Clínicas e laboratórios investem em espaços lúdicos para crianças

Clínicas e laboratórios investem em espaços lúdicos para crianças

Os ambientes dedicados exclusivamente a esses pacientes contribuem para uma melhor experiência e tranquilidade de toda a família

A conscientização sobre a importância do bem-estar infantil em clínicas e laboratórios vem crescendo e muitos estabelecimentos perceberam a necessidade de criar ambientes mais acolhedores e amigáveis. Investir no conforto e na segurança das crianças tornou-se uma prioridade, pois isso pode melhorar significativamente a experiência das famílias que buscam cuidados de saúde. 

Atualmente, as prestadoras de serviços de diagnóstico contam com espaços dedicados exclusivamente a esse público, com brinquedos, jogos educativos e decorações alegres. Além disso, as equipes de saúde passaram a receber treinamento especializado em lidar com pacientes pediátricos, o que contribui para uma abordagem mais sensível e empática.

Acolhimento

Uma dessas clínicas é a CDPI Criança, do Rio de Janeiro, que surgiu no começo dos anos 2000 justamente para fazer essa diferenciação. “Passamos a ter um espaço exclusivo para atendimento aos pequenos pacientes. Na recepção já tínhamos uma área de lazer com brinquedos, além de um espaço mais lúdico para entreter as crianças e deixá-las mais tranquilas”, explica Tatiana Fazecas, radiologista pediátrica da CDPI Criança, que faz parte da Dasa.

Segundo ela, o espaço infantil é a melhor forma de acolher a criança. “Também temos um cuidado especial com os pais, que muitas vezes estão estressados com a saúde dos filhos e precisam de um atendimento mais cuidadoso”, complementa.

A equipe da CDPI Criança é formada por especialistas em pediatria, ou seja, todos os profissionais e equipes multidisciplinares, incluindo radiologistas pediátricos, equipes de enfermagem, apoio ao diagnóstico e técnicos, têm formação geral em suas áreas e especialização em cuidado infantil. “Isso traz inúmeras vantagens, como o conhecimento mais aprofundado em como lidar com a criança, desde o acolhimento na sala de espera até o momento da realização do exame, diagnóstico diferenciado e preciso das patologias pediátricas e exames mais direcionados com menor tempo de execução”, destaca Tatiana.

No contexto da realização de tomografias computadorizadas em pacientes pediátricos, a equipe especializada demonstra uma atenção extra à dose de radiação necessária e à condução do exame. A expertise em patologias pediátricas permite programar exames com doses de radiação reduzidas e protocolos adaptados à faixa etária, garantindo a segurança e a qualidade do diagnóstico.

Além disso, na CDPI Criança, a utilização da sedação em pacientes pediátricos durante tomografias é minimizada devido à eficiência dos aparelhos e ao foco nas necessidades das crianças. Em relação à ressonância magnética, quando necessária, são adotadas abordagens para evitar a sedação, como a comunicação clara com o paciente para reduzir ansiedade e a possibilidade de acompanhamento dos pais durante o procedimento.

Humanização

Goiânia está prestes a contar com uma unidade infantil totalmente lúdica do Laboratório Padrão, marca que passou a integrar o Grupo Fleury este ano. No novo laboratório a criança encontra um castelo com personagens logo ao entrar. Na recepção, uma linda paisagem transmite calma, causando a sensação de imersão em uma floresta. 

As portas dos elevadores dão continuidade ao interior da floresta. Elas se abrem como um distanciamento entre as árvores e trazem os animais. A sala de espera é uma brinquedoteca dentro do castelo, com brinquedos, mobiliários e desenhos para colorir alinhados à temática.

Para coletas de exames e vacinas há várias salas: do Castelo, dos Dragões, das Princesas, dos Animais, dos Unicórnios, da Floresta e dos Guerreiros. O colchonete das camas, os jalecos dos atendentes e até os curativos são personalizados com o tema. Ao final do atendimento, a criança leva um brinde e o certificado de coragem. 

“Além do ambiente lúdico e do espaço preparado para a comodidade das famílias, nossa equipe está treinada para oferecer o manejo e os cuidados adequados ao realizar a coleta dos pequenos clientes. O objetivo é proporcionar uma melhor experiência para todos na hora de cuidar da saúde”, diz a coordenadora de operações da rede de Laboratórios Padrão, Mariana Rodrigues.

Ela reforça ainda que a unidade também realiza o atendimento para adultos. Sendo assim, enquanto os pais fazem alguma coleta ou exame, os filhos podem aguardar em um ambiente acolhedor. 

Ambientação

No laboratório do Lab Imagem, do CURA grupo, em Londrina, também há um espaço kids dedicado ao acolhimento de crianças em processo de coleta de exames. A ambientação é completamente adequada a elas, com salas lúdicas decoradas com desenhos e cores que são familiares ao seu mundo. Na sala de brinquedos, podem se distrair enquanto aguardam atendimento.

Além disso, há um certificado de coragem e um painel com bichinhos disponíveis. O jaleco usado também possui uma cor diferenciada, ocasionalmente colorido, de forma que a criança não associe ao branco típico de hospitais. Todas essas medidas visam tornar o processo de coleta menos impactante.

Ela conta que os melhores técnicos de enfermagem, especialmente aqueles com maior empatia no cuidado com as crianças, foram selecionados para treinamentos de coleta no Hospital do Câncer de Londrina, uma vez que as veias das crianças são tão finas quanto as dos pacientes em tratamento quimioterápico.

Dessa forma, os técnicos receberam capacitação para aperfeiçoar a punção durante a coleta com maior cuidado. “Atualmente, o nosso Espaço Kids, que agora está mais estabelecido, conta com uma equipe inteiramente dedicada não apenas às crianças, mas também aos recém-nascidos”, explica Katlin Marçal, gerente de operações do Lab Imagem.

Tudo isso prova que um ambiente acolhedor e apropriado pode fazer uma diferença significativa na jornada de tratamento e na construção de uma relação de confiança com os pacientes mais jovens. O laboratório não precisa ser um ambiente frio e pouco amigável.

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter