação no DNA da empresa permitiu
ainda fortes investimentos em tecnologia, inovação para acelerar projetos que
resultaram na expansão dos canais de atendimento para melhorar a experiência
dos clientes, lançou novos modelos de serviços e integrou à sua plataforma
e-commerce unidades especializadas para exames da Covid. “Expandimos nossa
plataforma de testagem e capacidade produtiva e nos tornamos ainda mais
eficazes e preparados para superar desafios logísticos e garantir insumos e
reagentes para realização de testes em todas as regiões do Brasil”.
Em Brasília, a empresa lançou o Skyhub,
o 1º hub de inovação dentro de uma empresa de Medicina Diagnóstica no Brasil, e
assim contribui com startups de todo o país e fortalece o ecossistema de
inovação no país. Outro negócio da empresa foi o fundo de investimentos lançado
em parceria com o Grupo Fleury, o Kortex Venture, um dos maiores fundos de
Corporate Venture Capital de Saúde no Brasil, que destina aportes em startups
nacionais e estrangeiras, com foco em empresas de saúde e tecnologia para
saúde.
Para contribuir com a democratização do
acesso à saúde de qualidade aos brasileiros, o Sabin lançou o Rita Saúde.
Desenvolvido dentro do conceito de saúde 5.0, em que as pessoas estão no centro
do cuidado, o centro de saúde digital promove acompanhamento integral de toda a
jornada do paciente, por meio de plataforma de telemedicina, uma modalidade que
permite a interação de toda a rede médica durante os cuidados com a saúde. “São
investimentos dedicados a inovação e à responsabilidade social nos últimos anos
que nos permitem cumprir nossa missão de entregar serviços de saúde com
excelência e reforçar nosso compromisso com clientes, cadeia produtiva e toda a
comunidade”, concluiu a Presidente Executiva.