Acesso digital a resultados de exames médicos: uma mudança cultural necessária

Acesso digital a resultados de exames médicos: uma mudança cultural necessária

Por Cesar Higa Nomura*

A era digital trouxe consigo a necessidade de repensar processos em diversos setores, e a área da saúde não fica imune a essa revolução. A retirada de resultados de exames médicos pela internet é uma peça importante desse cenário, onde tecnologia, sustentabilidade e cultura comportamental convergem.

Isso porque a transição para a digitalização não é apenas uma mudança operacional, mas também um processo complexo e gradual de transformação cultural que impacta hospitais, laboratórios, profissionais da saúde e, principalmente, os pacientes.

Segundo a quinta edição do Painel Abramed – O DNA do Diagnóstico, 122 milhões de laudos foram acessados eletronicamente em 2022, representando 19% do total de exames realizados, o que reflete a crescente tendência de acesso digital impulsionada pela disponibilidade de novas tecnologias de compartilhamento de dados. Importante ressaltar que os associados à Abramed são responsáveis por 65% do volume de exames feitos na saúde suplementar no Brasil.

Um aspecto particularmente esclarecedor desses dados está relacionado ao mito do desperdício na medicina diagnóstica, que algumas fontes sugerem estar próximo de 30%. Segundo dados do Painel Abramed, menos de 3,8% dos exames laboratoriais e 9% dos exames de imagem não são acessados ou retirados pelos pacientes nos laboratórios clínicos brasileiros.

A disparidade pode ser explicada pela não consideração dos acessos diretos de pacientes e médicos aos resultados de exames pela internet, bem como pela utilização de e-mail e outras tecnologias para a transmissão desses resultados. Essa constatação desafia a percepção comum e destaca a necessidade de uma compreensão mais abrangente das práticas digitais na medicina diagnóstica.

Vale reforçar que a Abramed trabalha para a adequada utilização dos recursos da cadeia da saúde, considerando que a entidade é o elo que atua no diagnóstico e na prevenção, o que reduz o desperdício. Importante lembrar, ainda, que o acesso online aos laudos está em crescimento constante, e a fonte mais precisa para informações são os próprios laboratórios.

Apesar disso, ainda existe uma certa resistência em trocar o meio físico pelo digital, especialmente entre os pacientes com mais de 50 anos, que muitas vezes preferem receber os resultados em papel. A transição para a digitalização é um desafio, que deve levar em conta as diferentes necessidades dos usuários e as novas demandas da sociedade em termos de sustentabilidade.

Os pacientes também desempenham um papel fundamental nesse processo. Ao buscarem informação sobre responsabilidade ambiental e a contribuição de cada pessoa na saúde do planeta, podem iniciar uma mudança de cultura que influencia outros ao seu redor. Ao assumir isso, não apenas se beneficiam das inovações tecnológicas na área da saúde, mas também se tornam ativos na construção de um mundo mais sustentável para todos.

O mais importante é que a retirada de exames online não é apenas uma questão econômica, mas também uma iniciativa alinhada aos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa). Essa tomada de decisão reflete um compromisso mais amplo com valores que promovem a integridade corporativa e a contribuição positiva para o meio ambiente e a sociedade.

Assim, podemos dizer que a retirada de exames online transcende o aspecto puramente tecnológico; é uma jornada cultural que exige compreensão, paciência e personalização. A resistência à mudança não deve ser vista como um obstáculo intransponível, mas como uma oportunidade de envolver os pacientes nesse processo evolutivo.

Ao integrar a tecnologia com sensibilidade cultural, podemos moldar uma nova era na medicina diagnóstica, beneficiando, acima de tudo, as vidas daqueles que servimos.

*Cesar Nomura, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e Superintendente de Medicina Diagnóstica do Hospital Sírio-Libanês

Associe-se Abramed

Assine nossa Newsletter