Avanços e efetividade para a Gestão da Saúde foi o tema do segundo debate do FILIS 2023

Avanços e efetividade para a Gestão da Saúde foi o tema do segundo debate do FILIS 2023

Informações armazenadas desde o agendamento de consultas ou exames até o momento final de tratamento têm facilitado a rotina de grupos de saúde. Mas, a integração de diferentes serviços para oferecer valor ainda é desafio

A fim de propor caminhos para a gestão da saúde, Alexandre Fiorelli, Diretor da DIPRO da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Lídia Abdalla, CEO do Grupo Sabin e membro do COnselho de Administração da Abramed; Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio Libanês e Tobias Zobel, Diretor da Digital Health Innovation Platform e Membro do Conselho Estratégico da Medical Valley participaram do segundo debate do 7º Fórum Internacional de Lideranças da Saúde – FILIS, realizado no último dia 31 de agosto, no Teatro B32, em São Paulo, mediado por Claudia Cohn, diretora-executiva na Dasa e membro do Conselho de Administração da Abramed.

“Estamos vivendo um ponto de inflexão da história. A possibilidade de mineração de dados e de aplicar inteligência artificial sobre isso. Há algum tempo estamos enchendo nosso data lake e padronizamos dados para encher o health lake, que é como precisamos deles”, revelou Nigro. Essas ações permitem a tomada de decisão para tratamentos ou predição que permitem a definição de linha de cuidado para aquele público ou indivíduo. 

Este cenário é semelhante ao apresentado pela CEO do Grupo Sabin. A companhia tem um sistema integrado em todo o País que permite que qualquer médico que trabalhe com o grupo possa acessar o histórico do paciente desde o agendamento de uma consulta até o final do tratamento, independentemente de onde tenha sido realizado o procedimento, com rastreabilidade dos dados e segurança. 

Para Fioranelli, entretanto são necessárias duas avaliações: uma clínica e outra sobre impacto financeiro. Da primeira se busca saber se ela responde ao que se precisa, se dá resultado e se é segura ao paciente. Quanto à segunda: “como médicos queremos tecnologia de ponta, mas devemos pensar se é eficaz e possível para todos os envolvidos no processo”, analisa. 

Ainda de acordo com Fioranelli, a ANS tem a obrigação de enxergar as condutas em todo o setor em diferentes vetores e que muitas vezes tem divergências próprias relacionadas aos seus negócios. “De que maneira vamos convergir esses agentes em um mercado com alteração legislativa, de que maneira será essa abrangência e de que maneira identificamos a adesão desses pacientes?”, questiona o diretor.

Quanto à alteração legislativa e adesão dos pacientes, Lidia afirma que na era em que padrão de qualidade é objetivo das empresas, se tivesse que escolher por dois caminhos eficientes para foco e diagnóstico, decidiria por processo e estratégia internos e pela integração de diferentes serviços para oferecer valor ao paciente. “A grande avenida é a cooperação entre todos os atores e empresas. Uma plataforma de compartilhamento de informação respeitando, claro, a Lei Geral de Proteção de Dados”, enfatiza a CEO do Grupo Sabin.

Zobel acrescenta que o sentimento de responsabilidade do paciente pela sua própria saúde colabora na utilização das soluções digitais. Uma nova lei na Alemanha possibilitou que empresas de aplicativos de terapia e diagnóstico atuem por um ano, período que funciona também como certificação, quando e se aprovadas, os médicos alemães podem prescrever esses apps para alguns tratamentos.  

Modelo brasileiro de padronização de dados

A utilização dos dados tem como premissa ampliar com qualidade os atendimentos aos beneficiários. Questionado por Claudia Cohn sobre quais estratégias que existem para melhorar a gestão da saúde e se poderia apresentar exemplos alemães que pudessem inspirar o Brasil, Zobel optou por fazer o caminho inverso. 

“Uma grande vantagem do Brasil em relação a outros países é o uso do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Isso não existe na Alemanha, por exemplo. Aqui, esse documento pode ser inserido no banco de dados”, compara e lembra que durante a pandemia da Covid-19 esse registro foi essencial para o monitoramento de pacientes depois de hospitalizados e ao receberem alta.

Além da ausência de um cadastro de pessoas físicas, Zobel sinalizou que na Alemanha há alguns problemas para se chegar às inovações que em eventuais avanços tecnológicos acontecem para suprir uma carência: “Olhando para trás, para uma iniciativa alemã, entendemos que usamos algoritmos pela falta de profissionais e (para se antecipar ao) crescimento da população”, explica. 

Atento a esse cenário, Nigro afirmou que o Hospital Sírio Libanês já tem seus próximos 100 anos planejados a fim de ampliar atendimento e manter padrão. Com novas unidades em Brasília e Águas Claras (DF) há planos de expansão, que necessitam de expansão digital. “Precisamos de padronização de dados”, garantiu.

Ainda sobre expansão, Claudia ressalta que o Fórum Internacional de Lideranças da Saúde tem trazido aprendizados e maturidade ao setor: “Nas primeiras edições falávamos muito de conflitos e hoje os temas das conversas são cooperação e interoperabilidade. E são temas para uma conversa continuada. Saímos do FILIS com tópicos para debater ao longo do ano e de forma prática”.

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