Grupo Sabin: responsabilidade social com coragem, resiliência e cuidado

Grupo Sabin: responsabilidade social com coragem, resiliência e cuidado

Um ano marcado pelos reflexos da pandemia na economia global. É assim que especialistas de diversos setores do mercado resumem 2021 e destacam como a maior crise sanitária que também provocou mudanças significativas no mindset das lideranças das grandes companhias.

No Brasil, empresas se uniram em uma verdadeira corrente de solidariedade e reforçaram seu compromisso social, dedicando atenção especial aos mais vulneráveis. Um exemplo disso vem de Brasília, o Grupo Sabin. Movido pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar das pessoas, a empresa abraçou uma série de iniciativas importantes no enfrentamento à pandemia, indo além da atuação na área de medicina diagnóstica.

“Nos unimos à campanha ‘Vacinar é um ato de cuidado!’ – campanha estadual de vacinação contra a Covid-19 e com o nosso Programa de Voluntariado Corporativo do Sabin conseguimos mobilizar quase 3 mil colaboradores nessa corrente do bem para vacinação da população. Foram mais de 23 mil horas de trabalho e 58 mil doses aplicadas. Também cedemos três espaços de atendimento drive-thru para garantir a imunização aos sábados e domingos, durante 6 meses consecutivos”, celebrou a Presidente Executiva do Sabin, Lídia Abdalla.

A empresa também somou forças com o Movimento Unidos pela Vacina, que tem como madrinha a cofundadora do Sabin, Janete Vaz, em parceria com a ONG Grupo Mulheres do Brasil DF, computadores e insumos foram doados para a produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), ajudando na produção das peças de proteção desenvolvidas na Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap).

Empresa da alma feminina, o Sabin investiu na reestruturação do seu aplicativo e inseriu a ferramenta “Quebre o Silêncio”, funcionalidade semelhante ao “botão do pânico”, dando a oportunidade de fazer denúncias contra violência doméstica. “Também lançamos a campanha “Quarentena sem violência”, entregando às nossas colaboradoras um guia com orientações sobre como atuar diante de uma situação de violência ou ajudar pessoas que enfrentam este tipo de prática” detalhou a executiva.

Junto com o Grupo Fleury, o Sabin lançou também o movimento “Coração de Mulher”, para alertar as mulheres brasileiras à importância dos cuidados com a saúde do coração, e apoiou as os movimentos “Vamos Virar o Jogo” e “Não Demita’, inspirando outras companhias com alternativas para manutenção dos empregos e ações de retomada. O Grupo também criou um novo protocolo de comunicação humanizada para pacientes positivos Covid foi implementado para que os especialistas da empresa estabelecessem uma comunicação humanizada e focada nas orientações de saúde para apoiar os pacientes que testaram positivo na sua jornada de cuidados, resultando em quase 300.000 pessoas atendidas.

A pandemia provocou uma transformação social e corporativa ainda não vista na nossa história recente e nos inseriu em um contexto de transformações profundas e significativas para as sociedades e para o mundo corporativo. Vimos cada vez mais as companhias e organizações valorizando ainda mais a atuação pautada pela ética, respeito e pela responsabilidade social. Foi uma virada de chave. Uma quebra de paradigmas que deve se perpetuar nos próximos anos e contribuir ainda mais na trilha de novos projetos”.

O olhar aos mais vulneráveis ficou ainda mais sensível diante das adversidades da pandemia e influenciou a adoção de medidas nas cinco frentes de atuação no campo da inovação e assistência social. Por meio do Instituto Sabin, seu braço social a empresa apoiou iniciativas e abraçou parcerias que deram a mais de 277 organizações sociais no Brasil a possibilidade de fazer com que milhares de brasileiros pudessem viver com mais dignidade.  Além de ser a primeira empresa de Medicina Diagnóstica a integrar as notificações da COVID-19 à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), do Ministério da Saúde, o Grupo apoiou mais de 1200 organizações com protocolos de triagem, testagem e monitoramento, além da integração com protocolos sanitários para a retomada de diferentes setores da economia de forma segura e responsável.

A inovação no DNA da empresa permitiu ainda fortes investimentos em tecnologia, inovação para acelerar projetos que resultaram na expansão dos canais de atendimento para melhorar a experiência dos clientes, lançou novos modelos de serviços e integrou à sua plataforma e-commerce unidades especializadas para exames da Covid. “Expandimos nossa plataforma de testagem e capacidade produtiva e nos tornamos ainda mais eficazes e preparados para superar desafios logísticos e garantir insumos e reagentes para realização de testes em todas as regiões do Brasil”.

Em Brasília, a empresa lançou o Skyhub, o 1º hub de inovação dentro de uma empresa de Medicina Diagnóstica no Brasil, e assim contribui com startups de todo o país e fortalece o ecossistema de inovação no país. Outro negócio da empresa foi o fundo de investimentos lançado em parceria com o Grupo Fleury, o Kortex Venture, um dos maiores fundos de Corporate Venture Capital de Saúde no Brasil, que destina aportes em startups nacionais e estrangeiras, com foco em empresas de saúde e tecnologia para saúde.

Para contribuir com a democratização do acesso à saúde de qualidade aos brasileiros, o Sabin lançou o Rita Saúde. Desenvolvido dentro do conceito de saúde 5.0, em que as pessoas estão no centro do cuidado, o centro de saúde digital promove acompanhamento integral de toda a jornada do paciente, por meio de plataforma de telemedicina, uma modalidade que permite a interação de toda a rede médica durante os cuidados com a saúde. “São investimentos dedicados a inovação e à responsabilidade social nos últimos anos que nos permitem cumprir nossa missão de entregar serviços de saúde com excelência e reforçar nosso compromisso com clientes, cadeia produtiva e toda a comunidade”, concluiu a Presidente Executiva.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter

    Guia LGPD