Retrospectiva 2022: Empenho e dedicação da Abramed em um ano de transformações no setor da saúde

Retrospectiva 2022: Empenho e dedicação da Abramed em um ano de transformações no setor da saúde

Entidade acredita em seu papel de influenciar o mercado na defesa de comportamentos éticos e transparentes, vitais para a evolução e a sustentabilidade do sistema de saúde

Nas palavras da diretora-executiva da Abramed, Milva Pagano, o ano de 2022 foi “de transformações e impactos para o setor da saúde”. Muitas foram as contribuições e conquistas pelo empenho e atuação da entidade nos últimos 12 meses, nas quais destacam-se o envolvimento em temas como RDC 302; Piso de Enfermagem e telemedicina, entre outros.

“A Abramed participou ativamente da revisão da RDC 302, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre o regulamento técnico e visa definir os requisitos necessários para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos e privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia. Reconhecemos o empenho e cuidado da Anvisa na atualização da norma e nosso objetivo foi de contribuir, trazendo clareza sobre os impactos na segurança do paciente com as modificações propostas”, frisou Milva.

Em maio, quando aprovado o PL 2.564/2020, que fixava o piso salarial da enfermagem, a Abramed se manifestou favorável à valorização dos recursos humanos desta profissão, mas entendendo que esse caminho deveria ser percorrido com sustentabilidade.

Outras ações enfatizadas por Milva foram a atuação da entidade na construção da Agenda Regulatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a criação do Fórum de Proteção de Dados; e o desenvolvimento de um planejamento estratégico para atuação e expansão da entidade nos próximos cinco anos.

O Fórum Permanente do Setor de Saúde em Proteção de Dados e Privacidade, lançado em agosto, em Brasília, trata-se de uma coalizão em caráter permanente composta de associações, federações e confederações representativas do setor de saúde, cuja missão é debater e fomentar os temas envolvendo Privacidade e Proteção de Dados, inovação e tecnologia para o segmento, além de preparar a proposta de autorregulação do setor.

Com a Abramed, integram o Fórum a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para a Saúde (Abraidi), Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Associação de Planos Odontológicos (Sinog), Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde), Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde).

“Esse Fórum nasceu da necessidade do setor de saúde de trabalhar, eventualmente, em uma autorregulação regulada, já que é um segmento muito sensível, que lida com dados sensíveis, e, simultaneamente, traz vários stakeholders, desde o hospital, que presta assistência beira-leito, até as entidades de medicina diagnóstica, como a Abramed; as operadoras, que trabalham com os dados; e as Santas Casas, que lidam muito com dados públicos. Em determinado momento, entendemos ser necessário tentarmos, em alguns temas críticos, buscar convergir entendimentos”, explicou Milva.

Como resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2021, a Abramed no início deste ano apresentou o seu novo posicionamento estratégico. O projeto, que conduzirá as ações da entidade nos próximos cinco anos, teve como foco a dinâmica setorial, que tem mudado bastante nos últimos anos, a visão dos associados com relação à entidade, bem como os desafios e oportunidades para a medicina diagnóstica. Entre os objetivos estão o fortalecimento, aumento da representatividade, pluralidade e oferta de valor da entidade para seus associados.

“A Abramed tem um olhar para o futuro, influenciando os caminhos da saúde no Brasil. Somos um agente influenciador e pretendemos manter a nossa contribuição constante para uma mudança setorial que envolva maior compartilhamento e maior integração dos elos da cadeia,” salienta Milva.

Em 2022, a entidade finalizou a implantação da reestruturação de seus dez comitês, com representantes dos associados, para deliberar sobre as agendas propositivas, com atuação em três eixos: benchmarking de boas práticas; desenvolvimento de conteúdos de valor; e desenvolvimento de projetos aplicados.

“Acreditamos no nosso papel de influenciar o mercado na defesa de comportamentos éticos e transparentes, vitais para a evolução e a sustentabilidade do sistema de saúde e em benefício da população que busca os serviços essenciais que o setor fornece e queremos gerar cada vez mais valor para nossos associados e para a sociedade”, afirma Milva.

Em um ano de retomada dos eventos presenciais, a diretora-executiva relembra a sexta edição do FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde, organizado pela Abramed, e realizado pela primeira vez em formato híbrido, com transmissão ao vivo, discutindo assuntos relevantes sob a temática central “A Medicina Diagnóstica na Disrupção da Saúde”. “Foi um reencontro marcante, com debates necessários para o melhoramento e desenvolvimento do setor da Saúde e da Medicina Diagnóstica nos próximos anos. Um verdadeiro sucesso”, destaca.

A Abramed participou ainda de importantes eventos do setor, entre eles: Hospitalar; JPR – Jornada Paulista de Radiologia; FIS Week; Congresso Brasileiro de Análises Clínicas; Diálogos Digitais Abramed; FILIS – Fórum Internacional de Lideranças da Saúde; CBR – Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial; Global Summit Telemedicine & Digital Health; Debates Fenasaúde, e Saúde Business Fórum.

Durante a Hospitalar 2022, a Abramed participou da cerimônia de criação de área dedicada à medicina diagnóstica na feira. O espaço, que concentra as soluções e as inovações para laboratórios, diagnóstico e análises clínicas, surgiu para atender a crescente demanda dos visitantes por produtos relacionados à área. Nesta primeira edição, já foi um sucesso absoluto, reunindo 30 empresas.

Confraternização

A Abramed promoveu um jantar que reuniu membros do Conselho de Administração, Conselho Fiscal, líderes dos comitês, associados e parceiros para brindar o encerramento de 2022, ressaltar as conquistas e realizações e reafirmar o empenho da entidade em prol do setor de medicina diagnóstica no próximo ano.

“O nosso setor de medicina diagnóstica continua muito pujante. Novas metodologias são desenvolvidas, a indústria nos disponibiliza aqui no Brasil muitas inovações e novos exames são oferecidos aos médicos e aos nossos pacientes. O segmento tem demonstrado um crescimento ano a ano. Um estudo publicado essa semana, realizado por dois centros de pesquisa da Universidade Johns Hopkins, sintetizou pesquisas realizadas ao longo de 20 anos sobre os erros diagnósticos, revelando que 5,7% de pacientes atendidos em prontos-socorros, em vários países, recebem diagnóstico incorreto, e desses, 2% são vítimas de eventos adversos, ou seja, sofrem danos por conta disso”, comentou Shcolnik.

O presidente do Conselho de Administração prosseguiu ressaltando que o valor do trabalho, que é realizado por profissionais da área, muito qualificados, se reflete em um apoio diário oferecido aos médicos, quer seja na prevenção, no diagnóstico, na definição e gerenciamento de tratamentos.

“O compromisso da Abramed, firmado há anos, que é de conhecimento público, permanece intacto. Defendemos o uso racional de exames, a sustentabilidade do sistema de saúde, do qual todos somos parte, e a integridade e o acesso da nossa população a serviços de saúde de qualidade”, garantiu Shcolnik.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter