Objetivo
da entidade é tornar-se um agente de transformação no setor da saúde
Como
resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2021, a Abramed
apresentou em sua última reunião de associados seu novo posicionamento
estratégico. O projeto, que conduzirá as ações da entidade nos próximos cinco
anos, teve como foco a dinâmica setorial que tem mudado bastante nos últimos
anos, a visão dos associados com relação à entidade, bem como os desafios e
oportunidades para a medicina diagnóstica. Entre os objetivos estão o
fortalecimento, aumento da representatividade, pluralidade e oferta de valor da
entidade para seus associados.
“Queremos
ter um olhar para o futuro, à medida que acreditamos que podemos influenciar os
caminhos da saúde no Brasil. Queremos ser um agente influenciador, determinante
de uma mudança setorial que envolva maior compartilhamento e maior integração
dos elos da cadeia. Mas, para isso, precisamos crescer e ter uma proposta de
valor diferente”, ressalta Sérgio Rebêlo, diretor da The Kline Group,
consultoria internacional, especialista em estratégias de mercado que apoiou a
Abramed neste projeto.
Entre
os objetivos previstos neste planejamento estratégico estão dobrar o número de
associados nos próximos três anos, com foco em empresas de médio porte,
acreditadas. Apesar da carência de números consolidados do setor, estimam-se
que atualmente existam entre 15 mil e 20 mil organizações do setor de medicina
diagnóstica, cerca de 270 com o perfil selecionado pela Abramed. Desta forma,
fazem parte dos planos trazer para o quadro associativo um número maior de
médias empresas, passando a refletir de uma forma um pouco mais clara o perfil
do que é o mercado de fato de medicina diagnóstica.
“Em
médio e longo prazo queremos ajudar a derrubar os muros que separam a medicina
diagnóstica de outros elos da cadeia e sermos um agente transformador da cadeia”,
complementa Rebêlo.
Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed, ressalta que a associação
se tornou a voz do setor de medicina diagnóstica com instituições públicas,
governamentais e regulatórias, expressando a visão e os anseios do setor. A ideia de ampliar seu quadro associativo tornará
a entidade mais plural e mais diversa, com mais elementos de representação.
“Acreditamos no nosso papel de influenciar o mercado na defesa de
comportamentos éticos e transparentes, vitais para a evolução e a
sustentabilidade do sistema de saúde e em benefício da população que busca os
serviços essenciais que o setor fornece. Neste sentido, com a criação de uma nova
categoria de associados, pretendemos atrair empresas com esta filosofia e
interessadas nos benefícios que oferecemos que agregam valor e impulsionam o
desenvolvimento contínuo e sustentável, reforça a diretora-executiva.